De acordo com um estudo realizado pela Dentsu International e pela Microsoft Advertising, mais de 77% das pessoas em todo o mundo dizem que, em cinco anos, só querem gastar dinheiro com marcas que praticam publicidade sustentável. Além disso, 91% das pessoas querem que as marcas demonstrem que estão fazendo escolhas positivas sobre o planeta.
Mas o que isso tem a ver com o Marketing Digital e quais têm sido os impactos para as empresas e seus consumidores?
O Marketing Verde e a sua relevância para as empresas
O Marketing Verde é uma estratégia focada no desenvolvimento de ações sustentáveis e aprimoramento de serviços e produtos que reduzem os impactos das mudanças climáticas.
Essa estratégia tem ganhado força e importância nos últimos anos devido ao constante avanço do aquecimento global, causando grandes consequências tristes em diversas partes do mundo como: as enchentes na China, a escassez de água em reservatórios do Colorado e os Incêndios florestais na Amazônia.
Em detrimento desses e muitos outros acontecimentos, os consumidores têm estado cada vez mais conscientes dos impactos ambientais das suas ações e, principalmente, das ações das empresas. É o que diz o estudo realizado pela Microsoft Advertising e a agência Dentsu International:
“Os consumidores colocam governos (51%), empresas/marcas (43%) e a indústria de publicidade (41%) à frente de si mesmos (36%) como responsáveis pela descarbonização de anúncios e consideram as empresas responsáveis pela maneira como experimentam a publicidade que consomem”
Sendo assim, as pessoas estão sendo cada vez mais criteriosas em relação:
Ao que compram; De quem compram e; Como isso impacta na sua vida e no meio ambiente.
Essas considerações são feitas pelo consumidor antes de decidir adquirir uma solução e impactam diretamente nas marcas já que 3 em cada 10 pessoas estão dispostas a pagar mais por alternativas mais sustentáveis de produtos e serviços.
Como esses dados podem afetar as empresas e marcas?
Com uma maior consciência ambiental sendo propagada, o Marketing Verde tem deixado de ser uma opção para se transformar em uma necessidade.
Para exemplificar, trago o caso que ocorreu com um casal de amigos que possuem um restaurante popular em minha cidade. Como empreendedores locais há mais de 3 anos, eles sempre se preocuparam com sustentabilidade utilizando embalagens biodegradáveis e recicláveis, além de estar constantemente aprimorando seus produtos.
No entanto, em um determinado período durante os momentos mais críticos da pandemia, eles tiveram problemas em receber essas embalagens de seus distribuidores e, para a entrega desses pedidos, precisaram recorrer ao plástico e isopor.
Para a surpresa dos donos, receberam diversas reclamações até dos consumidores mais fiéis e várias avaliações negativas em aplicativos de entrega e nas redes sociais do estabelecimento.
Graças ao bom gerenciamento, os donos conseguiram resolver os problemas sem maiores perdas. Este caso breve, porém real, serve de alerta não só para o impacto direto que as ações de Marketing Verde possuem, como também para exemplificar um dos seus maiores benefícios: a retenção e a lealdade de clientes.
No livro Customer Success de Dan Steinman, Lincoln Murphy e Nick Mehta podemos ver o conceito de dois tipos de lealdade existentes no público: a lealdade comportamental e a lealdade atitudinal.
A lealdade comportamental ou intelectual, indica que aquele cliente só lhe é leal porque precisa e a escassez de outras soluções o torna leal à marca por necessidade. Já a lealdade atitudinal ou emocional, diz respeito a clientes que são leais porque amam a marca, encontrando valores parecidos com os seus e se identificando com aquela empresa.
E o Marketing Verde está diretamente relacionado com a lealdade atitudinal, pois são esses consumidores os mais valiosos que se tornarão não só clientes fiéis, como estarão dispostos a pagar mais pelas soluções e, principalmente, promotores da marca para sua rede de amigos e familiares.
O que esperar do Marketing Verde para os próximos anos?
Apesar do exemplo prático de estratégia de Marketing Verde ser específico sobre produtos físicos, as ações sustentáveis podem ser aplicadas também no meio digital e deve ser uma prática a ser considerada já para 2022.
De acordo com o estudo The Rise of Sustainable Media, mais da metade dos consumidores têm se demonstrado preparados para trocar para marcas que adotam alternativas mais sustentáveis e daqui a um ano, 3 em cada 5 pessoas começarão a boicotar empresas que não tem ações contra as mudanças climáticas.
No entanto, é preciso tomar cuidado ao adotar essas estratégias pois, mais do que uma mensagem, a sustentabilidade precisa ser praticada de maneira transparente e de acordo com os valores da marca, de modo que o discurso e as ações estejam sempre juntas.
Caso você queira conhecer alguns exemplos de boas práticas e entender melhor como adorar o Marketing Verde nas suas estratégias para 2022, sugiro conferir o conteúdo Check Out These 5 Innovative Green Marketing Examples
Espero que tenham gostado desse artigo e comece a planejar suas estratégias para 2022 inserindo o Marketing Verde não só em ações de marketing e vendas, mas também na cultura organizacional como um todo.
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