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Como gerenciar um blog? Dicas essenciais para administrar a sua produção de conteúdo
20 de dezembro de 2021

Superficialmente, pode parecer que adicionar um blog ao site da sua empresa é uma ideia bastante simples. Afinal, você só precisa escrever sobre alguns temas que façam sentido para o seu nicho, postá-los e torcer pelo melhor, certo?

Errado.

Saber como gerenciar um blog de forma eficaz significa ter controle total sobre o tipo de conteúdo que você publica, quando o publica e como ele se encaixa em sua estratégia geral de marketing de conteúdo.

Neste guia, veremos como gerenciar um blog e por que isso é tão importante. Além disso, ofereceremos algumas de nossas melhores dicas para acertar.

Vamos nos aprofundar no assunto:

O que é gerenciamento de blogs?

O gerenciamento de blogs é o processo de garantir que seu marketing de conteúdo esteja alinhado com sua estratégia de marketing mais ampla.

Isso inclui elementos como encontrar temas novos e interessantes para abordar e fazer pesquisas de palavras-chave para descobrir as melhores para incluir em cada material.

No entanto, isso também inclui elementos como conhecer seu público-alvo, fazer um brainstorming do valor que cada postagem oferece e selecionar as ferramentas de promoção certas para atrair leitores.

Embora ele tenha um escopo amplo, o gerenciamento do blog é uma parte crucial de todo o processo. Ele é essencialmente o roteiro que mantém tudo nos trilhos.

Como gerenciar um blog ajuda sua estratégia de marketing de conteúdo?

Agora que você tem uma boa ideia do que envolve o gerenciamento de blogs, vejamos por que isso é importante para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Ter um bom planejamento de como gerenciar um blog permite que você:

Delegue tarefas com maior eficácia

Quando você conhece o que precisa ser feito em cada etapa do processo de criação de conteúdo, sabe exatamente o que atribuir aos vários membros da sua equipe.

Crie conteúdo mais atraente

O conteúdo planejado é mais coeso e oferece mais valor para o seu público geral.

Mantenha uma programação de postagem consistente

Criar conteúdo com antecedência e seguir um cronograma permite que você mantenha um fluxo mais consistente, o que ajuda os leitores a entender quando precisam voltar para a próxima edição.

Melhore a otimização para mecanismos de busca (SEO)

O Google prefere sites que são atualizados regularmente. Quando você sabe como gerenciar seu blog com expertise, isso é mais fácil de fazer.

Certamente, esses são apenas alguns dos vários benefícios que vêm com o gerenciamento eficaz de blogs. Em poucas palavras, quanto mais organizadas forem suas ações, mais fácil será continuar postando em seu blog por um longo prazo.

Quais são as melhores práticas para uma gestão de blogs eficaz?

Como qualquer outro aspecto do marketing digital, existem certas práticas recomendadas que você deve seguir quando o assunto é como gerenciar um blog.

Embora essas sejam algumas das áreas mais importantes a se prestar atenção, essa lista certamente não é exaustiva. Aqui, estão algumas dicas de especialistas sobre como gerenciar seu blog com eficácia.

1. Conheça o seu público

O primeiro passo em qualquer plano de gerenciamento de blog é conhecer o público. Na verdade, você provavelmente poderia relacionar isso a qualquer estratégia de marketing digital — devido à importância desse aspecto.

Quando se trata de determinar para quem você está escrevendo, é importante reservar um tempo para saber o que eles gostam, o que não gostam e quais conteúdos são mais interessantes.

Uma forma de fazer isso é criando buyer personas individuais que fornecem um pouco de histórico sobre como certos tipos de indivíduos reagem às informações que você posta em seu site.

Você também pode perguntar ao seu público atual o que ele mais gosta no seu blog, fazendo uma pesquisa ou simplesmente perguntando àqueles que representam o grupo com o qual você está mais interessado em entrar em ressonância.

Qual o ponto principal?

Você deseja descobrir para quem está escrevendo seus blogposts e tentar atender às necessidades da pessoa com a maior precisão possível.

2. Tenha um superfoco no seu nicho

Quando você tem um blog, pode ser fácil tentar encher a página com o máximo de informações sobre uma ampla variedade de tópicos para tentar aumentar seu tráfego orgânico geral.

O problema é que postar sobre muitas coisas que se desviam do seu público-alvo pode sobrecarregar os leitores com assuntos com os quais eles podem não se importar.

Portanto, é sempre uma boa ideia desenvolver um superfoco no seu nicho. O que queremos dizer com isso? Faça um blog apenas sobre coisas relacionadas ao seu segmento de atuação.

Por exemplo, um advogado especializado em lesões corporais provavelmente não vai postar conteúdo sobre como consertar uma geladeira.

No entanto, o público de um blog DIY pode adorar isso — mais do que gostaria de ouvir sobre como registrar uma reclamação de lesão corporal após um acidente de carro.

Portanto, mantenha seus temas focados e fique o mais próximo possível do assunto pretendido.

3. Produza apenas conteúdo de qualidade

Vamos encarar os fatos: hoje em dia, há muito conteúdo por aí, o que significa que o seu público pode escolher de onde obter as informações.

Se você está escrevendo apenas postagens curtas que têm muito pouco valor informativo, é provável que eles procurem outro lugar. Da mesma forma, um conteúdo mais longo, difícil de ler ou cheio de erros de digitação e gramática pode incomodar as pessoas.

Isso significa que você deve somente postar conteúdo de qualidade que ofereça valor informativo e atenda às necessidades do seu público.

Pule o papo furado e mantenha cada postagem o mais pontual possível.

E se o tema for um pouco mais profundo e a postagem ficar muito longa? Considere dividi-lo em vários pedaços de conteúdo, criando, assim, uma pequena série de post.

Isso não é apenas melhor para o seu público, mas também oferece várias páginas nas quais você também pode se classificar nas SERPs.

4. Mantenha uma programação editorial sólida

Talvez a queda da maioria dos blogs seja decorrente do fato de que eles simplesmente param de postar.

É provável que eles tenham começado com a forte intenção de adicionar novos conteúdos três dias por semana. Mas, imprevistos acontecem como um membro da equipe adoecer, algum feriado cair na data da publicação ou um determinado tema simplesmente demorar mais para ser escrito.

Quando há uma lacuna nas postagens, pode ser extremamente difícil tentar voltar aos trilhos, o que leva a atrasos, diminuição dos conteúdos e uma redução do público.

Para evitar que isso aconteça, é melhor manter uma programação editorial sólida. Isso significa, literalmente, pegar um calendário e decidir em quais dias no próximo mês ou trimestre a sua equipe planeja postar, decidir sobre tópicos ou palavras-chave e manter a data de publicação, não importa o que aconteça.

Essa também é a maneira ideal de manter a sua equipe informada sobre vários prazos e quando as postagens devem ser concluídas. Lembre-se de que quanto maior a organização e o planejamento da equipe, mais fácil será permanecer consistente.

5. Use uma ferramenta de gerenciamento de blogs como o Studio

Ao organizar sua abordagem, uma ideia inteligente é usar uma ferramenta de gerenciamento de blog. Embora existam muitas no mercado, a nossa favorita é o Studio.

Mas o que é isso?

O Studio ajuda agências e equipes de marketing a gerenciar seus projetos e campanhas, simplificando tarefas, incentivando a colaboração e fornecendo relatórios ricos.

A plataforma pode ser usada para controlar projetos para uma equipe interna ou coordenar as atividades de equipes externas em um mesmo lugar, eliminando com eficácia as threads de e-mail difíceis de acompanhar.

Da perspectiva do blog, é uma ótima forma de ver onde cada postagem está no processo de criação de conteúdo e determinar o que é necessário para conclui-la.

Se você utiliza freelancers ou funcionários remotos para a criação de seu conteúdo, é uma forma excepcionalmente útil de manter tudo sob controle.

6. Forneça valor

Outra dica quando se trata de gerenciamento de blogs é sempre agregar valor. Embora isso esteja de mãos dadas com a criação de conteúdo de qualidade, essa dica vai um pouco mais fundo.

Simplificando, você deve encontrar o ponto principal que resolve um problema específico para seus leitores em cada postagem do blog.

Ao restringir o motivo pelo qual alguém acharia aquele conteúdo útil, você pode decidir a melhor maneira de exibi-lo. Por exemplo, pode ser um anúncio pago na rede social ou simplesmente um e-mail enviado para sua lista com razões básicas sobre por que a postagem é útil.

De qualquer forma, o objetivo principal de todo o seu blog deve ser dar ao público-alvo o conteúdo envolvente e informativo que eles procuram.

7. Encontre oportunidades para mais conteúdo

Existe um velho ditado no mundo do marketing digital que diz que um conteúdo gera novos conteúdos. Isso certamente é verdade quando se trata de blogs.

Cada nova postagem deve dar a você, pelo menos, uma nova ideia para outro material que deve vir a seguir. Em alguns casos, você pode até abordar um assunto que renda mais seis ou sete postagen.

Depois que sua equipe escrever uma nova postagem, é importante olhar para trás e decidir se existem áreas nas quais você pode esclarecer um determinado tema ou fornecer informações adicionais importantes. Em seguida, adicione esses itens ao seu calendário de conteúdo.

Assim que as novas postagens forem publicadas, você pode criar um link para elas a partir do conteúdo original do blog, o que pode ajudar na otimização da pesquisa.

Alguns profissionais de marketing digital se referem a isso como silagem de conteúdo, mas é você quem decide se deseja usar uma estrutura de conteúdo mais formal, como um silo, ou apenas sair de um tópico para outro organicamente.

8. Não deixe de pesquisar palavras-chave

Um aspecto importante sobre como gerenciar um blog é saber quais palavras-chave utilizar em suas postagens.

Embora isso provavelmente pareça superfácil para alguém bem versado em como o marketing de conteúdo e SEO funcionam, é uma área em que muitos novos blogueiros têm dificuldade.

Então, por que você precisa de uma pesquisa de palavra-chave? Bem, é importante entender o que as pessoas estão realmente pesquisando na internet.

Quando você conseguir descobrir os termos e frases reais que elas estão usando para encontrar as informações que procuram, poderá utilizar esses termos no seu texto. No entanto, é importante determinar a quantidade de tráfego que cada palavra-chave obtém e quem é o concorrente no Google ou Bing para esses termos.

A pesquisa de palavras-chave é, essencialmente, a ferramenta que você pode usar para garantir que o seu conteúdo chegue ao público certo, que está em busca de respostas para o tema sobre o qual você está escrevendo.

9. Evite canibalismo de conteúdo

Outro aspecto importante do gerenciamento de blog a ser lembrado é: evite o canibalismo de conteúdo. Isso significa competir consigo mesmo pela mesma posição de pesquisa no Google.

Normalmente, isso só é um problema depois que você aumenta o seu blog para incluir um grande número de postagens, mas ainda pode acontecer a qualquer momento.

Em vez disso, certifique-se de criar conteúdo apenas sobre tópicos que você ainda não abordou. Se houver algo que mudou ou você precisa atualizar as informações, volte e faça ajustes na postagem existente em vez de criar uma nova.

Além disso, é sempre uma boa ideia olhar o seu blog para encontrar tópicos que possam ser combinados para garantir maior eficácia na postagem. Se necessário, elimine um e redirecione-o para o outro que você atualizou.

Conclusão: como ter sucesso com essas dicas de gerenciamento de blog

Embora a maioria das pessoas acredite que manter um blog seja fácil, a verdade é que existem algumas etapas necessárias para alcançar o sucesso.

No entanto, as dicas de como gerenciar um blog que incluímos nesta postagem são uma ótima forma de se manter atualizado ao longo do caminho.

Se você ainda não tem certeza sobre como gerenciar o seu blog, nós podemos ajudar. Nosso kit de verificação de captura de leads cobre uma ampla variedade de aspectos para ajudá-lo a otimizar suas necessidades de criação de conteúdo. Não deixe de conferir!

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