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Qual é o impacto das redes sociais na sua estratégia de blog?
18 de dezembro de 2021

Criar uma estratégia de blog é um elemento importante e ocupa grande parte de seu plano geral de marketing de conteúdo. Afinal, o seu blog é o principal impulsionador do tráfego orgânico para o seu site e a maneira como você pode diferenciar sua marca da concorrência ao se posicionar como um líder inovador.

Contudo, a estratégia do blog é muito mais complicada do que definir alguns tópicos e escolher palavras-chave. Um plano completo inclui muitos outros componentes de marketing digital, como melhores práticas de SEO, elementos de design e formatação e redes sociais.

As estratégias de rede social e conteúdo de blog precisam estar alinhadas. Do contrário, você perderá oportunidades de distribuição, novos públicos, bom posicionamento nas páginas de resultados de mecanismos de busca e muito mais.

Nem todo profissional de marketing entende o valor de trabalhar com redes sociais em uma estratégia de blog. Então, este artigo ajudará com uma lista dos 10 principais motivos pelos quais você deve fazer exatamente isso.

Motivo nº 1: compartilhe conteúdo com seus seguidores

Seus seguidores nas redes sociais são membros do público que já provaram sua dedicação à sua empresa e marca. Ao escolher se tornarem seguidores de suas contas de rede social, eles demonstraram que gostam de seu conteúdo, produtos, serviços ou uma combinação de todos.

Assim, logicamente, esse público de seguidores estará interessado no novo conteúdo que você produz com sua estratégia de blog. Compartilhar esse material nos seus canais sociais por meio de postagens bem pensadas ou links imediatos após a publicação faz com que o conteúdo seja exposto a quem provavelmente vai lê-lo.

Se você não incluir um plano social na estratégia do seu blog, pode perder oportunidades de ganhar visualizações nas postagens e aumentar o tráfego para novas páginas. Inserir planos para compartilhar novos conteúdos em canais sociais dará a você mais alinhamento e visibilidade para o público.

Você também pode automatizar o compartilhamento de conteúdo de forma que, no minuto em que publicar uma nova postagem no blog, ela seja compartilhada automaticamente em seus canais sociais para que os seguidores vejam. Isso ajudará a garantir que você nunca se esqueça de compartilhar um novo conteúdo e perder um tráfego em potencial.

Motivo nº 2: alcance novos públicos

Compartilhar conteúdo nas redes sociais não apenas conecta as postagens do seu blog ao seu público existente, mas também, pode ajudar a alcançar novos públicos e obter mais tráfego para o seu blog. Ao usar diferentes técnicas em seu plano de distribuição nas redes sociais, você pode exibir novos conteúdos para mais públicos.

As técnicas a serem experimentadas incluem:

usar hashtags relevantes em cada postagem;publicar em grupos ou páginas específicas para o seu setor;promover suas postagens para que apareçam no topo das plataformas de rede social;

Sem planejar essas etapas em sua estratégia de blog, você se verá lutando para alcançar seu público com um conteúdo novo.

Motivo nº 3: melhore o SEO

As redes sociais podem ser utilizadas para melhorar o seu SEO, o que beneficia seu posicionamento nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Isso torna mais fácil encontrar o seu conteúdo nesses buscadores.

Ao criar consistência e conexões entre seu blog e suas contas de rede social, você gera mais autoridade para SEO aos olhos dos mecanismos de busca. Você constrói confiança com seu público ao fornecer conteúdo útil e compartilhá-lo com o maior número possível de usuários, o que ajuda a aumentar sua autoridade e a se classificar melhor.

Motivo nº 4: colete dados valiosos

Uma rede social funciona como uma excelente ferramenta para monitorar as reações ao seu conteúdo, e você pode usar suas contas nas redes sociais para obter informações valiosas sobre o seu público. A maioria das ferramentas sociais tem análises e relatórios incrivelmente detalhados para ajudar a entender as ações que seu público realiza quando você compartilha um novo conteúdo.

Você também pode usar ferramentas de terceiros para obter informações adicionais sobre o relatório das redes sociais ao postar um novo artigo no blog. Manter o controle desses documentos ajudará a coletar dados valiosos do usuário.

Por exemplo, se você compartilhar uma postagem de blog na rede social e ela obtiver um grande número de compartilhamentos, visualizações e comentários, poderá usar esses dados para entender que tipo de postagens de blog são mais relevantes para seus segmentos de público-alvo.

Você também pode usar a rede social como uma forma de testar como seus novos tipos de conteúdo repercutem no público. Ao verificar suas análises e relatórios para ver as ações que os seguidores realizam quando você compartilha novos assuntos, você pode monitorar suas reações e respostas.

Se você está recebendo reações maçantes e baixas taxas de cliques, consegue avaliar se há espaço para melhorar ou maneiras de criar estratégias sobre seu conteúdo para obter mais tráfego.

Motivo nº 5: aprimore a qualidade dos seus blogs

A rede social não apenas ajuda você a ver o sucesso de sua estratégia de blog, mas também, pode levar a obter insights sobre a qualidade de seus blogs. Se você notar que seus seguidores sociais ou que o novo tráfego que vem por meio das mídias sociais estão clicando em seus links, mas estão rapidamente saindo da página em questão, você sabe que algo não está certo.

Pode ser que seu conteúdo não responda exatamente a pergunta que você faz no título, ou o conteúdo em si não tem qualidade para atrair os leitores. Em todo caso, você sabe que algo precisa mudar.

Um especialista da Fresh Essays aconselha experimentar e testar novas alterações e atualizações para ver se seus números melhoram, incluindo:

criar títulos intrigantes, que capturam a atenção do seu público;testar imagens mais atraentes;melhorar o layout e o design do blog;incluir novos tópicos de interesse;chamar a atenção do público para induzi-lo a clicar.

Motivo nº 6: encontre as melhores hashtags para sua marca

Cada setor tem uma infinidade de hashtags que são usadas regularmente para tentar captar novos públicos e encontrar aqueles que estão interessados ​​no que a empresa tem a dizer. No entanto, isso leva a uma superabundância de conteúdo em hashtags populares na indústria.

Você pode até notar que nem todo o conteúdo compartilhado com hashtags específicas tem muito a ver com as postagens de blog que os utilizaram. Isso ocorre porque as marcas ficam tão acostumadas a usar as mesmas hashtags que não pensam em ramificar e tentar tags diferentes para diferentes tópicos do blog.

A rede social auxilia você a encontrar as hashtags certas que não são usadas em excesso e correspondem ao contexto de conteúdo que você desenvolve. Testar diferentes hashtags para ver se elas atraem novos leitores, ou se não estão gerando nenhum clique, é uma ótima maneira de usar a rede social para melhorar sua estratégia de blog.

Existem muitas ferramentas que podem ajudar com a pesquisa de hashtag, então, experimente diferentes opções para ver qual vai trazer os melhores resultados e estimular a melhoria em sua estratégia.

Motivo nº 7: alinhe as ações da sua equipe

Quando você tem estratégias de rede social, conteúdo e blog alinhadas, é possível ter um gerenciamento de equipe interna muito mais bem-sucedido. As equipes de marketing costumam ser divididas e, nos anos atuais, trabalham remotamente, sem os benefícios de um ambiente de escritório compartilhado.

Por causa disso, quando você não tem alinhamento entre suas diferentes estratégias de marketing, isso pode levar à falta de comunicação e insatisfação em geral das suas equipes de marketing.

O uso de ferramentas de gerenciamento de projetos, como o Studio, ajuda equipes a coordenar seus programas e campanhas. Simplifica tarefas, fornece relatórios ricos que podem ser compartilhados entre as equipes e incentiva a colaboração interna — mesmo quando as pessoas não estão no mesmo escritório.

Motivo nº 8: aumente o engajamento dos blogs

A rede social foi desenvolvida para ser mais fácil e rápida para seus clientes, leads e prospects. Ela também é uma das melhores maneiras de criar conexões reais com seu público e encontrar as formas mais adequadas de alcançá-lo.

O uso de hashtags relevantes mostra seu conteúdo aos usuários quando eles desejam vê-lo, e você pode aproveitar essa mentalidade das pessoas para incentivar a participação em seu conteúdo. Você pode incluir solicitações diretas, como “comentar” ou “compartilhar” em suas postagens.

Outra maneira de aumentar o engajamento dos usuários é usar memes, GIFs, vídeos ou gráficos para encorajá-los a clicar em links que eles poderiam ter ignorado enquanto rolavam seu feed na rede social.

Você também pode tornar mais fácil para o seu público compartilhar as partes importantes das postagens do seu blog, fornecendo integrações nas quais eles podem extrair citações do artigo do seu blog, e imediatamente postá-las no Twitter, ou adicionar enquetes e opções de bate-papo diretamente ao conteúdo do seu blog.

Todas essas estratégias ajudarão a aumentar o engajamento e o tráfego em seu blog, bem como incentivar seus novos leitores a se inscrever ou seguir suas contas de rede social para se manter conectados e receber o novo conteúdo, à medida em que é publicado.

Motivo nº 9: pesquise sobre a concorrência

Enquanto você trabalha para criar coesão e alinhamento entre sua estratégia de rede social e a do blog, seus concorrentes estão fazendo o mesmo. Você pode tentar se inscrever ou se lembrar de verificar os blogs de seus concorrentes regularmente para ver o que há de novo, mas também, pode usar a rede social para encontrar novas postagens dos competidores.

Ao rastrear tags de seus concorrentes ou ver o que mais eles estão postando nas mesmas categorias, com as mesmas hashtags, você encontrará as postagens sobre assuntos semelhantes, sem ter que entrar e pesquisar nos sites deles.

Também é possível usar a rede social para encontrar novas marcas que você talvez não tenha reconhecido anteriormente como concorrentes, e verificar quais tipos de postagens de blog elas estão criando no seu lugar.

Motivo nº 10: estabeleça uma conversa

Embora uma postagem no blog possa ser bem pesquisada, fornecer ótimos insights, responder a perguntas-chave e abordar os principais pontos fracos do seu público, ainda é uma forma bastante estagnada de se comunicar com seus clientes e leads.

Mesmo com uma seção de comentários integrada na formatação do seu blog, você frequentemente descobrirá que não há muita conversa acontecendo na página. Isso pode ser desanimador para você e sua equipe de marketing.

A rede social, por outro lado, é projetada para criar conversas. Quando você compartilha as postagens do blog em seus canais sociais, percebe que existem muito mais oportunidades para que ocorra um debate entre seguidores e novos leitores.

Você não só pode ler os comentários ou postagens sociais que acompanham os compartilhamentos para entender as reações dos seus seguidores a novos conteúdos, mas também, pode acompanhar e assistir aos debates que acontecem entre os membros do seu público. Threads sociais e comentários podem ajudar a entender as reações entre os seguidores e aprender dados valiosos sobre como seu público está recebendo seu conteúdo.

Quando as conversas sobre postagens em um blog se tornam cada vez mais corriqueiras, toda vez que se publica um novo artigo, é possível ganhar um grande número de seguidores e aumentar o interesse no conteúdo, além de melhorar a estratégia geral do blog para incluir tópicos que estimulem o debate.

Conclusão: ter um plano para redes sociais é fundamental para a estratégia de blog

Sem alinhamento entre seus blogs e seu calendário de conteúdo social, você vai encontrar lacunas entre o compartilhamento de informações em seu público. Também, vai perder muitas oportunidades para expandir e aumentar o seu público leitor de conteúdo.

Embora a rede social seja um elemento-chave do marketing digital, que pode ajudar a melhorar sua estratégia de blog, também há outros elementos que precisam ser incluídos em seu planejamento digital. O SEO, por exemplo, precisa orientar e influenciar o marketing de conteúdo.

Se você é um profissional de marketing digital e deseja entender mais sobre SEO e as práticas recomendadas para obter um ranqueamento elevado e aumentar sua influência, consulte nosso guia de SEO! Esse material completo fornecerá todas as informações de que você precisa saber sobre táticas e estratégias de SEO.

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