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Google Year in Search 2021: os termos mais pesquisados no Brasil que impactam sua estratégia de marketing
16 de dezembro de 2021

Quando o final do ano se aproxima, é comum que alguns canais de televisão – e até mesmo do YouTube – façam uma retrospectiva dos principais acontecimentos. O mesmo ocorre com o Google.

A partir do seu banco de dados (que reúne todas as informações de busca feitas por seus usuários em todo o mundo), o Google publicou o relatório com os principais temas buscados em cada país chamado Year in Search 2021.

Esse estudo é fundamental para os profissionais de Marketing Digital de modo que possam entender o que tem despertado o interesse das pessoas tanto a caráter local quanto global. 

Afinal, quanto mais informação uma empresa tiver a respeito do seu público, mais eficientes serão suas campanhas de Marketing, assim como as ofertas de seus produtos ou serviços.

Para saber quais foram os principais assuntos buscados no Google e debatidos no Brasil, continue a leitura deste artigo sobre o Year in Search 2021!

1) Buscas por vacinas e imunizantes

“Como curar” foi um dos termos mais procurados em todo o mundo conforme o Year in Search aponta. No Brasil, o cenário não foi diferente.

O ano de 2021 começou com a vinda da vacina para a COVID-19 ao Brasil, aguardada por muitos desde 2020, quando as medidas de proteção contra o vírus mudaram a vida das pessoas, além de gerar preocupações.

Portanto, as procuras por locais em que a vacina está disponível aumentaram assim como informações sobre os imunizantes disponíveis.

Afinal, por se tratar de uma vacina nova, muitas dúvidas surgiram a respeito de sua composição, eficiência e efeitos colaterais. Dessa forma, os resultados do Google ofereceram aos brasileiros que tinham tais dúvidas informações, dados, estatísticas e conteúdos de autoridades da área da saúde.

Além disso, dentro de buscas do tipo “quanto custa”, vemos assuntos relacionados à COVID-19. Um deles é “quanto custa um cilindro de oxigênio”, certamente por se tratar de uma das formas de tratamento usada em hospitais com pacientes que contraíram o vírus.

À medida que a vacinação avançava no país, o teste de COVID se tornou um dos recursos para detectar se há infecção ou não. Por isso, “quanto custa o teste de covid 19” também ganhou destaque. 

2) Consumidores procuram estabelecimentos próximos

Pesquisas do tipo “perto de mim” não foram feitas apenas para vacinas, mas também para encontrar estabelecimentos próximos dos usuários que fizeram essas buscas.

Considerando a retomada gradual do comércio, os brasileiros passaram a procurar lugares cujas localizações fiquem perto de suas casas. 

Pet shops, mercados de bairro, floriculturas, padarias, academias, barbearias e cafeterias foram os principais termos buscados ao longo do ano. Isso faz com que negócios locais fiquem atentos às suas localizações no motor de busca.

O Google Meu Negócio é a ferramenta voltada para isso, pois permite que empresas apareçam no Google gratuitamente para que os usuários, por meio de uma simples busca, consigam encontrar não apenas o endereço, mas também informações como horário de funcionamento, telefone de contato e notas sobre as ofertas.

Por sinal, vale lembrar que buscas sobre um determinado produto ou serviço levam em consideração a localização do usuário. 

Se alguém procurar por “restaurante vegano”, por exemplo, o Google mostrará os resultados locais no início da SERP por entender que o usuário provavelmente está interessado em achar um restaurante próximo de onde ele se encontra. Isso reforça a importância de estar presente no Google Meu Negócio.

3) O interesse por temas esportivos volta a crescer

Os campeonatos esportivos tiveram de ser suspensos em 2020, o que fez as buscas por futebol aumentarem em 2021 com o retorno das competições.

O Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América tiveram destaque, pois seus jogos são acompanhados por muitos brasileiros. Contudo, a Eurocopa também esteve presente nos resultados, assim como o Palmeiras que foi campeão duas vezes este ano.

As Olimpíadas que foram realizadas em Tóquio igualmente fizeram parte das buscas no Brasil, ocupando o lugar número 1 das consultas por acontecimentos.

Dica para 2022: fique de olho nos assuntos mais falados da internet

Apesar de os três tópicos citados acima terem sido os mais relevantes de 2021, tivemos outros temas que foram bastante debatidos, listamos abaixo alguns deles:

cringe;WhatsApp fora do ar;como fazer um Pix;como ser hacker;BBB 2021.

Por mais que esses assuntos possam não estar diretamente ligados ao nicho do seu negócio, é importante estar atento a eles e usá-los a seu favor para aproximar o público da sua marca

Vamos ver alguns exemplos da própria Rock Content?

Quando o termo “cringe” passou a ser discutido, identificamos um aumento de acessos no artigo que escrevemos sobre a relação entre marcas e gerações. De imediato, escrevemos um post a respeito do significado de cringe para o branding das empresas.

Quando o WhatsApp saiu do ar – assim como o Facebook e Instagram – lançamos esta notícia a fim de explicar por que isso aconteceu e quais foram os impactos da queda.

Também publicamos um texto sobre Pix nas empresas para sanar as dúvidas de quem ainda não havia ativado o seu, atualizamos o artigo sobre hackers e divulgamos o conteúdo sobre a estratégia de marketing usada no Big Brother Brasil.

Portanto, além de ter atenção aos assuntos que estão em alta na internet, lembre-se também de aproveitar o tempo. Afinal, quando as pessoas perderem o interesse por determinado tópico, será tarde demais falar a respeito dele nos seus canais de Marketing.

Agora que você sabe quais foram as buscas mais realizadas de acordo com o Year in Search 2021, esperamos que tragam boas ideias para as suas ações de SEO e Marketing de Conteúdo em 2022.

Por sinal, uma das formas de se ganhar mais relevância no mercado é a adoção de conteúdos interativos. Se você quiser saber como esse formato funciona, continue conosco e confira este guia que produzimos sobre o tema!

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