E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

TikTok, Snap e Pinterest desafiam profissionais de marketing a fazerem anúncios mais criativos
15 de dezembro de 2021

Neste ano, assistimos ao crescimento de novos players no mundo das redes sociais. TikTok, Snapchat e Pinterest estão ganhando atenção entre os profissionais de marketing. E à luz de tanta evolução, 2022 provavelmente desafiará os profissionais da área a se diversificarem e serem mais criativos na forma como fazem publicidade nas redes sociais.

Nesta semana, a Rock Content começará a publicar uma série de artigos e entrevistas sobre as principais tendências de redes sociais em 2022 para ajudar você a planejar o ano que se inicia. Este conteúdo foi criado em parceria com a Hootsuite e é focado nas descobertas de seu relatório Social Trends 2022, no qual eles entrevistaram 18.100 profissionais de marketing e especialistas de todo o setor.

Este primeiro artigo é sobre uma das descobertas mais interessantes do relatório: os canais sociais emergentes estão desafiando os profissionais de marketing a serem mais criativos com os anúncios nas redes.

O estudo da Hootsuite mostra que a eficácia percebida do Snapchat (+1.200%), TikTok (+700%) e Pinterest (+140%) para publicidade disparou entre os profissionais de marketing.

Basta dar uma olhada na comparação entre as respostas deste ano e do ano passado à pergunta “Quais plataformas sociais você considera mais eficazes para atingir seus objetivos de negócios?”

Fonte: Pesquisa Social Trends 2022 – Hootsuite

TikTok está fazendo muito barulho

O TikTok alcançou 1 bilhão de usuários em setembro e deve crescer para 1,5 bilhão em 2022. A rede está se tornando dominante entre uma geração mais jovem com um feed de entretenimento que mostra os amigos, ídolos e influenciadores dos usuários em cenários de vídeo criativos, como dançando e fazendo piadas.

De acordo com a Forrester, 63% dos jovens da Geração Z nos Estados Unidos (com idades entre 12 e 17 anos) usam o TikTok. Há um ano, esse número era de 50%. E o Snapchat, que discutiremos em breve, manteve sua base de usuários em 54% entre 2020 e 2021. Dê uma olhada:

Fonte: Forrester

O Snapchat e o Pinterest também estão brilhando!

Na medida em que o TikTok continua a crescer, duas outras plataformas mostraram um crescimento considerável nos últimos dois anos: Snapchat e Pinterest. O que elas têm em comum? Ambas afirmam que a melhor publicidade é mais orgânica e aparece espontaneamente nos feeds dos usuários.

O Snapchat foi lançado em meados da década passada. É um aplicativo móvel por meio do qual os usuários podem compartilhar fotos, vídeos e conteúdo educacional. Essa plataforma é mais usada pelo grupo demográfico da Geração Z. O serviço tem crescido a uma taxa de 20% trimestre a trimestre.

O Pinterest foi lançado há mais de dez anos e continua a se especializar em conteúdo inspirador. A base de usuários do Pinterest se alinha com aqueles que buscam por decoração, design e tendências de estilo de vida com curadoria. É uma plataforma na qual o conteúdo é facilmente compartilhável entre outros usuários e em outros canais de rede social. Portanto, como o Google, o recurso de pesquisa é determinante para o sucesso da plataforma.

Essa característica é o que levou ao crescimento do Pinterest durante a pandemia. Como as pessoas estavam isoladas, elas começaram a comprar mais online. E, se não podiam visitar as lojas físicas, o Pinterest trouxe uma alternativa online. Esse serviço da rede social promoveu crescimento de 100 milhões de usuários.

Crie conteúdo, não anúncios!

TikTok, Snapchat e Pinterest têm um grande foco no conteúdo em comum, especialmente quando se trata de publicidade. O slogan da TikTok para seu braço de marketing é “não faça anúncios. Faça TikToks”.

O Pinterest incentiva os anunciantes a “pare de interromper. Comece a inspirar”.

O Snapchat deseja que as marcas “se tornem parte das conversas cotidianas dos usuários do Snapchat”.

Fonte: TikTok

Certamente, TikTok, Snapchat e Pinterest têm plataformas de anúncios pagos que podem aumentar o alcance do conteúdo dos anunciantes. Seu discurso, no entanto, incentiva as marcas a fazerem parte da conversa.

Na Rock Content, acreditamos que o conteúdo é uma abordagem incrível para o marketing. Nos Estados Unidos, por exemplo, 70% das pessoas preferem obter informações sobre uma empresa ou produto a partir do conteúdo, segundo a Demand Metric.

Fonte: Pinterest

Quando essas redes sociais emergentes pedem às marcas para criar uma conversa, elas buscam uma interação natural, como um influenciador participando de algum desafio patrocinado no TikTok, ou uma marca patrocinando sofás no Pinterest enquanto os usuários procuram uma decoração inspiradora para a casa.

Existem algumas marcas que estão fazendo um bom trabalho com seu conteúdo mais nativo:

NBA

No Twitter, a NBA se concentra nas notícias. No TikTok, a liga prefere comédia e memes.

On Twitter, the NBA focuses on news. On TikTok, the league chooses comedy and memes.

Subway

A empresa de fast-food queria chamar atenção para seu novo sanduíche e, usando emojis no Snapchat, seu alcance cresceu 25%.

Tesco

A rede de supermercados usa sua conta no Pinterest para compartilhar receitas que podem ser feitas com produtos vendidos em suas lojas. O canal é dividido por estações, ingredientes e ocasiões.

Quer começar?

Considere o que as pessoas estão fazendo no canal em que seu público está presente. O sucesso de todo marketing de conteúdo depende do equilíbrio entre sua marca e os interesses do público.

Quer obter mais dicas sobre como implementar sua estratégia social? Sugiro que você acesse o relatório Social Trends 2022 da Hootsuite. Você também pode dar uma olhada nas outras tendências na incrível experiência interativa que eles publicaram.

Na próxima semana, nesta série especial, vamos discutir como as marcas estão trabalhando com criadores para melhorar seu público, construir confiança e aumentar o reconhecimento. Vejo você lá!

The post TikTok, Snap e Pinterest desafiam profissionais de marketing a fazerem anúncios mais criativos appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.