E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

O que o Spotify Wrapped pode ensinar sobre estratégias de marketing de sucesso
15 de dezembro de 2021

Durante as últimas duas semanas, mais de 381 milhões de pessoas em todo o mundo se depararam com a pergunta “O que você curtiu em 2021?” ao acessar o aplicativo Spotify, o serviço de streaming mais popular e usado do mundo.

Essa é de fato uma pergunta que deixa o usuário curioso para se conhecer melhor, e desperta na maioria deles o desejo de compartilhar seus resultados com amigos e familiares. Afinal, é o seu Spotify Wrapped comunicando que todos esses dados são exclusivos para você em 2021.

Desde o seu lançamento em 2015, o Spotify Wrapped se tornou uma tradição de dezembro aguardada por usuários de streaming em todo o mundo. Além disso, é uma estratégia de growth hacking tão assertiva quanto a escolha de “Então É Natal” para a trilha sonora do jantar de Natal em família.

A experiência, lançada no dia 1º de dezembro, traz informações sobre as principais músicas, artistas e podcasts ouvidos pelo usuário ao longo do ano. Além das formas criativas como esses dados foram apresentados em versões anteriores da plataforma, este ano a gamificação e a conectividade foram os destaques da retrospectiva.

O que torna este Wrapped tão atraente para o usuário é a hashtag #SpotifyWrapped, uma tendência em todo o mundo. Isso ajudou o aplicativo a passar do 15º para o segundo lugar em número de downloads, poucas horas após seu lançamento. Como a popularidade entre os usuários conseguiu gerar resultados massivos para a marca em dezembro, ajudando a estabelecer o quarto trimestre como o maior da empresa, de acordo com o CEO Daniel Ek?

Acredito que a forma como o Spotify coleta dados, apresenta-os e interage com seus usuários pode ser concebida como um processo de sucesso que pode ensinar empresas e profissionais de marketing em todo o mundo os “bastidores”. Isso também pode se aplicar às suas próprias estratégias.

Se você também é um ouvinte do Spotify, vá para o aplicativo, pressione play em sua lista de reprodução personalizada “As Mais Tocadas no seu 2021” e vem comigo.

Coleta de dados para experiências personalizadas

Ao longo do ano, você usa a plataforma de streaming de música e fornece dados específicos sobre seus gostos musicais, preferências de podcast e tempo gasto no aplicativo.

O Spotify, pioneiro em métodos bem desenvolvidos e assertivos, compartilha com os usuários os principais insights sobre seu comportamento. Muitas vezes, isso motiva os usuários a compartilharem os resultados em suas redes sociais, para que todos os seus seguidores possam interagir de várias maneiras.

Alguns diriam que é uma estratégia arriscada, porque a empresa está mostrando abertamente que coleta e analisa dados pessoais para promover a plataforma. Mas ela conseguiu transformar o Spotify Wrapped no seu hack de crescimento.

Mas o que o torna tão eficaz?

Os seguintes fatores podem ajudar a responder a essa pergunta:

Usando dados inteligentes para gamificação

A marca é capaz de usar dados e Business Intelligence que a plataforma já entende de seus usuários para trazer uma gamificação personalizada.

As pesquisas apontam para o conteúdo interativo como uma grande fonte de resultados de engajamento e conversão para estratégias de marketing.

Criação de hype e previsibilidade de mercado

Desde 2015, o Spotify lançou consistentemente esse recurso nos primeiros dias de dezembro. O Spotify Wrapped agora é uma ação esperada pelos usuários – e também pela mídia e imprensa.

Isso gera expectativa entre os ouvintes e, consequentemente, muito hype em torno do tema neste período. A marca consegue, portanto, trabalhar com a previsibilidade do próprio mercado a partir do aumento da visibilidade gerada pela utilização personalizada dos seus dados. Então, o Spotify pode desenvolver estratégias específicas para crescer e implementar em outro momento apropriado.

Recursos personalizados gratuitos para o usuário

Ao final da experiência interativa, o usuário recebe conteúdos criados especialmente para ele por meio de algoritmos automatizados. Em 2021, a empresa foi além das listas de reprodução das principais músicas ou artistas: criou o 2021 Wrapped Hub, que apresenta uma variedade de conteúdo personalizado, orientado por dados e com curadoria editorial.

Em outras palavras: após uma imersão de informações sobre os favoritos de um usuário dentro do aplicativo, a marca ainda apresenta aos usuários um recurso gratuito para mantê-los envolvidos e engajados.

Apresentação do comportamento do usuário

Um dos principais focos do formato escolhido para apresentar o Spotify Wrapped é captar a atenção do utilizador, e encantá-lo com informações sobre si mesmo que gere, ao mesmo tempo, um sentimento de undividualidade e de pertencimento a grupos específicos.

Mas toda a experiência do usuário durante a retrospectiva foi criada a partir de pontos-chave essenciais para o sucesso dessa estratégia.

Confira alguns detalhes:

Usando palavras de incentivo e empatia

Frases de efeito impactantes são sucessos nos filmes de Hollywood, nos adesivos de carros e, aparentemente, no Spotify Wrapped deste ano.

“Em 2021, você fazia o que tinha que fazer”; “Você sempre entendeu a demanda”; e “você merece uma playlist tão longa quanto sua rotina de cuidados com a pele”, cada uma delas demonstra empatia e conexão com o usuário.

Quase imediatamente, a curiosidade de verificar o que é dito depois disso é despertada, aumentando o tempo que os ouvintes do Spotify interagem e se envolvem com essa experiência.

Compartilhamento: belas cores e design

As informações de comportamento do usuário são apresentadas em um formato altamente compartilhável, atraente e colorido. Durante a apresentação de slides, diferentes animações e interações são entregues, sempre junto com as músicas mais ouvidas pelo usuário e com um botão de call to action muito claro: “Compartilhe esta história”, ampliando ainda mais o alcance da marca por meio de curtidas e compartilhamentos nas redes sociais.

Você já pensou em criar um conteúdo tão bom que usuários e clientes compartilhem gratuitamente em diferentes canais? É isso que os usuários do Spotify estão fazendo.

Marketing boca a boca: criando publicidade gratuita

Os dados coletados ao longo do ano pelo Spotify e compartilhados na retrospectiva permitem insights curiosos para seus usuários, que acabam sendo assunto de muitas rodas de conversa. Na minha família, por exemplo, ninguém se impressionou com o fato de os Beatles serem o top artista da minha retrospectiva, mas minha mãe, sendo uma das 0,5% ouvintes do Alok, me fez perceber que ela seria uma ótima companhia para minha próxima discoteca.

Isso aumenta a publicidade de marketing boca a boca, divulgando os serviços da marca entre os usuários atuais e futuros, sem investimento direto em publicidade. Esta é certamente uma das campanhas publicitárias gratuitas mais positivas de todos os tempos!

Interação: com a marca, usuários e artistas

Depois de um período em que o digital tornou-se essencial para o cultivo das relações pessoais e profissionais, o Spotify Wrapped deste ano trouxe possibilidades de interações e conexões entre usuários, artistas e a marca. Essa ação estabeleceu o Spotify Wrapped como um dos maiores sucessos de marketing da empresa.

Mas como eles fizeram isso?

Aproximando-se de quem você ouve

Em parceria com mais de 170 criadores de conteúdo da plataforma de streaming de música, o Spotify adicionou vídeos de artistas e podcaster agradecendo seus fãs por lhes ouvirem.

Ao fazer isso, a empresa inspira outras marcas a desenvolver estratégias com pessoas reais. Um vídeo com sua equipe agradecendo os clientes pela parceria ao longo do ano, por exemplo, pode ser uma boa alternativa.

Conferindo o que você e seus amigos têm em comum

Um recurso presente no Spotify Wrapped deste ano é o uso de gírias e termos comuns altamente pesquisados ​​nos mecanismos de pesquisa. Isso aumenta a sensação de proximidade do usuário com a marca e, ao compartilhar o conteúdo, a empresa ganha ainda mais publicidade gratuita.

Outra notícia do Spotify Wrapped que endossou isso foi o lançamento do 2021 Wrapped Blend, um recurso que permite ao usuário ver como seus gostos musicais de 2021 combinam com os de seus amigos. Além disso, permite fazer o streaming da sua lista de reprodução combinada e compartilhar seus resultados nas redes sociais. Mais um bom incentivo para o crescimento da interação das pessoas com o conteúdo da marca.

Espalhando a notícia: compartilhando nas redes sociais

Semelhante aos números do mercado digital, o crescimento exponencial na utilização da plataforma TikTok não poderia passar despercebido pelo Spotify. Além dos canais Snapchat, Twitter, Instagram e Facebook, este ano cada Spotify Wrapped pode ser compartilhado pelo usuário no TikTok.

A empresa demonstra, com esse recurso, que acompanha as tendências do mercado e investe suas estratégias por meio de diversos canais, ainda que indiretamente. Um lembrete de que novos canais podem ser fontes de boas oportunidades.

Música, marketing e dados

Depois de alguns anos seguindo o hype promovido por esta ação, estou feliz em compartilhar meus insights sobre por que o Spotify Wrapped é um sucesso, não apenas com seus usuários, mas também como uma estratégia de marketing completa de coleta, apresentação e compartilhamento de dados organicamente e com publicidade gratuita.

Espero que você também se inspire nas estratégias do Spotify e possa replicar algumas de minhas dicas em seu próprio negócio.

Por favor, me fala se você também é um dos melhores ouvintes dos Beatles e se você tem qualquer outra pergunta sobre música, Spotify, marketing ou este artigo.

The post O que o Spotify Wrapped pode ensinar sobre estratégias de marketing de sucesso appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.