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Como criar um assessment interativo para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo
15 de dezembro de 2021

No meio digital, pode ser difícil captar a atenção de um lead ou prospect. Afinal, com tantos anúncios, artigos, vídeos e product placements, o usuário médio da internet está cercado por milhares de peças de mídia digital, todos os dias.

Então, destacar-se vira o principal objetivo dos profissionais de marketing digital que desejam interagir com seu público de maneira significativa. O conteúdo interativo é uma maneira de fazer isso. Ele engaja seu público com materiais dinâmicos que incentivam a participação e o envolvimento.

Embora o conteúdo interativo venha em várias formas, como calculadoras online, gráficos animados ou vídeos em 360 graus, uma ótima maneira de usá-lo é em assessments. Este artigo ajudará você a entender o que é um assessment interativo e trará o passo a passo sobre como criar esse tipo de conteúdo para sua marca:

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O que é um assessment interativo?

Um assessment de marketing é uma ferramenta usada pelas empresas para coletar feedbacks de leads e prospects para melhor compreender suas dores ou perguntas que possam ter. Dessa forma, o assessment também pode ajudar você a reunir informações importantes sobre a identidade da sua marca, os interesses atuais do seu cliente, a reação dele aos seus produtos ou serviços e muito mais.

Embora assessments sejam incrivelmente valiosos para as marcas, conseguir que clientes e leads respondam a eles é outra história. Interagir com prospects para coletar seus comentários é difícil, pois, muitas vezes, eles não veem o valor nisso.

Mesmo ao oferecer incentivos, pode não gerar resultados se o seu público não estiver interessado em preencher páginas e mais páginas de informações. Adicionar elementos interativos ao seu assessment pode ser uma ótima maneira de deixar seu público animado e envolvido com suas solicitações de feedback.

Mesmo pequenos elementos interessantes que integrem o formulário e agreguem valor à experiência podem encorajar seu público a preencher e concluir assessments que, de outra forma, ficariam esquecidos nas caixas de entrada.

Como criar um assessment interativo?

Siga os passos abaixo para entender melhor como os assessments interativos podem ser feitos.

1. Comece com sua persona

A primeira coisa que você precisa fazer é compreender as buyer personas da sua empresa. Uma buyer persona é o perfil de um comprador fictício idealizado. Geralmente, inclui nome, cargo, informações demográficas, interesses, pontos fracos e objetivos. Você deve ter uma persona para cada público-alvo específico.

As buyer personas são ferramentas fantásticas para ajudar você a entender seus segmentos de público. Elas permitem que você descubra informações sobre seus compradores, saiba as melhores maneiras de alcançá-los e os melhores formatos para fazer isso.

Antes de criar seu plano de assessment interativo, você precisará ter um conhecimento aprofundado sobre seu público-alvo e conhecer os tipos de conteúdo que o atrairão mais. Por exemplo, se o seu público é composto, principalmente, de homens com mais de 60 anos, visuais brilhantes e ruidosos e referências à cultura pop, provavelmente, não vão atraí-los. 

Depois de atualizar suas buyer personas para campanhas de assessments interativos, você poderá fazer um brainstorm e apresentar ideias para elementos que poderão gerar identificação com seu público e encantá-lo.

2. Defina suas metas de conteúdo interativo

Depois de determinar seu público por meio de buyer personas e segmentar os tipos de conteúdo que podem ser atrativos para elas, você pode começar com seu plano de assessment interativo ao definir as suas metas. Elas são importantes para a criação de qualquer conteúdo, pois fornecem a estrutura para o seu processo de planejamento e objetivos concretos ​​a serem atingidos.

Afinal, se você cria conteúdo sem objetivos, não tem como medir para ver se ele foi bem-sucedido, ou se o tempo e os recursos investidos no projeto valeram o resultado. Nesse contexto, o conteúdo interativo tem muitos benefícios em relação ao tradicional, e comprovadamente oferece um suporte melhor para você atingir seus objetivos de marketing.

Aqui estão algumas áreas em isso pode ser útil:

aumenta o tempo médio que um usuário passa em uma página;amplia a sua taxa de cliques;otimiza a geração de leads;simplifica a coleta de dados primários;aumenta as suas vendas;melhora a experiência do cliente;gera engajamento e brand awareness.

Aproveitar esses benefícios para ajudar a planejar seus objetivos com o assessment interativo é essencial, mas lembre-se de que o objetivo final disso é trazer respostas e feedbacks valiosos de seu público. Você precisará planejar as perguntas que deseja que serem respondidas pelos principais segmentos de público-alvo da campanha. 

Pense em maneiras diferentes de formular essas questões para obter as melhores respostas de seus clientes ideais.

3. Planeje a produção do assessment

A próxima etapa para criar assessments interativos é planejar a produção deles. Embora a maior parte do conteúdo tradicional possa ser criada rapidamente para distribuição em suas redes, o conteúdo interativo, normalmente, leva muito mais tempo, pois o desenvolvimento e a produção de um material de alta qualidade envolvem mais do que escrever um post em um blog.

A profundidade do envolvimento em sua estratégia de assessment interativo pode ser incrivelmente variada. Afinal, o conteúdo interativo pode envolver a produção de vídeos ou o desenvolvimento de um aplicativo móvel. Embora nem todo assessment interativo seja tão variado, ainda é necessário planejar o tempo de produção. 

Se o conteúdo que você deseja criar requer um alto nível de produção, que não pode ser concluído por sua equipe, você pode considerar a contratação de uma agência ou empresa especializada na criação de conteúdo interativo. Essas alternativas podem ter um custo alto, mas vão gerar resultados reais a partir de uma especialização focada nesse tipo de conteúdo.

4. Execute seu planejamento para criar assessments interativos

Há uma grande variedade de ferramentas que ajudam na criação conteúdo interativo internamente, caso a contratação de uma agência externa esteja fora do seu orçamento. O Ion, por exemplo, ajuda a cuidar das tarefas necessárias para desenvolver diferentes tipos de conteúdo interativo, e oferece uma plataforma para facilitar o processo de criação do material da sua empresa. 

A equipe por trás do Ion pode ajudar com esforços de design, redação e marketing nos assessments para seus clientes. Encontrar a ferramenta certa para suas necessidades pode exigir um pouco de experiência para testar habilidades e as melhores escolhas para criar assessments interativos que atendam a seus objetivos. 

Depois de determinar a melhor plataforma para esse trabalho, você pode começar a criar seus assessments com base nas metas definidas anteriormente. Como acontece com todo conteúdo interativo, você deve se certificar de testá-lo e realizar um controle de qualidade nele antes de distribuí-lo ao público. Além disso, certificar-se de que o conteúdo interativo esteja funcionando sem problemas é a chave para garantir maiores taxas de sucesso.

5. Ative o assessment e o compartilhe com seu público

Depois de criar assessments interativos alinhados com os interesses e objetivos de seu perfil de cliente ideal, agora, você tem a tarefa de lançar o assessment e compartilhá-lo com seu público. Existem muitas maneiras diferentes de apresentar seu assessment aos seus leads e prospects, e você deve usar vários canais para obter as melhores respostas.

Você pode promover seu assessment interativo por meio de canais de mídia social, incluindo seu feed convencional e por meio de anúncios pagos. Você também pode tentar enviar o link de seu assessment interativo por email para uma lista selecionada de leads, ou adicionar um botão ou pop-up em seu site para direcionar o tráfego para a página certa.

6. Colete dados do cliente

A etapa final de uma estratégia de assessment interativo abrangente é garantir que você esteja coletando dados importantes do cliente. Durante o curso do assessment, você coletará feedbacks sobre perguntas feitas aos clientes, bem como dados pessoais (nome e email, por exemplo). 

Depois de coletar esses dados, você pode utilizá-los para melhorar uma série de aspectos dos negócios da sua marca. Esses dados podem corrigir problemas em seu processo de experiência do consumidor e ajudar você a trabalhar em uma estratégia de revitalização da identidade da marca, ou a criar novas iniciativas de marketing com base nos pontos problemáticos que seu público-alvo identificou.

Os dados pessoais que você coleta também podem ser usados ​​para a criação de mensagens especializadas e personalizadas para seus segmentos de público, e gerar novas listas de email para uso em produtos e serviços específicos, que atrairiam interações. 

Os dados que você coleta não são apenas úteis, sendo em primeiro lugar, a razão por trás de um assessment interativo. Então, você precisa ter um plano para revisar e usar os dados que você coleta. Caso contrário, você nem precisaria ter enviado o assessment.

Mas cada etapa da criação tem um propósito, e dedicar um tempo para criar estratégias e planejar sua avaliação interativa é a chave para o sucesso. Um assessment interativo bem executado trará insights importantes sobre suas práticas de negócios, identidade de marca e abordagem de marketing.

Se você é um profissional que deseja aprender mais sobre conteúdo interativo e como incorporá-lo à sua estratégia, consulte nosso material de introdução ao conteúdo interativo. Você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o assunto, bem como dicas importantes para começar agora mesmo!

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