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Você sabe o que faz um profissional de marketing? Descubra agora!
8 de dezembro de 2021

Nos últimos tempos, você já se perguntou o que faz um profissional de marketing? Afinal, com as mudanças sociais e a transformação digital cada vez mais presente na vida das pessoas, a forma como as marcas se comunicam já não é mais a mesma.

Todas essas mudanças acontecem rapidamente, exigindo que os profissionais da área estejam cada vez mais atentos às tendências, tanto em termos de produtos e serviços, como também, com relação à experiência de compra do consumidor.

Para ajudar você a entender melhor o que faz um profissional de marketing da atualidade, preparamos este artigo. Nele, você vai aprender:

Qual a responsabilidade de um profissional de marketing?

O profissional de marketing é o responsável por criar estratégias que tornem os produtos e serviços de uma empresa mais atrativos para os seus consumidores. Dessa forma, é possível criar um fluxo de vendas adequado às necessidades do negócio, fator indispensável para sua sustentabilidade.

Cabe a ele, ainda, zelar pela marca da empresa, agregando valor a ela. Assim, para alcançar os objetivos organizacionais, o profissional de marketing deve ter algumas competências comportamentais, como ser criativo e inovador, além de estar atento às tendências do mercado.

O que faz um profissional de marketing?

O profissional de marketing trabalha antecipando tendências e também atua para satisfazer os desejos de consumidores e potenciais clientes, os chamados prospects. Esse especialista é o encarregado por propagar a marca e seus produtos ou serviços, além de ser responsável por uma série de estratégias envolvendo o negócio. Veja as suas principais funções, a seguir!

Define as metas

Metas são primordiais para mensurar o sucesso das campanhas de marketing, por isso, os profissionais da área também são responsáveis por defini-las. Elas podem estar ligadas à aquisição de clientes, geração de leads e outros dados específicos.

Nesse cenário, independentemente dos resultados que a empresa esteja buscando, é fundamental estabelecer metas apropriadas e alcançáveis. Ao atingi-las, novos objetivos podem ser estabelecidos, com o objetivo de alavancar os resultados da empresa.

Estuda a concorrência

Mapear e estudar os concorrentes também são responsabilidades da equipe de marketing. Esse trabalho é fundamental para que eles possam pensar nas melhores estratégias e soluções para o negócio, concentrando de forma mais efetiva os esforços e as verbas de marketing.

Define o público-alvo

O profissional de marketing voltado para resultados constrói a sua estratégia em torno das necessidades do cliente. É possível fazer isso de forma mais efetiva criando personas para o negócio.

A representação do cliente ideal é capaz de revelar como, quando e onde se comunicar com seu público. Os métodos de comunicação direcionados para a persona devem ser propagados de forma uniforme em todos os veículos de comunicação da empresa, do site às redes sociais.

Cria conteúdos de valor

O marketing de conteúdo está aí para provar que as pessoas desejam se comunicar com as marcas e saber mais sobre os seus produtos e serviços. Por isso, o profissional de marketing também é o responsável por criar e direcionar as demandas de criação de conteúdo para redes sociais, blogs, sites, infográficos, webinars, apresentações de slides e outros canais de comunicação da empresa.

Cultiva relacionamentos

Na era da informação, construir relacionamentos sólidos é fundamental para atrair e fidelizar clientes. Isso é possível por meio da automatização da comunicação da empresa. Por exemplo, com o disparo e email marketing, que tem como base os interesses de um cliente potencial, fornecendo a ele conteúdo adicional e que pode ser útil.

A mídia social também oferece um ótimo espaço para nutrir os leads da empresa. Os profissionais de marketing podem encontrar seu público em várias plataformas e interagir diretamente com essas pessoas.

Uma forma de interagir com os consumidores, fortalecendo o relacionamento, é fazer enquetes, pesquisas ou incentivar a interação personalizada. Isso ajuda a manter o público engajado.

Mantém uma escuta ativa

Os consumidores atuais querem ser ouvidos e manter um diálogo mais próximo com as marcas. Por isso, o profissional de marketing deve estar atento para identificar oportunidades de fidelizar os clientes.

Por exemplo, se a empresa mantém contas nas redes sociais, como Facebook e Instagram, as pessoas esperam que, ao interagir com as publicações ou enviar uma mensagem, sejam respondidas de forma personalizada. Isso também colabora para uma melhor experiência do cliente.

Além disso, ao ouvir o consumidor, a marca terá a oportunidade de intervir e abordar as preocupações deles, melhorando a qualidade dos seus produtos e serviços. Saiba que os melhores profissionais de marketing atendem diretamente ao seu público e conversam com eles de maneira regular e direta. Logo, a escuta social é importante para qualquer marca, não importa quão grande ou pequena seja a escala.

Segmenta o mercado

Todos em seu banco de dados de contatos são pessoas diferentes, logo, as comunicações direcionadas são muito mais eficazes do que a abordagem genérica, com disparos massivos de email. Assim, a depender do segmento do seu negócio, será interessante segmentar o público para se relacionar com ele de forma mais efetiva.

Para fazer isso estrategicamente, é interessante usar uma lista de verificação ou pesquisa enviada por email, ou incorporada ao seu site. A partir desse ponto, você pode segmentar os contatos de acordo com o perfil e a necessidade deles, tornando o processo de comunicação da marca muito mais eficiente.

Com isso, os esforços de marketing terão um impacto maior quando um contato sentir que sua dor está sendo tratada especificamente.

Realiza testes antes de lançar a campanha

A curiosidade e a inovação são características natas do profissional de marketing, o que facilita a abertura para novas ideias, indispensáveis para validar as campanhas. Isso ajudará a compreender o que funciona e o que não funciona para cada item abordado.

Além disso, os profissionais de marketing precisam demonstrar habilidades técnicas e analíticas, e há maneiras de fazer isso que vão além da criação de conteúdo — como projetar ou formatar um site. Nesse cenário, o teste A/B é uma forma eficaz de tirar conclusões sobre como otimizar o site e outros canais de comunicação da companhia.

Você pode fazer testes simples, alterando a cor de uma CTA e rastreando como isso afeta as taxas de cliques ou o engajamento, por exemplo. Ainda é possível aumentar um nível, e testar duas versões de uma página de destino para coletar informações da experiência do usuário e descobrir qual é mais desejável ou fácil de navegar.

Com a tecnologia de site inteligente, você pode controlar o que um visitante vê em sua página em relação a um lead ou cliente. É esse tipo de experimento que pode surpreender até os profissionais de marketing mais experientes.

Mensura e analisa os dados

Profissionais de marketing de sucesso mensuram os números de suas campanhas e os contextualiza nos motivos pelos quais eles estão tendo sucesso, ou precisam de melhorias. Assim, estudar o comportamento do seu público e como ele interage com o seu conteúdo pode ajudar a melhorar as suas estratégias de marketing, elevando os resultados.

Aqui estão alguns exemplos do que os grandes profissionais de marketing avaliam em suas campanhas:

taxas de cliques de diferentes CTAs em uma postagem de blog;desempenho de diferentes títulos de página;número de downloads de conteúdo;porcentagens de emails abertos;tendências no engajamento na mídia social.

Ao analisar os motivos pelos quais as metas foram alcançadas, ou não, é possível melhorar as estratégias para se chegar a resultados cada vez mais efetivos.

Procura sempre inovar

Já comentamos que a inovação é algo inerente ao profissional de marketing. Essa é uma competência essencial para esses especialistas.

Isso porque é preciso pensar constantemente em novidades e soluções para suprir a demanda dos consumidores, ao mesmo tempo em que é necessário se destacar da concorrência. Nesse contexto, o profissional de marketing precisa colocar novas ideias em movimento, ajudando a sua empresa e a si mesmo a chegar ao sucesso.

Quais são os cargos mais comuns na área de marketing?

As transformações digitais e sociais alteraram bastante o perfil do profissional de marketing. A partir da popularização da internet, as ações online ganharam força, exigindo desses profissionais um amplo domínio da comunicação digital. Nesse contexto, acompanhe os cargos mais comuns para a área de marketing!

Analista de inbound marketing

O profissional de inbound marketing atua com um conjunto de estratégias para atrair e converter leads por meio da produção de conteúdo que gere valor para as personas do negócio.

Analista de marketing cultural

O profissional atua com estratégias para agregar valor à marca e, para isso, atua com patrocínios a projetos culturais.

Diretor de marketing estratégico

Atua como gestor das demandas de marketing de forma estratégica, objetivando resultados para a empresa a curto, médio ou longo prazo.

Assistente de marketing de relacionamento

Atua com a construção e a propagação da marca para fidelizar clientes, ao mesmo tempo em que cria mais autoridade no mercado.

Gerente de marketing operacional

Atua com a gestão das operações de marketing que possibilitem contribuir para a conquista de objetivos do negócio de forma estratégica e rápida.

Viu o que faz um profissional de marketing? Com a transformação digital e a presença dos consumidores no ambiente online, o especialista deve estar atento às novidades e às novas tendências para adequar a comunicação das marcas, a fim de obter os melhores resultados.

Se você gostou deste artigo sobre o que faz um profissional de marketing, confira também como contratar seu primeiro profissional de Marketing Digital!

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