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Experiências multiplataforma podem ajudar o marketing: insights sobre o Google Play’s Best of 2021
6 de dezembro de 2021

O Google anunciou os vencedores do Google Play’s Best of 2021, uma celebração dos aplicativos e jogos que fizeram contribuições positivas para a cultura este ano. Essa é a primeira vez que o Google expande os prêmios para aplicativos e jogos em tablets, smartwatches e TVs.

Embora possa parecer apenas um prêmio divertido para acompanhar os melhores aplicativos escolhidos em cada categoria, pensando bem, a lista dos Google Play’s Best of 2021 pode ter trazido mais insights sobre sua estratégia de marca do que você provavelmente poderia imaginar. Confira o texto para entender!

Um pouco de contexto

Nos últimos dois anos, a pandemia de COVID-19 forçou pessoas no mundo todo a ficarem em casa e adotarem o distanciamento social sempre que possível. Com esse cenário de ansiedade, incertezas, solidão e grandes riscos à saúde, jogar se tornou uma válvula de escape, como podemos ver no artigo do Washington Post sobre os jogos que nos ajudaram superar a pandemia

Os jogos multiplayer — ou seja, que permitem que múltiplos jogadores joguem ao mesmo tempo —, em especial, nos permitiram conectar com amigos (e até mesmo fazer novos), desfrutar de momentos de diversão juntos e fazer parte de uma comunidade, mesmo que estivéssemos fisicamente separados.

No Brasil, tivemos alguns bons exemplos de sucessos em jogos de vídeo devido à pandemia no primeiro semestre de 2020. Um deles é o Gartic, um jogo de desenho móvel cujo número de usuários teve um crescimento de 1600% de usuários durante a quarentena, e o outro é o Fall Guys, que foi adquirido pela Epic Games este ano.

Mas e a ideia de transformar jogos multiplayer em multiplataforma? Bem, acontece que é mais fácil reunir amigos para jogar o mesmo jogo juntos se o título funcionar em dispositivos diferentes. Se você não tiver um Nintendo Switch ou um iPhone, ainda é possível jogar Pokémon UNITE com seus amigos se eles tiverem um smartphone Android.

E aplicar a estratégia multiplataforma (principalmente se combinada com conteúdo interativo e ferramentas de gamificação) pode gerar resultados poderosos para sua marca.

Tendências e insights de marketing de multiplataforma do Google Play’s Best of 2021

Uma parceria entre a Unity e The Harris Poll deu origem ao Relatório de Jogos Multiplataforma 2021. Nesse relatório, podemos observar que:

Mais da metade (56%) de todos os americanos jogaram jogos multiplayer no ano passado, e uma maioria significativa (87%) desses jogadores jogaram jogos multiplataforma. (…) 43% dos adeptos dos jogos multiplataforma expressam que querem mais opções de jogos desse tipo.

Portanto, para a indústria de jogos, parece que os jogos multiplataforma são uma grande tendência para títulos multiplayer de agora em diante (sejam eles jogos casuais ou não). Mas o que os profissionais de marketing podem tirar disso?

Há algumas ideias que eu gostaria de compartilhar:

Inclua interatividade e gamificação em sua estratégia de conteúdo

Jogos são algumas das experiências mais interativas e imersivas existentes.

Portanto, pensar em conteúdo interativo para sua marca e entregá-lo de forma gamificada pode ser uma boa abordagem para engajar o público, especialmente se ele for composto por jovens adultos (18-34) e se eles estiverem acostumados a uma lógica de jogo envolvendo tarefas, recompensas, conclusão de missões e níveis.

Este vídeo da Gamify mostra alguns bons exemplos de técnicas de gamificação para se considerar

Ser multiplataforma é fundamental

Qualquer que seja a estratégia de conteúdo interativo que você utilize, é importante ter em mente que, para os usuários, quanto maior for a compatibilidade entre plataformas, melhor será para o engajamento.

Isso é ainda mais importante quando os usuários podem interagir uns com os outros durante a experiência. Isso significa que você deve evitar um quiz ou um advergame (um jogo com teor de publicidade) que funcione bem no iOS mas que tenha sérios bugs no Android, desktops e assim por diante.

Não esqueça de que os humanos são seres sociais

Durante a pandemia, um número significativo de pessoas passou a jogar videogames. Quando a pandemia finalmente passar, é bem possível que as pessoas passem seu tempo ao ar livre, com amigos e familiares que não viram pessoalmente por muito tempo.

De qualquer forma, de acordo com este artigo, podemos considerar que as pessoas se tornaram mais abertas ao uso de jogos como espaços sociais. Isso significa que elas também podem estar mais abertas a experiências interativas similares.

Pode ser mais difícil captar a atenção do público hoje em dia, mas ouvir suas dores e apresentar ideias criativas que envolvam interatividade e engajamento pode ser um divisor de águas para a sua estratégia.

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