E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Confira as tendências de marketing de conteúdo visual para 2022
3 de dezembro de 2021

Os últimos anos representaram uma virada total dentro do Marketing Digital. Em vez de apenas criar alguns anúncios no Facebook ou um post semanal no blog, e esperar que dê tudo certo, as empresas, agora, precisam encontrar maneiras novas e estimulantes de competir pela atenção do consumidor.

Da mesma forma, elas devem fornecer mais valor inicial e interação para eliminar o ruído de outras marcas no mesmo mercado, já lotado. É por isso que o marketing visual está mais forte do que nunca. Destacar-se é extremamente importante, e criar conteúdo digital novo e empolgante, que inclua elementos de ponta, é vital.

Para ajudar você a ter algumas ideias sobre como incluir mais recursos visuais em suas campanhas e conteúdo, criamos este guia com nossas tendências de marketing de conteúdo visual favoritas, além de práticas de como implementá-las. Você vai conferir as 9 tendências de maior destaque!

1. A transmissão ao vivo continua na moda

Foi mais um ano muito estranho para quase todos. Com o distanciamento e a interrupção da interação com outras pessoas em um ambiente social, a necessidade de conexão virtual está em primeiro lugar. É por isso que a transmissão ao vivo ganhou um grande número de seguidores nos últimos 24 meses.

Simplesmente, ficar na frente de uma câmera e produzir conteúdo ao vivo e não editado para seus clientes é uma excelente maneira de mostrar que você é uma empresa autêntica, com um desejo genuíno de oferecer o melhor produto ou serviço possível. Além disso, a transmissão ao vivo oferece interação imediata e dá ao seu público-alvo a chance de fazer perguntas, obter respostas e aprender mais antes de fazer uma compra.

No entanto, é importante lembrar que você terá que selecionar alguém da sua organização para ser a cara de sua marca. Usar a mesma pessoa repetidamente aumenta a confiança de seu público, tornando mais fácil aumentar o número geral de usuários, com o tempo.

Exemplos de como as marcas estão usando as transmissões ao vivo em seu marketing incluem aquelas que fazem parceria com uma plataforma de streaming estabelecida no Twitch, no YouTube, ou no Instagram para campanhas.

Algumas usam as sessões de perguntas e respostas do Facebook Live e outras, apenas postam uma sessão de bate-papo diário para desejar um bom dia ao público, ou apresentar algum conteúdo informativo.

2. O conteúdo autêntico pode ser seu melhor aliado

É seguro dizer que a maioria dos consumidores não confia tanto na publicidade e na mídia, atualmente. Quem poderia culpá-los? Com tanto barulho no mercado, pode ser difícil decidir quais empresas ouvir e quais ignorar.

Dito isso, o conteúdo autêntico é uma tendência superquente em conteúdo visual nesses dias. A maioria do público não quer mais ver fotos de banco de imagens impecáveis, com pessoas que parecem ter acabado de sair das páginas de uma revista.

Em vez disso, eles querem imagens honestas, que mostrem pessoas reais fazendo coisas verdadeiras. Mesmo fotos espontâneas de risos, jantares de família, ou apenas pessoas normais fazendo seu trabalho diário em seu setor, podem ser atraentes. Além disso, dão ao seu público um motivo para compartilhar a imagem ou gráfico — o que confere a sua empresa mais exposição de marca.

3. Integração de realidade mista

Você se lembra de alguns anos atrás, quando a Niantic lançou o Pokémon Go? Todo mundo enlouqueceu, pois foi uma das primeiras alternativas por aí para juntar smartphones e realidade aumentada.

Atualmente, os avanços tecnológicos tornaram mais fácil do que nunca para empresas oferecer integração de realidade mista em suas experiências móveis. Pense em aspectos como poder experimentar virtualmente um par de óculos, antes de comprá-lo, ou ver se uma peça de mobiliário se encaixa bem em uma sala.

Após a pandemia, essas experiências interativas mistas serão incrivelmente importantes, pois mais pessoas estão preferindo ficar em casa e não comprar no varejo físico com tanta frequência. Dito isso, não é de se admirar que a conveniência de tal conteúdo só deva aumentar, o que significa que agora é o melhor momento para embarcar nessa.

Mesmo as empresas não varejistas também podem oferecer esse tipo de vivência de mídia. Pense em museus que fazem tours virtuais ou sessões de perguntas e respostas com os guias, usando tecnologia de IA (Inteligência Artificial).

Também há marcas que estão oferecendo experiências virtuais via Facebook Oculus, o atual fone de ouvido de realidade virtual feito para o consumidor, que deve se tornar um negócio ainda mais relevante nos próximos anos.

4. Listas como gráficos

Outra tendência de marketing de conteúdo visual para 2022 é o uso de listas como gráficos. Além de ser uma ótima maneira de segmentar informações importantes de uma forma muito mais atrativa visualmente, isso torna o conteúdo mais fácil para o seu público compartilhar nas redes sociais. Se você não tem certeza de por que isso funciona tão bem, vamos explicar.

A mente humana é uma ferramenta altamente visual. Na verdade, ela percebe gráficos e imagens milhares de vezes mais rápido do que um bloco de texto preto em um fundo branco.

Assim, a maioria das pessoas consegue consumir dados muito mais rapidamente do que ao lê-los em um parágrafo, ou mesmo, em uma lista com tópicos. Além disso, listas gráficas ou infográficos dão contexto a um conteúdo específico.

Por exemplo, um gráfico ou dados adicionados a uma lista tornam mais fácil entender visualmente o ponto de vista ou seu objetivo ao apresentar tal conteúdo. Você também pode adicionar imagens de plano de fundo e ícones que destacam informações do restante do material escrito em seu artigo ou postagem de blog.

Muitos públicos adoram esse detalhe, pois isso realmente facilita quebrar grandes blocos de informações em partes menores e mais fáceis de compreender.

5. Experiência visual gamificada

Gráficos simples estão fora de questão. Experiências visuais gamificadas estão em alta. O que queremos dizer com isso? Criar conteúdo interativo que dê ao seu público um motivo para fazer algo — seja clicar em um botão, seja mover um ícone na tela ou seguir para a próxima página.

Quanto mais interativo você puder tornar seu conteúdo, mais fácil será manter os visitantes do site na página por um longo período de tempo. Se a experiência for especialmente divertida ou agradável, eles podem até compartilhá-la com os amigos e seguidores, o que é ótima exposição para você.

Mas e as marcas que não estão em um espaço de consumo ou, simplesmente, não têm um nicho que realmente lide com entretenimento? Você ainda pode usar esse tipo de mídia.

Pense em apresentações de slides interativas que exigem do usuário clicar em um botão próximo para ver mais informações, ou questionários que o ajude a encontrar a solução necessária para atender às suas necessidades. De certa forma, as equipes de vendas podem até usar essas experiências como uma forma de qualificar leads de uma maneira mais otimizada.

6. Conteúdo envolvedo vida ecológica e estilos de vida saudáveis

A outra tendência de marketing de conteúdo visual em 2022 para prestar atenção não é realmente sobre o estilo visual, mas mais sobre o contexto ou assunto do conteúdo em si. Hoje em dia, mais pessoas estão interessadas nos tópicos sobre vida sustentável e estilos de vida saudáveis.

Elas querem saber o que é melhor para o meio ambiente, suas famílias, seu bem-estar e outros temas relacionados. Como um profissional de marketing digital, é aconselhável adotar esse ponto de vista em seu conteúdo, incluindo-o o máximo possível nos seus posts relevantes.

Certamente, se você está em um setor B2B, no qual não há um vínculo lógico entre esses assuntos e seu conteúdo comum, provavelmente, pode ser melhor você não seguir essa tendência. Mas um pouco de brainstorming pode dar algumas ideias, mesmo que seja apenas mostrando como sua equipe ajudou em uma arrecadação de fundos ou assumiu uma causa especial na sua região.

Por exemplo, fale de quando você passou um dia plantando árvores em um parque local, ou como encoraja os funcionários a aliviar o estresse com aulas de ioga na hora do almoço.

Todos esses são temas com os quais a maioria das pessoas pode se relacionar dentro de seus próprios interesses e hobbies, fazendo com que se sintam mais conectadas à sua marca. No mais, há uma ênfase, agora, em negócios que se importam. Isso significa que mostrar ao mundo que você é uma delas é sempre uma ideia inteligente.

7. Conteúdo comprável para vendas aprimoradas

Os varejistas de comércio eletrônico devem ficar por dentro de uma das tendências de marketing de conteúdo visual mais quentes de 2022, ao usar conteúdo comprável em suas principais plataformas de mídia social ou em seu próprio site. O que isso significa?

Conteúdo comprável é um termo que fala sobre como os clientes podem comprar produtos a partir das imagens que veem, sem precisar adicionar um item a um carrinho ou passar por um processo completo de checkout.

Algumas plataformas até permitem o pagamento instantâneo, com métodos digitais como o Apple Pay, o que é um bônus. Instagram, Pinterest, Facebook e YouTube utilizam essa opção, e mais plataformas estarão aderindo à tendência em breve.

Por que isso funciona tão bem? Provavelmente, a resposta tem a ver com o fato de ser algo instantâneo. Os clientes não têm tempo para se distrair ou mudar de opinião antes de finalizar a compra. Em vez disso, eles podem fazer um pedido no mesmo momento em que veem um item sem o qual eles absolutamente não podem viver.

8. Recursos visuais de marca para o Google Imagens

A otimização de mecanismos de busca (SEO) foi muito além dos limites de apenas uma palavra-chave vinculada às SERPs. Atualmente, o Google tende a mostrar uma lista de imagens que correspondem a uma pesquisa específica. A tendência de marketing de conteúdo visual, agora, é adicionar logotipos de marcas ou outras informações identificáveis ​​a essas imagens.

Por que motivo? Se alguém encontrar uma imagem sua aleatoriamente, com base em uma pesquisa por palavra-chave ou frase no Google Imagens, você vai querer que ele saiba como retornar a você como um recurso confiável. Além disso, passar uma impressão muito mais profissional.

Quando uma imagem corresponde à escolha de fonte e cor de uma empresa específica, é fácil dizer que ela tem uma estética coesa, o que muitos clientes consideram como um símbolo de confiança na marca. Ao dar esse pequeno passo extra e melhorar seu design gráfico, você pode ajudar a impulsionar sua marca e aprimorar a experiência geral do seu público.

9. Teaser ou snack content para respiros visuais

Quando o assunto é marketing de conteúdo visual, tudo feito em excesso, mesmo que sejam ótimas ideias, não é uma coisa boa. Em vez disso, certifique-se de usar conteúdo teaser ou o chamado snack content (conteúdo curto, rápido) para dar mais respiro visual.

Tabelas, bordas e fundos de cores diferentes ajudam. Usar as tags H1 e H2 adequadamente também é bom para uma experiência visual aprimorada, além de ajudar no SEO.

Para conteúdo de vídeo, considere usar peças curtas, de menos de um minuto, como uma forma de provocar o interesse por conteúdos mais longos, como vídeos completos, séries ou, até mesmo, uma postagem de blog escrita.

O ponto principal é: seu público tem pouco tempo e atenção limitada. Use textos curtos e outras formas de conteúdo visual rápido para ganhar seu interesse.

Ainda há muito tempo para utilizar essas tendências populares de marketing de conteúdo visual de 2022. Na verdade, é altamente recomendável que você diversifique um pouco e use vários desses formatos para realmente impressionar seu público-alvo. Afinal, ter uma mistura é sempre uma boa maneira de alcançar mais clientes ideais de uma forma significativa.

Você está pronto para entender como ter uma estratégia de conteúdo diversificada, que inclui elementos interativos e visuais, e que pode realmente impulsionar seus negócios? Nossa equipe elaborou um excelente guia de estratégia de marketing de conteúdo para ajudar você a aprender mais. Confira!

The post Confira as tendências de marketing de conteúdo visual para 2022 appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.