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Cyber Monday e Email Marketing: aprenda a fazer campanhas de desconto matadoras
22 de novembro de 2021

Você já deve ter ouvido falar sobre a Cyber Monday, certo? Apesar de ser menos conhecida do que a Black Friday, que tem se fortalecido cada vez mais no território nacional, a Cyber Monday costuma ocorrer na segunda-feira após a Black Friday, podendo ser estendida, também, e contribuindo para o aumento de vendas de empresas de diversos segmentos.

A Segunda Cibernética surgiu em 2005, nos Estados Unidos, e tem o objetivo de oferecer descontos atrativos no meio digital para movimentar o mercado, atrair mais consumidores e alavancar os resultados de diversos empreendedores.

Ao se aproximar do final do ano, em que as pessoas geralmente fazem compras para festejar as celebrações de Natal e Ano Novo junto a famílias e amigos, o mercado é ainda mais aquecido por meio da Black Friday e da Cyber Monday, e o email marketing é uma das estratégias que você pode utilizar para alavancar seus resultados.

Descubra como a Cyber Monday e o Email Marketing podem aumentar a lucratividade do seu negócio! Veja, agora:

Qual a diferença entre Black Friday e Cyber Monday?

Já que a Cyber Monday tem o mesmo propósito da Black Friday, de oferecer promoções e descontos atrativos aos clientes, qual é a diferença entre esses dois eventos para além dos seus próprios termos e dos dias em que costumam ocorrer?

A Cyber Monday acontece na primeira segunda-feira após a Black Friday. Suas ações são voltadas para as compras online, enquanto a Black Friday pode acontecer tanto no meio online quanto presencial.

Apesar de, inicialmente, esse evento ter sido desenvolvido especialmente para aparelhos eletrônicos, organizações de vários outros ramos também já adotaram essa data para oferecer mais ofertas e expandir as oportunidades de vendas.

Então, não há escolha melhor ou pior, caso você fique em dúvida sobre em qual investir, Black Friday ou Cyber Monday. Afinal, elas servem como um complemento para aumentar o período de descontos.

Por que esse evento é tão importante?

Como falamos anteriormente, a Cyber Monday, bem como a Black Friday, é uma ótima oportunidade para alavancar seus resultados, converter leads em vendas no meio digital, captar e fidelizar mais clientes. Ainda, gerar competitividade no mercado, destacando-se da concorrência e aumentando a visibilidade da sua marca para além dessa data.

Como a Cyber Monday e o Email Marketing podem ajudar a sua empresa?

Usar o Email Marketing é uma das opções mais recomendadas para otimizar a campanha de Cyber Monday da sua empresa, garantindo mais sucesso nos resultados obtidos. Veja, a seguir, as principais dicas, que funcionam também como um guia de vendas, para aprimorar essa estratégia com mais praticidade e eficácia.

Faça a captação de leads de qualidade

Segundo a Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico faturou R$412 milhões na Cyber Monday de 2019. Mas como atrair mais clientes em meio a tantos concorrentes no meio digital?

Um dos primeiros passos para conquistar mais vendas é captar leads de qualidade e, para isso, é necessário conhecer o público da sua marca, acompanhar a jornada de compra do cliente e investir em conteúdo de qualidade.

Envie emails informativos sobre a campanha e com alertas de descontos

Para ter resultados melhores e vender mais, alcançando os objetivos almejados, é preciso se planejar antecipadamente e divulgar a campanha para o público da sua empresa: é recomendável falar sobre o período, mostrar o foco das ofertas e enviar alertas de descontos para que os clientes também tenham tempo de se preparar para efetuar as compras online.

Elabore ofertas direcionadas

Se você conhece o público da sua marca, provavelmente, já sabe em quais estágios os clientes estão e quais são as soluções que eles mais buscam. Então, por que não direcionar as ofertas também?

Dessa forma, você pode conseguir vender em boa quantidade e qualidade, aumentando a produtividade da equipe comercial, reduzindo custos desnecessários e agilizando o processo de vendas.

Aproveite os “carrinhos abandonados”

Já aconteceu de você encher o carrinho ou a sacola em uma loja virtual, não concluir a compra e, depois, receber um Email Marketing da empresa lembrando os itens que você “esqueceu” por lá? Pois é, essa é uma ótima oportunidade de email para enviar aos clientes que podem comprar seus produtos ou serviços, mas que, por algum motivo, não fecharam a compra.

Também vale entrar em contato de forma mais humanizada e analisar a opção de oferecer condições facilitadas na hora do pagamento.

Seja objetivo

Quanto mais objetiva for a sua mensagem, melhores serão as possibilidades de efetivar vendas e conquistar mais clientes. Então, em vez de mandar emails longos ou difíceis de carregar, preze por uma comunicação simples, eficiente, humanizada e coerente com os valores e objetivos da empresa.

Lembre-se de não misturar muitos assuntos em apenas um envio: se foi feito para a campanha de Cyber Monday, o Email Marketing deve concentrar as informações voltadas aos descontos, opções de pagamentos e serviços ou produtos participantes, direcionando os clientes à página de vendas.

Como vender mais na Cyber Monday?

Além da estratégia de Email Marketing, há outros tipos de publicidade, marketing e organização que podem ajudar a sua empresa a vender mais durante o período de Black Friday e Cyber Monday. Reunimos as principais delas. Siga conosco e acompanhe os próximos tópicos!

Planeje o estoque do seu e-commerce

Como as ofertas da Cyber Monday são voltadas para o meio digital, é fundamental que você faça planejamentos antecipados. Conte com a ajuda de especialistas e verifique o controle de estoque do seu negócio, a fim de garantir melhores preços, acertos e mais vendas.

Produza uma identidade visual específica para a campanha

Por mais que seja indicado manter uma padronização nos materiais da sua empresa, é importante investir em layouts específicos para a campanha de Cyber Monday. Com isso, as pessoas podem dar mais atenção a essa ação específica, o que ajuda a aumentar a curiosidade em visitar o site e conferir os descontos dos produtos ou serviços.

Defina canais de vendas e comunicação para divulgar as ofertas

Em que canais você vai divulgar os descontos da sua empresa nesse período? Vale pensar de forma estratégica para fortalecer a sua presença onde os potenciais clientes também se encontram. Utilize técnicas de SEO, invista em marketing de conteúdo e mídias pagas e analise os resultados obtidos para que o seu e-commerce possa ter um melhor rankeamento nas páginas de pesquisa.

Faça testes com horários diferentes

Tanto o Email Marketing quanto as publicações nas outras mídias podem ser testados em horários diferentes, com o objetivo de analisar como a sua base de leads se comporta em cada momento, e também aumentar as chances de que mais pessoas possam visualizar esse período de ofertas.

Negocie melhores condições de frete

Muitos carrinhos são abandonados em lojas virtuais devido aos valores do frete, então, é importante buscar formas de reduzir ou deixá-lo gratuito para incentivar mais clientes a aproveitarem as oportunidades de descontos e promoções.

Use o senso de urgência a seu favor

Sabe aqueles termos que costumam ser muito utilizados por diversos comércios eletrônicos, como “limitado” ou “últimos dias”? Pois é, o senso de urgência é um grande aliado para esses períodos mais curtos de promoções e descontos, servindo como um alerta aos consumidores que desejam adquirir produtos ou serviços da sua empresa.

Apesar de a Black Friday ser uma das datas mais esperadas por empresários e clientes do mundo todo, é válido entender que a Cyber Monday também é uma grande oportunidade de aumentar as suas vendas. A data está ganhando mais espaço no mercado nacional e pode movimentar tanto o seu estoque quanto os número da sua lucratividade.

Além de aproveitar a Cyber Monday e o Email Marketing como estratégias de venda, você também deve entender mais sobre o seu público e desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes. Pense de forma estratégica para se destacar ainda mais no segmento do seu negócio e ter mais sucesso com suas ações a longo prazo.

Que tal lucrar muito mais com a sua empresa antes de o ano acabar? Faça o download do guia completo e gratuito que preparamos para ajudar você a se preparar para o maior evento de vendas do mundo!

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