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A Netflix está diversificando seu conteúdo com jogos para reter as pessoas na plataforma
12 de novembro de 2021

A indústria dos games está ficando cada vez mais lotada. Na semana passada, a Netflix anunciou que vai se aventurar no mundo dos jogos, um dos mercados mais lucrativos que existe.

A Netflix Games começou com cinco títulos disponíveis para usuários de Android, iPhone e iPad, dois deles relacionados ao universo de uma das séries mais famosas da Netflix: Stranger Things.

Fonte: Netflix

A Netflix se junta a uma tendência iniciada por empresas grandes como Google e Amazon que querem abocanhar esse mercado que cresce a cada dia.

De acordo com a Netflix, os jogos serão listados em uma categoria dedicada dentro da plataforma e serão incluídos na assinatura básica, sem taxas extras, anúncios ou compras dentro do jogo.

Como podemos ver a partir dessas informações, a Netflix não planeja lucrar diretamente com a venda de jogos ao público (não no momento). Em vez disso, está visando algo muito mais importante e difícil de alcançar; algo que os jogos estão provando ser uma excelente estratégia de utilizar.

É tudo uma questão de tempo e atenção

Sim, a Netflix quer mais tempo e atenção dos clientes, e ela está investindo nos games para isso. Essa ideia soa semelhante a uma estratégia de marketing de conteúdo, não é?

Você já olhou para o rosto de uma pessoa enquanto jogava? Você provavelmente já viu olhos arregalados e uma expressão de concentração total.

Conforme relatado pelo The State of Online Gaming Survey 2021, o jogador médio passa mais de 8 horas por semana jogando videogame (25% jogam por mais de 12 horas).

Isso representa um aumento de 14% em comparação com a pesquisa do ano passado. A previsão é que esse número seja ainda maior nos próximos anos e é exatamente nisso que a Netflix (Google e Amazon também) está apostando.

Durante essa “era da informação”, fazer com que as pessoas passem mais tempo dentro do seu domínio enquanto interagem com o seu conteúdo é mais valioso do que ouro. A ideia agora é não só ficar na frente das pessoas, mas ficar lá o maior tempo possível. É essencialmente a criação de um relacionamento.

A Netflix conhece esse conceito há algum tempo.

Em janeiro de 2019, ao divulgar seus resultados de negócios, eles relataram que um de seus principais concorrentes não era a HBO ou a Disney, mas o Fortnite (Epic Games).

O jogo, com mais de 200 milhões de usuários na época, era visto como uma ameaça porque conseguia reter o que há de mais precioso no mundo do entretenimento: o tempo das pessoas. E por falar em jogos famosos, a Netflix lançou recentemente Arcane, uma animação que conta a origem de alguns personagens de League of Legends (Riot Games).

Você sabe o que eles dizem: se você não pode derrotar seu inimigo, junte-se a eles diversificando seu conteúdo.

A Netflix está diversificando seu conteúdo para manter a atenção das pessoas … e você também deve fazer isso

Esta é uma estratégia realmente testada e comprovada: diversificar seu conteúdo pode ajudar as pessoas a se interessarem primeiro por você como uma autoridade, e depois pelo que você tem a oferecer.

Isso não significa apenas criar conteúdo por si só. Como em todas as iniciativas de marketing de conteúdo, é importante entender seu público e criar recursos visuais e mensagens que façam sentido para ele.

E, se seu conteúdo for realmente bom, as pessoas ficarão ansiosas para conferir seu próximo lançamento. Essa é uma maneira de formar uma base de fãs e um objetivo para cada profissional de marketing.

Embora construir uma base de fãs seja o modelo de negócios para qualquer negócio de entretenimento como Netflix e Epic Games, qualquer empresa em qualquer setor pode ter um público engajado e promotores orgânicos.

Stranger Things 3: The Game | Fonte: XboxOne HQ

Obviamente, o conteúdo é o produto final de todas as empresas de entretenimento, e isso pode não ser verdade para outros mercados. Mas o conteúdo é conteúdo. As pessoas vão consumir e, se for bom, vão voltar em busca de mais.

E, à medida que você diversifica os tipos de conteúdo que oferece, as chances de chamar a atenção das pessoas e ter um impacto positivo sobre elas são maiores.

Ou seja: agora em 2021, apenas publicar conteúdo tradicional em seu blog corporativo não é suficiente.

A Netflix percebeu que apenas oferecer séries e filmes não seria suficiente para reter as pessoas dentro de sua plataforma.

Nós da Rock Content lideramos essa tendência. Somos uma empresa que se tornou conhecida por criar conteúdo de SEO evergreen com alta classificação no Google.

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