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Avaliação do Marketing de Conteúdo: como ela pode ajudar?
29 de outubro de 2021

Como os públicos B2B e B2C têm necessidades e prioridades distintas, as estratégias de marketing de conteúdo direcionadas a cada um deles são significativamente diferentes. Além disso, gerar leads qualificados é especialmente desafiador para empresas com foco em vendas B2B. No entanto, existem algumas ferramentas para facilitar essa tarefa, como a avaliação do marketing de conteúdo.

Esse tipo de análise consiste em uma série de perguntas destinadas a identificar os pontos problemáticos de seus leads e oferecer suporte para ajudá-los. Vale a pena captar essas informações e reconhecer oportunidades para melhorar suas estratégias. Ao utilizar corretamente a avaliação do marketing de conteúdo, é possível gerar leads qualificados e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Veja, nos tópicos abaixo:

O que é uma avaliação do marketing de conteúdo?

Como mencionamos, uma avaliação do marketing de conteúdo é usada para analisar a estratégia de marketing de uma empresa. Você pode construir uma e apresentá-la aos seus clientes em potencial, questionando-os sobre suas estratégias e fornecendo feedback de acordo com suas respostas.

As respostas deles mostrarão quais são seus problemas e objetivos, quais ferramentas eles usam, seus interesses e suas experiências com marketing de conteúdo.

Como construir uma avaliação do marketing de conteúdo?

A seguir, você vai descobrir quais são as etapas necessárias para construir uma avaliação do marketing de conteúdo.

Ideação

A primeira etapa é definir o que exatamente você espera alcançar, incluindo objetivos específicos. É vital fazer as perguntas certas, porque as metas que você selecionou vão direcionar sua estratégia, tornando mais fácil planejar, criar e executar a avaliação do marketing de conteúdo.

Essa etapa também permitirá que você antecipe quais ferramentas têm mais probabilidade de ser eficazes em sua avaliação. Além disso, esses objetivos vão ajudar a manter o foco.

Para estabelecer suas metas, considere o que sua empresa precisa saber sobre seus clientes em potencial: desafios, métricas e análises. Essas informações permitirão que você defina metas, como gerar mais leads, que podem ser alcançadas por meio de uma avaliação do marketing de conteúdo.

Planejamento

Essa etapa envolve o planejamento do processo para criar a avaliação da sua empresa. Para começar, é importante definir o que fazer, bem como selecionar quais ferramentas serão utilizadas para construir a avaliação (o que inclui a escolha de um formato, tópicos e questões voltadas para esses tópicos). É necessário, também, definir prazos para cada etapa.

Criação do conteúdo

Nessa fase, você já terá um plano e poderá começar a criar a avaliação, ou seja, fazer um esboço das perguntas, do feedback e projetar o conteúdo. Ao definir o questionário, certifique-se de ter em mente os objetivos, desafios e necessidades da sua empresa.

Você pode contar com plataformas online para facilitar esse processo. Normalmente, elas oferecem alguns modelos que você pode configurar em poucas horas e publicar imediatamente após a edição e personalização.

Quais são os benefícios de uma avaliação do marketing de conteúdo?

Baseado nas informações sobre seus leads, que foram adquiridas por meio da avaliação, você será capaz de pensar sobre como pode atender às necessidades deles, personalizar seu conteúdo e descobrir as maneiras mais eficazes de alcançar, envolver e incentivar esses leads a avançar ao longo da jornada do cliente.

Além disso, fica mais fácil para o usuário consumir o conteúdo, uma vez que ele é oferecido em pequenos blocos. Seus leads se sentirão encorajados a interagir com todo o material, especialmente, considerando que haverá uma recompensa valiosa no final (insights sobre estratégia de marketing para a empresa deles).

No mais, uma avaliação do marketing de conteúdo aumenta a geração de leads, já que seu público oferecerá informações livremente, em troca das suas recomendações. Em outras palavras, esse tipo de avaliação dará insights para aprimorar a estratégia de marketing B2B da sua empresa e conseguir aumento em suas vendas.

Como as avaliações podem ajudar a gerar leads qualificados?

Graças às avaliações, seus clientes em potencial conseguirão aprender algo valioso para melhorar sua estratégia de marketing, o que desperta seu interesse nas soluções que você tem a oferecer. Como resultado, é mais provável que eles forneçam informações úteis e se tornem leads.

Um exemplo é a avaliação do CMI (Content Marketing Institute). Depois de responder a cada uma, das cinco perguntas sobre como o marketing de conteúdo é usado em suas empresas, os leads descobrem quantos profissionais de marketing fazem a mesma coisa, e recebem uma breve explicação de por que essa é uma boa tática ou não.

Ao final, existe um formulário solicitando nome, email, cargo e empresa, que dá acesso a resultados mais detalhados. Além disso, assim que receberem seus comentários e recomendações, os leads se tornarão cientes de seus problemas e perceberão que é necessário procurar por uma solução. Então, eles começarão a considerar checar novamente as soluções da sua empresa.

A avaliação também é útil com leads já qualificados, pois é um meio de você mostrar sua experiência e disposição para ajudar. Nesse ponto, você pode construir estratégias focadas em nutrir e converter esses leads em clientes.

Ferramentas de conteúdo interativo

O termo “marketing de conteúdo interativo” refere-se ao material que permite ao público interagir e obter respostas de acordo com interações. O uso de elementos interativos em sua avaliação a tornam mais atraente porque esse tipo de material é, geralmente, mais dinâmico e focado na experiência dos usuários.

Assim, leva você a fornecer resultados altamente personalizados. Tudo isso ajuda a aumentar o envolvimento de seus leads com seu conteúdo.

Uma avaliação do marketing de conteúdo é uma ferramenta útil para gerar leads qualificados e aumentar suas vendas para o público B2B, pois fornece insights sobre estratégias, demandas e dificuldades.

Combinadas com a interatividade, as avaliações são mais atraentes, o que ajuda a chamar a atenção dos seus leads e convencê-los a não apenas fornecer informações, mas também, a considerar os serviços de sua empresa como uma opção para resolver seus problemas.

Se você quiser saber mais sobre conteúdo interativo, entenda como você pode usá-lo para acelerar suas conversões e o seu ciclo de vendas.

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