No dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor que é mais lembrado como um feriado escolar em que os professores não precisam trabalhar e os alunos não têm a necessidade de ir à escola. Porém, é somente isso que essa data representa? Certamente não.
Esse dia tem uma explicação histórica que reforça a importância do papel do professor na educação das pessoas no país e no mundo. Contudo, qual é a sua origem? Por que é importante comemorá-lo? Quais campanhas de marketing são feitas por marcas a fim de celebrar esse dia?
Para responder essas perguntas, produzimos este conteúdo e convidamos você a lê-lo até o final. Vamos lá?
Como o Dia do Professor surgiu no Brasil?
A origem do Dia do Professor ocorreu no dia 15 de outubro de 1827, época do Brasil Império, quando Pedro I, Imperador do Brasil na época, emitiu um decreto para a criação do ensino elementar no país. Ele apontava desde as matérias que todos os alunos deveriam aprender até as formas de contratação dos professores nas escolas.
Contudo, a proposta de transformar a data em Dia do Professor aconteceu em 1947. Tratou-se de uma sugestão do professor Salomão Becker para que todos os profissionais da área da educação tivessem um dia de descanso no segundo semestre que era mais extenso se comparado com o começo do ano letivo.
Alguns anos depois, em 1963, quando o decreto nº 52.682 foi assinado pelo então presidente João Goulart no dia 14 de outubro, oficializou-se o Dia do Professor como feriado escolar no Brasil.
Como essa data é celebrada no mundo?
Apesar de o Dia do Professor ser celebrado no dia 15 de outubro por aqui, o mesmo não se aplica a outros países visto que cada um tem as suas razões particulares para a escolha de outra data. Muito embora, muitos costumam comemorá-lo no dia 5 de outubro.
A razão disso se deve ao fato de a UNESCO ter criado o Dia Mundial do Professor em 1994 com a finalidade de celebrar a importância do professor na educação de pessoas em todo o planeta.
A exemplo do que aconteceu no Brasil, o dia 5 de outubro não foi escolhido por acaso, pois trata-se da mesma data em que o documento “Recomendação da Unesco/OIT sobre o Estatuto dos Professores” foi emitido em 1966. Seu conteúdo tratava justamente de pontos relacionados ao trabalho dos professores e sobre como melhorar a educação.
Quais são as campanhas que celebram essa data?
Vejamos agora algumas das principais campanhas feitas por marcas em comemoração ao Dia dos Professores.
UNESCO
Em 2021, a UNESCO lançou sua campanha de Dia dos Professores visando celebrar tanto a data nacional no dia 15 de outubro quanto a mundial no dia 5 de outubro.
Ela teve como proposta convidar os estudantes a compartilhar mensagens aos seus professores sobre a importância do retorno das aulas presenciais que precisaram ser interrompidas por conta da pandemia da covid-19.
Os critérios para participação envolviam marcar o perfil da UNESCO no Instagram, além de postar fotos ou vídeos sobre o assunto com a hashtag #UnescoComProfessores2021.
Assim, o prêmio dedicado aos 5 posts mais curtidos incluíam um kit de publicações e um certificado assinado pela Diretora e Representante da Organização.
Classplus
Classplus é um aplicativo dedicado ao aprendizado online e que tem como objetivo mudar a educação mundial a partir de recursos e ferramentas digitais.
Em comemoração ao Dia dos Professores, eles decidiram contar a história de Anand Sir, que é muito apreciado por sua dedicação ao aprendizado e à educação.
O vídeo produzido mostra sua rotina como educador usando as formas tradicionais de ensino como giz e quadro negro. Contudo, ele termina com Anand sendo apresentado às plataformas online pelas quais ele pode continuar ensinando a partir até mesmo de um smartphone conectado à internet.
Lead
A Lead School é uma empresa que oferece soluções personalizadas para o ensino de crianças e adolescentes. Para o Dia dos Professores, eles desenvolveram uma campanha chamada “Out Of Syllabus”.
Tal como o título propõe, o filme produzido mostra como o ano de 2020 foi “fora do programado” para os estudantes, diretores de escolas, professores e profissionais da educação.
Portanto, a proposta da campanha da Lead é justamente mostrar como todas essas pessoas aceitaram o desafio de continuar o aprendizado, apesar dos desafios que o mundo novo apresentou.
Byju’s
A BYJU’S é uma multinacional indiana que oferece programas de aprendizado online que, inclusive, se encontram disponíveis no Brasil para alunos tanto do ensino fundamental quanto do médio.
Sua campanha mostra como os professores precisaram se tornar estudantes novamente ao precisarem se adaptar às novas formas de ensino desde 2020. Afinal, algumas práticas tradicionais tiveram de ser deixadas para trás a fim de dar espaço às tecnologias com as quais muitos docentes ainda não estão habituados.
O vídeo abaixo feito para a campanha mostra professores que abraçaram essa adequação para continuar a transmitir conhecimentos nos dias de hoje.
Nova Escola
Esta é uma campanha de 2012 que foi organizada pela Nova Escola a fim de frisar a importância do magistério no Brasil visto que professores são profissionais que ainda passam por problemas como salários baixos, cargas de trabalho exaustivas e condições de trabalho ruins.
Dessa forma, a Nova Escola convidou seu público a participar da campanha com a finalidade de propagá-la pelos meios digitais. Assim, foi dadas às pessoas a chance de divulgar fotos de momentos na educação ou responder a pergunta “Por que você tem orgulho de ser professor?” para concorrer a prêmios.
Assim, todos que participaram ajudaram a espalhar a hashtag #orgulhodeserprofessor pelas redes sociais, além de mostrar a rotina nas escolas e reforçar as razões pelas quais os professores devem se orgulhar da profissão que exercem.
Por que é importante celebrar essa data?
A Rock Content é uma empresa global, pois reúne pessoas de diversas partes do planeta. Por conta disso, o idioma oficial entre os rockers é o inglês.
Por mais que algumas pessoas o aprendam de forma nativa ou autodidata, é comum muitos aprenderem em cursos conduzidos por um professor.
Além disso, a Rock Content oferece soluções de Marketing de Conteúdo de modo que os seus consultores estão aptos a apresentar soluções do tipo e como elas trazem resultados. Para calculá-los, é preciso ter conhecimentos de matemática, que durante os tempos de escola, são passados por um professor.
Portanto, o Dia do Professor deve ser celebrado porque esses profissionais não educam apenas para que passemos de ano ou período nas instituições, mas para a vida.
Se este texto te inspirou a seguir no caminho da aprendizagem, temos um convite a fazer. A Rock University oferece uma série de cursos voltados ao Marketing Digital que você pode começar a fazer agora mesmo, sendo alguns gratuitos e todos totalmente online. Clique aqui para conhecê-los!
The post Conheça as principais campanhas que celebram o Dia do Professor appeared first on Rock Content – BR.
Fonte do artigo:
Rock Content – BR
Leia o artigo original clicando no link abaixo: