Aumentar o envolvimento do seu público-alvo pode melhorar os seus resultados e ajudar a sua marca a se destacar. Com os exemplos de marketing interativo que reunimos neste post, você poderá se inspirar para criar as suas próprias experiências.
No mundo digital de hoje, é mais importante que nunca se destacar em meio à multidão e impressionar o seu mercado-alvo.
Isso porque se você não fizer todo o possível para se diferenciar, será colocado de lado.
É por isso que o marketing interativo é tão útil.
Ele não apenas chama a atenção de seus clientes e leads, mas também possibilita que a sua marca mostre o seu lado criativo.
Neste post, vamos falar sobre esse tipo de marketing digital e por que ele é tão importante.
Além disso, traremos alguns exemplos de marketing interativo que a equipe da Rock Content considera alguns dos melhores.
O que é marketing interativo?
Marketing interativo é qualquer tipo de marketing que possibilita ao seu público interagir com o conteúdo escrito ou visual.
Isso pode ser algo tão simples como um quiz online ou envolvente como uma experiência multimídia presencial.
O motivo pelo qual esse tipo de marketing vem ganhando popularidade é que ele exige que a sua buyer persona dê um passo à frente e se envolva com a sua marca.
Isso significa que, em vez de apenas ler um post de blog ou ver a descrição de um produto, as pessoas têm a opção de usar seu tempo e ação em troca do valor que você está oferecendo mediante o seu conteúdo interativo.
➤ Por exemplo, talvez você queira atrair um comprador específico para o seu e-commerce.
Para despertar a sua atenção, você oferece um cupom de 15% de desconto para quem responder a um questionário de cinco perguntas sobre as preferências de produto.
Enquanto você coleta ativamente dados sobre o seu comprador ideal, ele recebe o desconto ao concluir o questionário. É uma situação em que todos ganham!
Mas os quizzes online não são a única maneira de atrair clientes.
Existem diversos outros meios, como infográficos, apresentações de slides, jogos, transmissões ao vivo, vídeos, áudio e muito mais.
Resumindo: o marketing interativo rompe o status quo e convida o seu público a se envolver com sua marca em troca de algo de valor.
O que torna o marketing interativo especial?
O marketing interativo é especial porque não há limites para o que você pode fazer.
Com uma equipe criativa, você pode tornar quase todas as campanhas de marketing tradicionais em uma experiência que ajuda a destacar sua marca.
O envolvimento do cliente é muito importante e as empresas que adotam uma abordagem interativa muitas vezes veem um nível significativamente mais elevado.
Por quê? Você está orientando o cliente por meio de ações que quer que execute, em vez de esperar que ele faça isso por conta própria.
Marcas que são capazes de criar esses tipos de campanhas interativas também costumam ter muito mais seguidores fiéis.
A razão por trás disso pode variar, mas o consenso geral é que campanhas de marketing memoráveis ficam com os consumidores por mais tempo, o que facilita lembrar o nome da empresa ao procurar um determinado produto ou serviço.
Os 11 melhores exemplos de marketing interativo
Agora que você já sabe o básico do que é marketing interativo e os benefícios de trabalhar com ele, vamos nos aprofundar com alguns exemplos de empresas que estão executando-o corretamente.
Aqui estão 11 exemplos favoritos de marketing interativo da nossa equipe da Rock Content.
1. Experiência musical interativa — Clash Up by Eko
Dar ao público uma maneira de brincar com música ou recursos multimídia é quase sempre um sucesso.
A razão disso é que ele oferece aos indivíduos uma maneira de passar o tempo sendo criativos, o que, por sua vez, cria melhor reconhecimento da marca.
Nós adoramos como o Clash Up by Eko lançou uma página interativa permitindo aos usuários criarem mixagens de diferentes artistas, de vários gêneros, em uma única faixa.
Não foi apenas uma excelente promoção para as suas várias séries multimídia, mas também deu um reconhecimento adicional aos artistas que estavam utilizando a experiência interativa.
2. Realidade virtual — Santa Sleigh Ride da Coca-Cola
Quem disse que as experiências interativas estão limitadas apenas ao acesso à web?
A Coca-Cola já é um nome conhecido, mas eles começaram a entreter famílias durante a temporada de férias de 2015, oferecendo um passeio de trenó interativo com o bom velhinho.
O público pôde acessar o conteúdo usando um dispositivo Oculus, um headset que permite que os usuários vejam muito dos conteúdos de realidade virtual.
A coisa toda foi um sucesso — tanto para a marca de refrigerantes quanto para a Oculus.
O melhor de tudo foi que a ação foi memorável para aqueles que participaram e provavelmente pegarão uma lata de Coca na próxima vez que precisarem matar a sede.
3. QR codes em locais públicos — L’Oréal Mobile Taxi Shops
Quando se trata de marketing interativo, o QR Code é um dos métodos mais simples e eficazes de usar.
A L’Oréal arriscou ao criar uma experiência chamada Mobile Taxi Shops. Eles adicionaram QR Codes especificamente no interior dos táxis de grandes cidades.
Quando um consumidor escaneava o código com um smartphone, ele era levado a uma página de download de um aplicativo de e-commerce.
A marca obteve enormes resultados que levaram à expansão de uma campanha de marketing semelhante em outras áreas de alto tráfego.
4. Chatbot — Alexa
É difícil imaginar a Alexa da Amazon como um chatbot, mas isso é o que ela é essencialmente para a mega varejista on-line.
Quando um cliente faz uma pergunta sobre um produto específico, ela oferece conselhos e opções para comprar aquele item com comandos de voz.
Esse é um bom exemplo de como o marketing interativo está se tornando uma parte envolvente de nossa vida cotidiana.
O que começou como uma forma de aumentar as vendas para a Amazon, agora é parte integrante de como administramos nossas casas, nos mantemos organizados e nos envolvemos com a inteligência artificial em todas as interações cotidianas.
5. Evento virtual — Retomada da NBA durante o lockdown
Para muitas empresas, a pandemia foi um grande catalisador para o envolvimento em eventos virtuais.
No entanto, a forma como o basquete profissional fez isso foi um excelente exemplo de como dar aos clientes-alvo uma experiência interativa e, ao mesmo tempo, manter a marca viva.
Utilizando a plataforma Microsoft Teams, eles foram capazes de oferecer aos fãs uma maneira de assistir aos jogos da NBA ao vivo enquanto eles aconteciam.
Em troca, imagens ao vivo da webcam dos torcedores foram transmitidas nas arquibancadas para dar aos jogadores a sensação de jogar na frente de uma multidão real.
Durante um momento complexo que poderia ter dificultado a interação com seus times favoritos, os fãs tiveram uma experiência interativa memorável.
6. Ebook interativo — Think City da IBM
Ler um relatório de uma empresa de tecnologia pode ser algo difícil.
Na verdade, mesmo aqueles que realmente gostam dessas coisas, às vezes ficam um pouco entediados.
É por isso que o Think City da IBM é um exemplo incrível de conteúdo interativo.
Usando animações e um caminho interativo, o público pode selecionar diferentes setores clicando nos prédios ilustrados.
Nesses caminhos, existem milhares de informações excelentes sobre como a empresa está ajudando a tornar esses nichos um lugar melhor.
É uma maneira muito legal de pegar o que poderia ser um simples ebook em texto e transformá-lo em algo a mais.
7. Treinamento — Canva’s Design School
Sempre há algo que o seu cliente-alvo adoraria experimentar usando o seu produto, mas ele simplesmente não tem certeza de como chegar lá.
O Canva tem feito um excelente trabalho ao combinar marketing interativo com uma abordagem educativa por meio de sua Design School.
Com diversos cursos diferentes, a empresa oferece treinamento de design gráfico gratuito para todos os que desejam aprender.
Além disso, eles deixam claro que as técnicas não se destinam apenas ao uso em sua plataforma. Em vez disso, eles se aplicam a todo o meio.
No entanto, eles oferecem incentivos para aqueles que preferem usar sua ferramenta para facilitar.
Essa é uma ótima combinação realmente memorável para a maioria das buyer personas.
8. Experiência interativa personalizada — MyHeritage’s Deep Nostalgia
Todos nós temos alguém em nossas vidas de quem sentimos muita falta — seja um pai, avô, amigo, ou quem quer que seja importante para nós.
O MyHeritage pegou este conceito unificador e o transformou em uma fantástica experiência de marketing interativo.
Os usuários são incentivados a criar uma conta e fazer upload de fotos de seus entes queridos.
Em troca, a imagem fica animada.
Para aqueles que podem estar há décadas sem ver um ente querido em forma de vídeo, essa pode ser uma experiência muito comovente e memorável.
9. Show interativo — Pokémon Day com Post Malone
O que acontece quando você combina uma das maiores marcas de animação do mundo com uma estrela internacional da música?
A equipe do Pokémon fez exatamente isso ao criar um show interativo especial para promover o seu vigésimo quinto aniversário.
No entanto, esse não foi apenas o lançamento de um vídeo.
Houve todo um evento de transmissão ao vivo com o cantor como personagem de desenho animado, enquanto outros famosos monstros digitais da marca agraciavam a tela.
Para as crianças e aqueles que estão prontos para relembrar uma grande parte de sua infância, esse foi um evento imperdível.
10. Sugestões de produtos personalizados — Quiz interativo do Yummly
Para ajudar os usuários a encontrar as receitas certeiras com base no gosto pessoal, o site de comida criou um quiz interativo.
Os participantes têm a opção de selecionar seus tipos de culinária favoritos e, em seguida, responder a uma série de perguntas.
Depois, ele gera uma lista com os melhores resultados da plataforma de receitas que certamente irão agradar os paladares.
Claro, o melhor aspecto de tudo isso é que o Yummly não tem apenas algumas opções.
Eles realmente mergulham fundo nas sugestões que vão muito além dos pratos tradicionais e nível de habilidade culinária para oferecer aos usuários uma combinação que com certeza vão adorar.
11. Infográficos interativos — Ion by Rock Content
Claro, temos que mencionar nosso próprio Ion by Rock Content nesta lista.
Não estamos dizendo que somos tendenciosos, mas particularmente amamos como essa parte de nossa equipe é capaz de criar infográficos incríveis que incluem elementos interativos para melhor engajamento.
Desde itens básicos como cronogramas a elementos que incluem vídeo, quizzes e muito mais, as páginas de infográfico estão longe de ser chatas.
E são uma ótima maneira de garantir que as informações mais importantes de uma marca sejam claras e concisas.
Conclusão: esses exemplos de marketing interativo inspiraram você?
Como você pôde verificar, o conteúdo interativo é uma excelente opção para garantir que as suas campanhas de marketing se destaquem das demais.
Quer você o esteja usando para testar seu público para melhorar o reconhecimento da marca ou apenas para sair na frente da concorrência, dar aos usuários algo para se envolver é uma forma infalível de obter bons resultados.
Quer uma ajuda adicional para fazer isso?
Então, confira o nosso guia completo sobre conteúdo interativo para levar a sua estratégia de marketing para o próximo nível!
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