Muito se fala hoje sobre ações para reforçar a sustentabilidade. Empresas cada vez mais entendem a necessidade de implementar estratégias favoráveis ao meio ambiente, até mesmo como uma maneira de otimizar sua imagem e reputação. Contudo, é importante destacar que há um requisito muito importante para o sucesso dessas táticas: o planejamento de marketing.
O planejamento de marketing é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio, tanto em termos ambientais quanto em termos de continuidade no mercado. Por isso, é fundamental entender como dar os passos cruciais na estruturação do plano para posicionar melhor sua marca.
Saiba mais sobre esse assunto e sobre a relação entre plano de marketing e sustentabilidade nos próximos tópicos.
Neste conteúdo, veremos:
O que é o planejamento de marketing?
O planejamento de marketing é a organização das táticas, estratégias e abordagens de marketing que considera as limitações e restrições. Estipula ações para alcançar determinados objetivos, de acordo com as preferências do público-alvo que a empresa deseja atingir.
É como um documento principal para mapear todas suas táticas de marketing. É como um roteiro com o que há de mais relevante.
O planejamento é uma forma de adaptar o marketing e a comunicação às metas principais da companhia. Alinha as ações para assegurar que o time esteja caminhando na direção certa. Da mesma forma, controla todo o processo de comunicação e de apresentação da empresa no mercado.
Um plano de marketing serve claramente para padronizar as ações. Se uma equipe deseja evitar que seus membros apontem para direções distintas e percam tempo pensando no que fazer, um planejamento já permite criar um atalho. Da mesma forma, funciona como um documento intermediário que serve para alinhamento da equipe e para tornar as discussões mais produtivas (afinal, sempre haverá uma referência).
Projetos e campanhas
Um dos pontos é a organização de projetos para o setor. Esses projetos estruturam as ações de forma similar a um processo organizado e metódico que visa gerar um produto.
Ou seja, envolve um conjunto de fatores: pessoas, restrições, riscos, recursos, stakeholders, prazos, público-alvo, canais, orçamento, etc. Nesse caso, o plano atende a campanhas, divulgação de produtos/serviços ou estratégias específicas.
Em termos específicos, o plano de marketing aborda:
quais serão as estratégias no offline e no ambiente digital;como serão as abordagens em redes sociais, em emails;como será a estratégia para criar conteúdo em blogs;define o teto de custos para cada ação, o que inclui a produção dos materiais e do conteúdo, contratações e compras de recursos;define também quando cada ação será realizada.
Pontos mais gerais
Da mesma forma, o documento toca em aspectos mais profundos e gerais (que não necessariamente são exclusivos a uma campanha ou projeto), como a definição da identidade da marca, do branding, do tom de voz da comunicação e do posicionamento.
Trata de missão, valores e regras. Organiza o fluxo de comunicação com os clientes. Entre outras questões.
O público-alvo e a persona são uma parte crucial do planejamento. Eles estão descritos lá para guiar a equipe em direcionamentos específicos de comunicação.
Os estudos realizados sobre o público devem ajudar a montar essa parte, de modo a cooperar com as estratégias.
Controle de riscos
Outro aspecto envolvido na criação do plano é o controle dos riscos dos projetos e campanhas. Além disso, as métricas principais estão descritas nesse documento para ajudar na administração dos resultados e no controle das metas.
Qual é a importância do planejamento de marketing?
Vamos agora dialogar sobre a importância do planejamento de marketing.
Auxílio na definição de metas e de objetivos
Evidentemente, é mais fácil atingir metas e objetivos quando se tem um planejamento robusto. Afinal, é possível saber o que se deseja alcançar e as ações necessárias para chegar ao propósito estipulado.
O plano quebra o problema em etapas e oferece as ferramentas necessárias para o time saber como atingir o alvo.
Isso porque o ato de planejar o marketing possibilita entender melhor até as limitações para cada meta e saber sua viabilidade. Em vez de perder tempo com objetivos inalcançáveis ou pouco interessantes, a empresa empreende sua energia para o que realmente é crucial.
Vantagem competitiva
Outro benefício é o aumento da vantagem competitiva. Uma vez que a marca organiza melhor seus esforços para alcançar os sonhos e tem uma missão clara, pode se destacar no mercado.
A identidade e o branding também ajudam nessa questão. Por outro lado, o conhecimento aprofundado sobre os clientes permite que a empresa alcance o coração do cliente como nenhuma outra empresa.
O posicionamento da marca está relacionado com essa vantagem. Como a companhia sabe bem como se posicionar com relação a concorrentes, ela consegue vender exatamente uma imagem específica para a mente dos consumidores.
Aumento da reputação
Outro ponto que merece atenção é a melhoria da reputação da marca. Com o plano de marketing, é possível equilibrar a gestão dos projetos do setor (com as preocupações comuns que citamos) com o cuidado com a forma como a empresa está sendo percebida.
Isso está relacionado com o que foi falado no subtópico anterior: o posicionamento, a gestão da identidade e do branding.
O plano permite a reestruturação das ações de acordo com o que a organização coleta de feedback, por exemplo. Possibilita tomar decisões de forma mais preparada para atender com crises de imagem também. Sobretudo, favorece uma coesão da imagem que é crucial melhorar a reputação.
Previsibilidade das ações e dos resultados
Outro ponto positivo é a previsibilidade das ações. A empresa consegue prever oportunidades, ameaças, riscos e resultados positivos.
Da mesma forma, é viável saber o que será feito no futuro, uma vez que há um esquema e um roteiro. A equipe não é pega de surpresa e não precisa improvisar o tempo todo: é só agir de acordo com o que foi pensado com muito cuidado.
De que forma o planejamento de marketing é fundamental para garantir a sustentabilidade?
Como falamos anteriormente, a sustentabilidade é um ponto essencial para marcas hoje. Para assegurar essa questão de uma forma consistente, o planejamento de marketing ajuda.
Primeiramente, o plano auxilia na criação de uma estratégia sólida de sustentabilidade, que não se limite apenas a ações isoladas. Assim, torna a sustentabilidade parte da bandeira principal da empresa, com um conjunto de abordagens que dialogam e se complementam.
O planejamento também reforça o branding, para, além das ações propriamente ditas, enviar a mensagem certa. Ajuda a posicionar a companhia como amigável ao meio ambiente, com estratégias de comunicação que evidenciam isso de forma honesta e clara.
Por outro lado, planejar é importante para estratégias específicas e campanhas consolidadas. Com análises bem-feitas, é possível organizar melhor esses projetos.
Como já falamos, se a sustentabilidade é uma meta, o plano vai fornecer um caminho seguro para que a empresa alcance essa meta. Permite levantar de forma precisa os problemas existentes para correção e entender de forma ampla como o marketing auxilia nesse quesito.
Quais benefícios a sustentabilidade pode trazer para a empresa?
Vamos explorar os pontos positivos para entender por que o planejamento de marketing é fundamental para garantir a sustentabilidade.
Destaque no mercado
Uma empresa que pensa na sustentabilidade consegue se destacar no mercado diante de seus concorrentes e dos seus clientes.
Essa empresa fala especificamente com um público que foca nesses princípios, sem intermediários. Além disso, é uma maneira de enviar uma mensagem importante a todos no mercado, o que destaca o emissor.
Valorização da marca
Por outro lado, o investimento em pautas éticas como essa valoriza a sua marca. A companhia começa a oferecer maior valor para seus clientes além dos produtos/serviços.
Oportunidades de negócio
Empresas que focam na sustentabilidade conseguem vender mais e vender melhor. Mais pessoas se interessarão por suas propostas, já que percebem o alinhamento com relação a essa questão de extrema importância.
Como construir um plano de marketing eficaz?
Veremos agora algumas ações importantes para construir um plano de marketing do zero e incluir a sustentabilidade nas metas do seu time.
Conheça seu mercado
Para saber como se estabelecer em um mercado, é necessário entender como ele está agora. Assim, estude a concorrência, as oportunidades e os riscos do seu mercado para traçar um esquema de como pensar a comunicação.
Entenda o seu cliente
Outro ponto fundamental é entender o seu cliente. Faça uma pesquisa com os seus clientes já existentes para entender suas características e saber suas preferências, hábitos e necessidades.
Entenda também a jornada do seu consumidor. Assim, com uma visão ampla acerca de sua persona, o plano vai se tornar um guia ideal para suas ações de marketing.
Defina os objetivos e KPIs
Também vale mencionar a definição de objetivos e indicadores para otimizar seu planejamento. Os objetivos auxiliam na determinação de onde você quer chegar.
Os indicadores vão ajudar a controlar as metas e definir como elas serão alcançadas. É preciso selecionar as métricas-chave que fazem mais sentido no contexto de sua empresa, bem como definir muito bem o tempo em que elas serão medidas.
Você pode separar, inclusive, as métricas para cada subprojeto e campanha: como as metas para email marketing, métricas para o blog, métricas para a publicidade em rádio/TV etc.
Estabeleça orçamento, prazos e pessoal
A seção dos prazos, custos e do pessoal é fundamental em um plano de marketing, como já vimos. Essa parte é fundamental para as campanhas e os projetos.
Por isso, não deixe de analisar essas questões sobre cada ação e tática. A gestão deve estipular de forma bem clara quem é o responsável por cada ação e qual é o prazo.
Da mesma forma, cada estratégia deve ter um orçamento claro. É interessante pensar em ações por determinados períodos para facilitar: plano por trimestre, por semestre ou mês.
Monitore resultados e faça ajustes
Uma etapa que não pode faltar no planejamento é o momento de alterá-lo. É preciso acompanhar os resultados com os indicadores e coletar os feedbacks para entender como ajustar e reestruturar o plano, de acordo com uma nova visão.
Isso deve ser feito constantemente, já que um planejamento rígido demais e inflexível não atende a novas demandas e se torna prejudicial.
Inclua a sustentabilidade
Já que estamos falando de sustentabilidade, é importante que o seu plano pense essa questão. Para incluir essa preocupação, torna-se necessário seguir as etapas que mencionamos: estudar as ações do mercado, entender o alvo das ações, criar coesão, planejar as campanhas e suas restrições.
Como vimos, o planejamento de marketing é fundamental para garantir a sustentabilidade.
Com a estruturação em um documento que funciona como um grande roteiro, a empresa consegue transmitir uma mensagem consistente e honesta sobre sua preocupação com valores éticos.
Os resultados disso são a natural adesão dos clientes e o aumento da lucratividade.
Gostou do conteúdo? Aproveite então para entender o que é indústria sustentável e como suas ações geram impactos positivos na sociedade.
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