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Saiba qual é o momento certo de contratar uma agência de marketing
15 de setembro de 2021

Marketing é uma das atividades centrais de um negócio. Essa área é responsável por entregar valor da empresa para o mercado e conectá-la aos seus públicos. Mas, para que isso aconteça, as empresas devem dedicar esforços e investimentos que muitas vezes não são possíveis.

Em muitos casos, falta equipe, falta verba, falta tempo, especialmente em pequenas e até médias empresas. Assim, o marketing não consegue desenvolver suas atividades com qualidade, o que afeta o desempenho do negócio. É nesse contexto, então, que uma agência de marketing mostra a sua importância para gerar resultados.

Neste artigo, explicamos o que é uma agência de marketing, como ela pode ajudar o seu negócio e quando é necessário terceirizar os serviços de marketing com um parceiro. Quer saber mais? Então, acompanhe:

O que é uma agência de marketing?

Agência de marketing é uma empresa responsável por gerenciar as atividades de marketing dos seus clientes, com o objetivo de atrair consumidores, aumentar as vendas, fortalecer o branding e gerar valor para o mercado.

Agências de marketing muitas vezes se confundem com agências de publicidade. Porém, sua abrangência é maior.

Uma agência de publicidade trata de promover marcas e produtos em veículos de mídia, como sites, redes sociais, buscadores, TV, jornais, revistas e muitos outros. A agência de marketing, por sua vez, abrange os 4 Ps do Marketing — Preço, Produto, Praça e Promoção — e todas as atividades de planejamento, execução e monitoramento que eles envolvem.

A publicidade faz parte da Promoção, mas a agência também pode trabalhar com formatação de preços, gestão de produtos e definição de canais de vendas, entre outros serviços que a complexidade do marketing hoje envolve. Quando isso acontece, chamamos a agência de full service. Ou seja, ela tem expertise e equipe para gerenciar todas as estratégias de marketing, tanto online quanto offline.

Porém, nem toda agência de marketing realiza todas essas atividades. Muitas vezes, elas se especializam em alguma área do marketing, como:

Marketing DigitalInbound MarketingMarketing de ConteúdoEndomarketingTrade MarketingMarketing de Produto

Quais serviços uma agência de marketing oferece?

Agora, vamos entender melhor quais serviços uma agência de marketing oferece. Perceba que as atividades vão muito além de apenas criar anúncios ou perfis nas redes sociais. Essas atividades são importantes, mas são somente uma parte do que a agência faz. Confira:

Planejamento de marketing

Uma agência de marketing não trabalha apenas com a execução de campanhas. É preciso, antes de qualquer estratégia, planejar. Isso significa analisar dados, traçar objetivos e metas, definir indicadores, estabelecer prazos e construir estratégias para alcançar os resultados.

Por isso, planejamento de marketing é uma das principais atividades da agência, já que estrutura as estratégias e define os melhores caminhos. O planejamento envolve pesquisa de mercado, diagnóstico da empresa e projeção de cenários para definir as estratégias com mais confiança.

Segmentação de mercado

No planejamento de marketing, a segmentação de mercado é uma atividade essencial. A partir da pesquisa e análise de mercado, a agência pode segmentar os públicos, de acordo com características e interesses em comum, e definir o público-alvo da empresa.

É com foco no público-alvo, então, que as estratégias e campanhas são desenvolvidas. Dessa maneira, elas ganham mais precisão e eficiência, em vez de mirar em um público muito amplo e genérico.

Definição de posicionamento

Ainda no planejamento de marketing, outra atividade importante é a definição do posicionamento da marca diante do público-alvo. Em um mesmo mercado, por exemplo, uma marca pode se posicionar como popular, enquanto outra se posiciona como exclusiva.

A pesquisa de mercado analisa, além de outros dados, as estratégias dos concorrentes e como eles se posicionam para atender seus públicos. Então, essas informações ajudam a definir como a empresa deve se posicionar para o seu público-alvo, a fim de se diferenciar da concorrência e conquistar um espaço único na mente dos consumidores.

Criação e gestão de campanhas

Com a definição do público-alvo e o posicionamento de mercado, é possível desenvolver campanhas de marketing mais eficientes. É a partir dessas definições, aliás, que são definidas as estratégias dos 4 Ps do Marketing para cada público-alvo da empresa.

No P de Promoção, a agência pode desenvolver campanhas contínuas para promover a marca, mas também campanhas pontuais, como no caso de um lançamento de produto ou de datas promocionais (Black Friday, Dia das Mães, Natal etc.).

Captação de leads e clientes

A agência de marketing deve ter um alinhamento com a área comercial da empresa. Afinal, o marketing tem o papel de gerar oportunidades para a área de vendas e melhorar os resultados financeiros da empresa.

Por isso, os serviços da agência envolvem também a captação de leads e clientes para a empresa, que tragam resultados em vendas. Landing pages, formulários de cadastro, abordagens em eventos e ligações, por exemplo, podem ser usadas para converter visitantes em leads B2B, enquanto anúncios online podem gerar vendas para um e-commerce B2C.

Relacionamento com cliente

Relacionamento com cliente é uma área essencial do marketing atual, que não se limita mais a uma abordagem comercial. As marcas devem estreitar as relações com os consumidores para ganhar a sua confiança e agregar mais valor à sua vida.

Por isso, as agências de marketing também podem oferecer serviços de interação com os consumidores e gestão de comunidades. Dessa forma, a relação com o consumidor se torna mais relevante, não apenas comercial.

Formatação de preços e markup

Nos 4 Ps do Marketing, existe o P de Preço, que também pode fazer parte dos serviços de uma agência de marketing.

A precificação é uma decisão da empresa, claro, mas a agência pode orientar sobre como formatar o preço e a margem de lucro dos produtos em alinhamento com o posicionamento de mercado. Afinal, definir que um produto seja mais caro ou mais barato em relação à concorrência é também uma forma de se posicionar para o público-alvo.

Design e desenvolvimento

Uma agência de marketing precisa do trabalho de designers e desenvolvedores para criar as peças de marketing nas mais diversas estratégias.

Cartões de visitas, folders, outdoors, layout de sites, cards de redes sociais, anúncios de mídia display — tudo isso precisa de design. Sites, blogs, landing pages, aplicativos, softwares e outras mídias também precisam de desenvolvimento e programação.

Monitoramento de métricas

Os serviços da agência de marketing não terminam na execução de uma campanha. A equipe também precisa monitorar as métricas de campanhas para saber se está no caminho certo e fazer os ajustes para alcançar os objetivos.

Depois de executar as estratégias, também é seu papel apresentar relatórios com os resultados que gerou e como favoreceu o negócio como um todo. Dessa forma, a empresa pode atestar o valor do marketing e, é claro, do trabalho da agência.

Por que contratar uma agência de marketing?

Mas, afinal, por que vale a pena contratar uma agência de marketing para a sua empresa? Vamos ver agora os principais benefícios dessa parceria:

Serviço especializado

Uma agência de marketing oferece serviços especializados com equipes completas. Os profissionais são especialistas nas suas áreas de atuação — conteúdo, performance, SEO, análise de dados, design, desenvolvimento web e muitas outras. Eles têm conhecimento, experiência e estão sempre atualizados sobre as melhores práticas e últimas tendências.

Você já imaginou se tivesse que montar uma equipe completa com todas essas especialidades? Dificilmente uma pequena ou até média empresa conseguiria fazer isso. E esse é um dos grandes benefícios de uma agência de marketing.

Conhecimento de mercado

O marketing pode ser entendido como a ciência do mercado. Uma agência de marketing, portanto, entende do mercado. Ela deve estar sempre com os olhos para fora, a fim de entender as tendências, os comportamentos dos consumidores e os movimentos dos concorrentes.

Com conhecimento e experiência no mercado, a agência pode orientar a sua empresa para aproveitar as oportunidades, criar as melhores estratégias e trazer os melhores resultados. Os clientes, por outro lado, tendem a estar mais voltados para dentro, para as suas operações, o que pode dificultar essa visão mercadológica.

Crescimento da empresa

O trabalho de uma agência de marketing deve ser focado em resultados. É seu papel contribuir para o cliente alcançar seus objetivos estratégicos e metas de vendas e faturamento. Todos os esforços são dedicados para o crescimento da empresa.

É claro que uma equipe interna de marketing também teria esse objetivo. Porém, quando os profissionais estão sobrecarregados ou não têm expertise com as estratégias, os resultados acabam não vindo. Por isso, contratar uma agência de marketing tem mais chances de contribuir para o crescimento do negócio.

Melhor gerenciamento 

Ter uma equipe interna de marketing também pode sobrecarregar a gestão do negócio. Enquanto deveria se dedicar ao seu core business, a empresa acaba investindo tempo e dinheiro em uma área que não é a sua especialidade.

Então, ao contratar uma agência de marketing, os serviços são terceirizados para profissionais que entendem do assunto e entregam mais eficiência. Enquanto isso, a empresa pode gerenciar melhor o negócio e suas atividades.

Qual é o momento certo para contratar uma agência de marketing?

Contratar uma agência de marketing é uma decisão importante, que precisa ser tomada com cautela. Por isso, avalie bem a situação e as necessidades do seu negócio antes de procurar por uma agência.

Geralmente, a necessidade de contratar uma agência de marketing fica evidente quando os resultados não estão aparecendo. Você precisa divulgar o negócio, atrair clientes, estimular as vendas, mas a sua equipe não está dando conta? Esse pode ser o momento certo de contratar uma agência.

Dificilmente você vai conseguir montar uma equipe interna completa, com todas as especialidades do marketing que os profissionais de uma agência oferecem. Internalizar o marketing exige também investimentos em ferramentas e treinamentos, que talvez o seu negócio não consiga realizar. Mesmo que a equipe seja extremamente competente, essas dificuldades podem afetar os resultados.

Além disso, diante de tantos desafios que o marketing atual apresenta, a empresa pode ficar perdida. São tantos canais, tantas estratégias e tantas novidades surgindo, que a equipe pode ficar sem saber quais estratégias adotar para ter os melhores resultados. Nesse momento, uma agência também pode ajudar a estabelecer prioridades e definir as melhores estratégias.

Mas o momento certo de contratar uma agência de marketing também tem a ver com o nível de maturidade da sua empresa sobre o marketing. Trabalhar com um parceiro não significa entregar todas as atividades do marketing a ele. Afinal, um bom trabalho se dá quando há uma interlocução positiva entre agência e cliente.

Portanto, a sua equipe deve ter maturidade e conhecimento em marketing para compreender as propostas da agência, monitorar as atividades e colaborar com informações. Com essa integração e compreensão mútua, os serviços da agência tendem a trazer muito mais resultados.

Como escolher uma boa agência de marketing?

Se você entendeu que esse é o momento certo para contratar uma agência de marketing, é importante saber fazer a melhor escolha. Afinal, é uma parceria determinante para o sucesso do seu negócio. Então, você precisa escolher um parceiro de confiança.

Primeiramente, faça um diagnóstico da sua empresa e das suas necessidades. Pode ser que você precise de serviços completos de marketing. Talvez você queira solicitar apenas uma campanha pontual de Black Friday. Ou talvez você já tenha uma área de marketing bem estruturada, mas precisa potencializar sua presença digital.

Identificar quais são as suas demandas é importante para encontrar uma agência que possa resolvê-las com excelência. Se você precisa apenas de serviços de redes sociais, por exemplo, pode ser mais interessante procurar uma agência de social media ou que apresente bons cases nessa área.

Depois, analise o perfil da agência de marketing para saber se ela consegue atender suas demandas. Entenda quais serviços ela oferece, com quais mercados já trabalhou, quais são as suas especialidades. Mesmo que seja uma agência full service, é comum que ela tenha expertise em algum nicho de mercado ou alguma estratégia de marketing.

Além disso, investigue o histórico e a reputação da agência. Informe-se sobre os cases, leia depoimentos na internet, procure falar com clientes atuais e antigos. Muitas vezes, os relatos de funcionários ou ex-funcionários da agência na web também ajudam a entender se os valores da agência são alinhados aos da sua empresa.

Por fim, avalie também o seu orçamento. Tome cuidado para não fazer uma escolha apenas pelo preço e contratar a agência mais barata (que pode se mostrar cara se não tiver qualidade…). Mas também não deixe de avaliar quanto você pode investir por mês, para que a contratação caiba no seu caixa e não afete a saúde financeira da empresa.

Uma agência de marketing pode ser a grande parceira da sua empresa. Com um olhar estratégico e especializado, os profissionais da agência são capacitados para guiar o seu negócio no alcance dos seus objetivos. Mas é preciso conhecer bem o seu parceiro antes de fechar negócio.

Agora, se você quer uma parceria de qualidade e confiança, saiba que a Rock Content pode ajudar o seu negócio a alcançar seus objetivos. Temos uma equipe especializada em marketing para pensar nas melhores estratégias com foco em resultados para a sua empresa.Entre em contato agora com um dos nossos consultores para saber o que podemos fazer pelo seu negócio. Preencha o formulário e aguarde nosso contato!

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