E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

StreamYard: aprenda neste guia como fazer suas lives
23 de agosto de 2021

O StreamYard é um software de produção de conteúdo ao vivo que permite criar transmissões profissionais de forma fácil e intuitiva, pois não requer o download do sistema e ainda possibilita a conexão direta e simultânea com até oito contas em plataformas de streaming e redes sociais, como o Facebook, Twitch, Periscope, YouTube ou LinkedIn.

Com o isolamento social e o aumento de consumo de conteúdos ao vivo, seja por meio de ferramentas incorporadas às redes sociais, seja por meio de softwares especializados como o StreamYard, as empresas perceberam a importância de criar lives para demonstrar produtos, descrever processos ou potencializar o engajamento do público com a sua marca.

Além disso, a virtualização das rotinas de trabalho exige que as pessoas saibam como usar ferramentas para a criação de apresentações ou reuniões. Já que o teletrabalho é uma tendência que permanecerá mesmo com o fim da pandemia, você também deve saber como usar essa ferramenta e todos os seus recursos disponíveis. Veja neste artigo:

O que é o StreamYard? 

Conforme falamos, o StreamYard é um software de streaming em nuvem, usado na criação de transmissões ao vivo a partir de um navegador. Isso torna a ferramenta muito versátil e flexível, pois exige apenas um navegador compatível, seja em desktop, seja em dispositivos móveis, e o login do usuário, que pode ser realizado de forma integrada com qualquer conta do Facebook, Twitch, Periscope, YouTube ou LinkedIn.

Com o StreamYard, é possível produzir lives, conduzir entrevistas e webinars, fazer shows e qualquer outro conteúdo em tempo real. A ferramenta permite a plena interação entre o interlocutor e a sua audiência, o que é extremamente eficiente em estratégias de Marketing Digital.

As transmissões são feitas diretamente em plataformas de streaming ou em redes sociais, o que aumenta ainda mais as chances de engajamento com a audiência, que já reconhece a marca e sabe o que esperar de conteúdos produzidos no canal.

Como o StreamYard funciona? 

O StreamYard não exige requisitos de sistema robustos, principalmente porque opera em nuvem. Basta que o usuário utilize um computador ou algum dispositivo móvel que tenha um navegador compatível com a ferramenta (o Chrome ou o Firefox em versões atualizadas são os mais indicados), conectado à Internet e equipado com uma webcam e um microfone.

Nenhuma versão específica da ferramenta é requerida para Windows. Já no Mac, o usuário deve usar o StreamYard a partir do Safari. A configuração da plataforma é bem intuitiva, nos próximos tópicos, explicaremos as etapas com mais detalhes.

Por que produzir conteúdos ao vivo? 

O conteúdo ao vivo é uma forma de comunicação envolvente que permite abordar informações sobre produtos e processos de forma mais direta e clara, mesmo que o assunto exija mais atenção ou seja mais complexo. O formato aumenta o interesse do público pela marca, permite uma participação ativa dos usuários, seja por meio de comentários, seja por meio de respostas diretas em chats ou em enquetes.

Além disso, esse tipo de conteúdo tem um compartilhamento fácil e, por isso, maior potencial para se tornar viral. Isso aumenta a visibilidade da marca e a possibilidade de conversões.

Com uma ferramenta de apresentação e compartilhamento de tela, o usuário pode exibir informações que seriam de difícil compreensão sem o auxílio de uma ferramenta de visualização de dados, como gráficos e tabelas.

Outra vantagem da produção de conteúdos ao vivo é a possibilidade do usuário “ler” as informações intrínsecas na linguagem corporal do interlocutor, o que desperta sentimentos como empatia e gera uma abertura maior do público quanto ao assunto apresentado.

Além de entender o que o palestrante ou apresentador tem a dizer, o público também consegue ser ouvido e pode apresentar feedbacks e insights em tempo real. Isso ajuda a abordar o assunto com mais profundidade ou a compreender os interesses, problemas e anseios dos usuários que participam do evento.

Com dados sobre o comportamento do público e feedbacks, a empresa consegue desenvolver estratégias mais eficientes e adequadas para leads ao longo das próximas etapas da jornada de conhecimento da marca.

Quais são os recursos disponíveis no StreamYard? 

Veja alguns recursos que permitem ao StreamYard ser reconhecido como uma grande ferramenta de produção de conteúdo ao vivo, embora alguns deles estejam disponíveis apenas nos planos premium da ferramenta.

Gravação de conteúdo

Além da transmissão ao vivo, o StreamYard permite a gravação do conteúdo. Isso simplifica o processo de download de arquivos de áudio e vídeo. Assim, é possível reaproveitar o vídeo e retransmiti-lo como um curso, podcast ou até mesmo fazer a divulgação de frames para aumentar a taxa de visualização nas plataformas de streaming onde ele será incorporado.

Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de transmissão do conteúdo para grupos do LinkedIn e do Facebook, pois os usuários podem fazer o download diretamente por meio dessas plataformas.

Personalização de layout

A ferramenta permite a customização do layout, destacando o interlocutor e os participantes conforme a necessidade da apresentação e do modo mais conveniente para os usuários.

Assim como outras ferramentas de videoconferência, o StreamYard permite o compartilhamento de tela, seja para executar uma apresentação de slides, seja para mostrar outras informações na área de trabalho do apresentador. O usuário responsável também consegue fazer o reposicionamento do layout por meio da funcionalidade drag and drop (arrastar e soltar), alterando a ordem de posição entre ele e os seus convidados.

Multitransmissão

A multitransmissão, conforme o nome sugere, permite a transmissão do conteúdo para várias plataformas simultaneamente (com o limite de oito contas). Essa é uma funcionalidade bem interessante para gamers, que podem integrar o StreamYard ao Twitch, ao YouTube gaming e ao Facebook Gaming ao mesmo tempo, além de ser excelente para influencers que desejam aumentar a sua audiência em outros canais.

Análise de KPIs

Algumas métricas como tempo de exibição, taxa de interação ou tempo de retenção de público podem ser acompanhadas pelo usuário em tempo real. Isso é interessante porque o apresentador pode usar algumas estratégias conforme a reação das pessoas durante a live: propor sorteios, ou criar enquetes para aumentar o engajamento dos convidados.

CTAs na tela

O StreamYard também facilita a inserção de CTAs (Call To Action) diretamente na tela de transmissão. Assim, o apresentador terá a certeza de que o público verá todas as chamadas que direcionam os usuários para outras etapas do funil de conversões.

Chroma Key

O StreamYard permite que o usuário edite configurações de personalização na interface exibida para os espectadores, com sobreposições e adições de recursos visuais como banners, fotos, GIFs, vídeos e logomarcas, além dos botões de CTA como já mencionamos.

Edição dos detalhes da transmissão

O usuário pode editar os detalhes da sessão a qualquer momento, mesmo após entrar ao vivo, basta clicar no ícone da barra de edição. Além disso, é possível escolher outras plataformas para compartilhamento de conteúdo sem elas terem sido integradas antes da transmissão.

Adição de convidados

A plataforma permite convidar usuários por meio de um link, assim como é feito no Google Meet ou no Zoom. O link é compartilhável, ou seja, pode ser enviado por mensagens instantâneas ou pelo email. Assim que o usuário entra na transmissão, ele pode escolher um nome e as opções de exibição (ativar ou desativar a câmera e o microfone).

O compartilhamento de tela permite que qualquer usuário exiba informações em seu dispositivo, mesmo que ele seja um convidado.

Depois de entrar na transmissão, é possível visualizar os comentários nas postagens segmentados por plataforma. A qualquer momento, o usuário pode deixar o stream, parar o microfone, a câmera, ou editar o nome de exibição na página.

Controle de participantes

A pessoa responsável pela apresentação controla o conteúdo e a participação dos demais usuários. Logo, é possível adicionar e remover participantes — basta clicar no avatar correspondente ao perfil e solicitar o desligamento do usuário da plataforma. A quantidade de pessoas na live é fornecida apenas para o apresentador, além disso, é possível manter dez usuários em modo de espera.

Chat privado

O chat privado permite enviar e receber mensagens sem que os outros usuários vejam, seja para um participante ativo, seja para alguém em modo de espera. O usuário também consegue enviar mensagens para os convidados que aguardam a participação na seção de espera. Esse é um ótimo recurso para manter os demais usuários atualizados sobre o que esperar quando ingressarem na live.

Comentários

É possível visualizar comentários em tempo real, assim como respondê-los ou exibi-los para todo o público quando eles forem pertinentes para a estratégia. Para saber a plataforma onde o comentário foi postado, os usuários precisam autorizar a ferramenta no início da transmissão.

Suporte

O StreamYard em uma função de suporte via chat vinculada a uma base de conhecimento com informações que respondem a várias perguntas em um primeiro momento. Caso o usuário ainda tenha problemas com a ferramenta, ele é direcionado para um chat e pode conversar com um membro da equipe de suporte.

A ferramenta também oferece atendimento por email. O usuário ainda pode participar de grupos de discussão sobre a plataforma no Facebook, Twitter, Instagram e Reddit.

Quais as diferenças entre a versão gratuita e as versões pagas da ferramenta? 

O plano StreamYard gratuito consegue atender adequadamente uma demanda básica de produção de conteúdo ao vivo. Conforme falamos, ele tem recursos bem semelhantes a outras ferramentas de videoconferência, como o Google Meet e o Zoom, embora tenha um limite de participação de apenas seis usuários na mesma tela.

Entretanto, o plano gratuito apresenta algumas limitações, como a quantidade de horas para transmissão de conteúdo (20 horas mensais) ou uma marca d’água que fica na tela durante as apresentações.

Já no plano básico do StreamYard, com o custo de 25 dólares mensais, o usuário não tem a limitação de horas nem a marca d’água, mas a quantidade de participantes possíveis ainda é pequena: apenas dez pessoas.

Já o plano profissional, que tem o valor de 49 dólares mensais, oferece todos os recursos descritos neste artigo, incluindo a possibilidade de gravação e o armazenamento de até oito horas de arquivos de áudio e vídeo em full HD (1080 pixels) além da transmissão multiplataforma (até oito contas).

Como usar o StreamYard para fazer lives?

Veja quais etapas seguir para fazer lives com o StreamYard.

1. Inscreva-se no StreamYard

O StreamYard tem um dos processos de registro mais simples se compararmos com outras ferramentas de produção de lives. Para começar a usar a plataforma, você deve se inscrever usando um endereço de email válido. Ao inserir a informação, um código de login é criado e enviado ao endereço informado para que o registro seja confirmado. O código fica disponível por quinze minutos.

Com isso, você não precisa inserir nome, endereço, informações de pagamento, criar um login ou senha. O objetivo é simplificar o processo e manter conformidade com as leis de proteção de dados pessoais — a ferramenta não armazena dados privados ou confidenciais, o que é uma grande vantagem em relação às demais opções, como Vimeo Livestream, XSplit ou Wirecast.

A cada processo de logout e login, um novo código será enviado pelo mesmo email fornecido no cadastro. Isso não será necessário ao fechar a janela, a menos que você limpe o cache ou os cookies de navegação. Entretanto, se outro membro da equipe precisar fazer o login, ele receberá um código que será enviado para o endereço de email cadastrado, e permanecerá conectado até fazer o logout.

2. Conecte o StreamYard aos perfis de mídia social onde o conteúdo será transmitido

Após se inscrever no StreamYard, você deve conectá-lo a cada canal de streaming ou perfil de rede social compatível com a ferramenta. Você pode conectar mais de uma conta simultaneamente ou grupos diferentes em um mesmo ponto de contato (grupos do Facebook, por exemplo). Para conectar cada canal ao StreamYard, você precisará de acesso ao perfil onde a transmissão será compartilhada.

3. Agende uma sessão

Assim que os canais estiverem conectados, você poderá agendar uma transmissão para uma data nos próximos 7 dias (esse é o prazo máximo permitido pelo Facebook). Para isso, acesse a opção “Broadcast” e clique em “Create Broadcast”.

Escolha os destinos para os quais deseja transmitir, clicando no ícone na parte superior das opções disponíveis. Enquanto no plano gratuito você terá apenas uma opção, no plano Básico é possível selecionar até três canais e no Profissional até oito contas simultaneamente.

Em seguida, insira um título e uma descrição para a transmissão. O título deve ser atraente e explicativo, de forma a permitir que os usuários saibam, a primeira vista, o que esperar do evento. Caso não tenha boas ideias em um primeiro momento, você poderá fazer edições nessas seções mais tarde.

Depois de escolher um horário para a sessão, você deve se certificar de aparecer nos primeiros 10 minutos após o horário agendado. Caso contrário, a transmissão será cancelada. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de testar todos os aspectos técnicos com antecedência.

No momento do agendamento, você também pode incluir uma imagem de destaque que será publicada juntamente a postagem. A imagem deve ter um tamanho máximo de 1280 x 720 pixels.

4. Transmissão ao vivo sem agendamento

A transmissão ao vivo sem agendamento é ainda mais simples que a agendada: basta escolher os canais em que a transmissão será exibida clicando no ícone na parte superior da página inicial. Em seguida, você deve inserir o título e a descrição da live, conforme orientamos anteriormente.

Quais os pontos fracos do StreamYard?

Segundo alguns usuários do StreamYard, uma dos maiores problemas da ferramenta é não ser compatível com o TikTok e com o Instagram, canais de mídia social de grande repercussão e engajamento, principalmente para criadores de conteúdo que lidam com um público mais jovem.

Outra desvantagem é a impossibilidade de personalização de gráficos, pois a ferramenta não permite a edição de cores ou a projeção das informações em outras ferramentas de edição, como o Photoshop. A documentação para o uso da ferramenta também não satisfaz completamente os usuários.

A qualidade do vídeo no StreamYard é similar à de outras plataformas, como o Zoom ou Skype. Entretanto, quando o usuário precisa criar vídeos com maior resolução, precisa ter uma conta premium.

Alguns usuários descrevem que os templates de banner e as possibilidades de design são limitadas. Assim, a ferramenta não favorece quando o assunto são as customizações, o que pode tornar o conteúdo semelhante ao de outros que optam pela mesma configuração.

Embora esse seja um grande problema para usuários mais autênticos, a própria equipe do StreamYard sugere que os usuários da plataforma compensem essa falta de opções de design com uma ferramenta de design de terceiros, como o Canva.

Uma reclamação comum e pertinente é a necessidade de conexão com a internet cabeada. Por Wi-Fi, a qualidade de transmissão pode ficar comprometida, sofrer atrasos e inviabilizar alguns recursos mais robustos da ferramenta.

Quais as alternativas disponíveis ao StreamYard?

Existem muitas opções viáveis e similares ao StreamYard para a produção de lives e outros tipos de transmissão de conteúdo ao vivo. Uma delas é o Vimeo Livestream. Embora ambas as ferramentas sejam web-based e com compatibilidade com canais de mídia social e de streaming, a tecnologia que sustenta cada plataforma é diferente: o StreamYard é mais simples e intuitivo.

Entretanto, o Livestream tem um software de switcher de vídeo chamado Livestream Studio, capaz de suportar várias edições de vídeo para uma produção altamente profissional, enquanto o StreamYard apresenta funcionalidades comuns, encontradas em outras ferramentas gratuitas.

Já o XSplit ultrapassa o StreamYard em vários aspectos: oferece ferramentas de criação de conteúdo intuitivas e extremamente eficientes, com capacidade de edição e de monetização do stream (alertas de doação, opções de patrocínio e programa de afiliados).

Além disso, a ferramenta tem plugins integrados que permitem que o usuário crie conteúdo para até vinte e duas plataformas diferentes, o que é bem abrangente para pessoas que desejam ter maior visibilidade ou já têm audiências cativas em vários pontos de contato com o público.

Outra ferramenta alternativa ao StreamYard é o Wirecast. Ele foi projetado para transmissões de alta qualidade por meio de recursos profissionais e permite a mixagem de áudio, o que não está disponível no SY. Já o OBS é de código aberto, ou seja, uma ferramenta totalmente gratuita e capaz de oferecer uma experiência semelhante, sem limitações.

O OBS é um dos melhores softwares de streaming do Twitch: permite o controle total da apresentação, o compartilhamento de conteúdo em tempo real, captura e mixagem de áudio. A única desvantagem da ferramenta é requerer uma configuração mais avançada para funcionar corretamente, o que pode ser difícil para usuários inexperientes.

Embora existam muitas opções como o StreamYard, a ferramenta é a mais intuitiva para usuários que não precisam de uma infraestrutura robusta para a criação de conteúdo com aparência profissional. Além disso, essa é a melhor escolha para quem busca um serviço de streaming de baixa manutenção.

As reuniões virtuais e as apresentações ao vivo são cada vez mais populares e profissionais à medida que os usuários aprendem a usar as ferramentas adequadas para a sua demanda. Mas você sabe realmente como planejar uma reunião online bem-sucedida?

Confira o artigo que selecionamos para você, saiba como criar uma reunião produtiva e veja o que fazer para manter todos os participantes sempre engajados!

The post StreamYard: aprenda neste guia como fazer suas lives appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.