E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

Veja 6 empresas do setor financeiro que estão usando conteúdo interativo para gerar mais conversões e atrair leads qualificados
9 de agosto de 2021

Com as empresas se especializando em conquistar a atenção da audiência, tem sido cada vez mais desafiador se destacar. As melhores técnicas de copywriting podem, simplesmente, não trazer os resultados esperados se o usuário não vir um diferencial no conteúdo. Com isso, ele vai embora e a disputa por sua atenção continua. Por isso, tomamos a decisão de produzir este conteúdo sobre conversões com conteúdo interativo.

O conteúdo interativo tem a capacidade de conquistar o interesse do usuário com uma eficiência impressionante, e os profissionais de marketing estão percebendo isso. Um estudo da Demand Metric mostrou que:

96% dos profissionais entrevistados acreditam que o conteúdo interativo impacta as decisões do comprador no decorrer de sua jornada;90% acreditam que o conteúdo interativo é eficaz em educar o cliente, enquanto apenas 60% consideram que o conteúdo tradicional consegue atingir esse objetivo;68% das empresas participantes relataram crescimento na receita no decorrer de um ano, depois que começaram a empregar interatividade em seus conteúdos.

Não podemos nos esquecer de algo fundamental: conteúdo interativo é uma fonte poderosa de first-party data. Várias empresas, inclusive na área de finanças, têm tido sucesso na coleta de dados com esse tipo de conteúdo. É claro, ele também é eficaz em engajar, atrair leads qualificados e otimizar as conversões.

Continue a leitura para ver exemplos de conteúdo interativo no setor financeiro, além dos benefícios de usá-lo em uma estratégia de marketing. A seguir, abordaremos os seguintes tópicos:

6 empresas do setor financeiro que usam conteúdos interativos em suas estratégias e como os aplicamAs razões que fazem do conteúdo interativo um grande diferencial para o posicionamento das marcas no setor financeiro

6 empresas do setor financeiro que usam conteúdos interativos em suas estratégias e como os aplicam

Para você visualizar melhor os benefícios do conteúdo interativo no setor financeiro, nada melhor do que ver o trabalho que outras empresas estão fazendo. Nos tópicos seguintes, conheça 6 marcas da área que estão se valendo bastante da interatividade em seus conteúdos.

1. Nerdwallet

A missão da Nerdwallet é ajudar as pessoas a ter clareza na hora de tomar decisões relacionadas com sua vida financeira. Por meio dos seus conteúdos, que incluem ferramentas interativas, a empresa guia os usuários para que consigam pagar suas dívidas, escolher bons produtos e serviços financeiros, comprar uma casa ou guardar dinheiro para se aposentar.

Na página de calculadoras no site da Nerdwallet, há dezenas de ferramentas interativas que o usuário pode usar para fazer cálculos úteis para sua vida financeira. O ponto de partida é uma calculadora que, usando a regra 50-30-20, mostra como a pessoa deve organizar seu orçamento para pagar suas dívidas ou investir:

Mas há conteúdos interativos mais elaborados. Um deles visa a ajudar o usuário a descobrir qual seria o valor ideal de sua reserva de emergência:

Calculadoras e quizzes como esses ajudam o usuário a descobrir e aprender conceitos que são simples para os profissionais do mercado financeiro e mais complexas para os leigos.

Quanto à empresa que produz o conteúdo, percebe quantos dados podem ser coletados? A partir desses números, é possível ter uma visão muito melhor da situação financeira da audiência, o que ajuda no aprimoramento da estratégia de Marketing Digital.

2. Premier Members Credit Union

Essa instituição financeira sem fins lucrativos tem o objetivo de oferecer soluções financeiras a indivíduos e empresas na cidade de Boulder e na região metropolitana de Denver, no estado do Colorado, nos Estados Unidos.

O site da Premier Members Credit Union contém uma página com calculadoras focadas em atividades financeiras pessoais. Elas ajudam os usuários a tomar decisões relacionadas com previdência privada, poupança, empréstimos e organização pessoal.

Veja, por exemplo, a calculadora que ajuda o usuário a decidir se deve comprar ou alugar um imóvel:

Imagine o quanto uma calculadora interativa como essa gera valor para a audiência. Um profissional do mercado financeiro pode chegar a uma conclusão referente a esse assunto com relativa facilidade. Mas, no geral, as pessoas apreciam muito ferramentas como essa, que ajudam na tomada de uma decisão tão importante na vida.

Outro material interessante é uma combinação de calculadora e infográfico interativo que ajuda a planejar a aposentadoria:

Esses são apenas dois exemplos de conteúdos interativos que estão disponíveis no site da Premier Members Credit Union. Com a ajuda desses materiais, o usuário pode, como diz a própria empresa, tomar decisões com confiança e sabedoria.

3. Bankrate

Bankrate é uma empresa cujo objetivo é ajudar as pessoas com suas finanças pessoais. Além de conteúdo tradicional, o site dela oferece calculadoras que não só contribuem para o engajamento da audiência, como também, coletam dados relacionados com o poder aquisitivo e as limitações financeiras do usuário.

A página de calculadoras da Bankrate lista dezenas de ferramentas voltadas para necessidades específicas. Entre elas, cálculos de pagamento de impostos, gastos com seguros, simulações de empréstimos e financiamentos.

Veja, por exemplo, uma calculadora que ajuda o usuário a simular qual será o resultado dos seus investimentos mensais depois de determinado tempo:

Algo que chama atenção é o design dessa calculadora, uma vez que ela exibe um gráfico colorido que facilita a compreensão. O interessante é o fato de que, logo abaixo, o usuário visualiza sugestões de investimentos que ele pode fazer, sendo possível clicar nos links para fazer a contratação no site do parceiro:

Quer ver outra calculadora que, certamente, chamaria a atenção do público brasileiro? Veja essa que sugere o valor ideal para a cobertura de um seguro de vida:

Quizzes e calculadoras geram valor porque ajudam os usuários a tomar decisões conscientes. Mais do que isso, tais ferramentas são excelentes em gerar leads, já que ensinam de modo simples, levam a pessoa a querer se informar mais e mostram que a empresa entende do assunto.

Isso sem contar a quantidade de dados gerados, que podem ser muito bem aproveitados para otimizar uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

4. Johnson Financial Group

Johnson Financial Group é a holding que administra o Johnson Bank e a Johnson Insurance. O grupo oferece produtos e serviços financeiros nos estados de Wisconsin e Arizona, nos Estados Unidos.

O site da empresa contém uma página que reúne diversas calculadoras que atendem às necessidades de pessoas que se preocupam com suas finanças. Uma delas visa ajudar o usuário a entender como acumular um milhão de dólares:

Vale a pena destacar que os resultados do cálculo são apresentados na forma de gráfico, o que favorece muito a compreensão. O botão de CTA (call to action) aparece um pouco mais abaixo — um convite para que o visitante entre em contato e solicite a ajuda de um assessor de investimentos.

Como podemos ver, esse conteúdo é um apoio e tanto na conversão, uma vez que estimula a pessoa a fazer planos e a contar com a ajuda profissional para alcançar seus objetivos de longo prazo. Quem aceita o convite do CTA já começa a ser qualificado com a ajuda do conteúdo, o que acrescenta valor ao ROI dessa estratégia.

5. CNN Money

A CNN, canal de notícias de TV por assinatura, tem uma área em seu site dedicada ao jornalismo de negócios. Desse modo, ela vai além de apenas comunicar o que acontece no mundo das finanças, educando os leitores e gerando valor para eles.

Parte do conteúdo interativo disponível na CNN Money é composto por mapas, como esse, que mostra o desempenho dos mercados de ações em vários países:

Veja, também, o mapa que mostra o valor médio do aluguel em várias regiões dos Estados Unidos:

Conteúdos como esses engajam, o que é ótimo para reduzir a taxa de rejeição e aumentar o tempo de permanência na página, além de colaborar para o posicionamento da marca.

6. Save and Invest.org

O objetivo da Save and Invest é promover a educação financeira. O site da organização tem uma grande quantidade de conteúdos, incluindo calculadoras, jogos e quizzes, os quais estão dentro da aba Tools and Resources. São materiais que permitem aos usuários testar os seus conhecimentos em finanças e planejar investimentos com mais precisão.

Uma das calculadoras foi concebida para ajudar o usuário a calcular quanto é preciso investir por mês para acumular recursos a fim de pagar uma faculdade:

Outro conteúdo interativo que merece destaque é o quiz que ajuda o usuário a testar seus conhecimentos em finanças:

Desse modo, a Save and Invest simplifica algo que muitas pessoas consideram complicado: as finanças pessoais. Além disso, a organização consegue coletar dados que ajudam a conhecer melhor a audiência e a desenvolver soluções alinhadas com as necessidades da persona.

3 razões que explicam o valor do conteúdo interativo para as marcas do setor financeiro

As experiências interativas que você acabou de ver são aliadas do engajamento. Elas atuam em harmonia com a própria natureza humana, que aprecia uma boa interação.

Além disso, tais conteúdos ensinam de maneira interessante e — por que não dizer? — divertida. Esse conhecimento que o usuário adquire tem um grande impacto em sua decisão, como o estudo da Demand Metric apontou.

O interessante é que os leads gerados tendem a ser mais qualificados, já que, dependendo do material, o usuário fornece uma série de dados que serão úteis para o departamento de vendas. A aplicação de conteúdos interativos é vantajosa por vários fatores, mas a seguir, destacamos alguns deles.

Coleta de dados first-party

A preocupação com os dados individuais é cada vez maior, e obtê-los já não é tão fácil como antes. Na verdade, é bom ver que o consumidor tem se conscientizado da importância de suas informações pessoais, mas as empresas precisam encontrar métodos éticos para fazer essa coleta.

O conteúdo interativo resolve esse problema, desde, é claro, que você avise em algum lugar do seu site a respeito dessa coleta. Dados primários, fornecidos de forma autônoma e direta pelo usuário nas experiências interativas, enquanto navega por elas, são valiosíssimos.

Ao obtê-los, você tem uma confirmação de que o seu trabalho de branding está funcionando, já que o usuário demonstrou confiança a ponto de informar seus dados. Além disso, a segmentação possibilitada pelos dados coletados diretamente do usuário é mais detalhada, o que permite uma personalização maior na abordagem ao cliente potencial.

Otimização de conversões

O conteúdo interativo favorece as conversões a partir da qualificação dos leads, que pode ser feita com os dados obtidos em cada interação do usuário. Desse modo, os CTAs e as ofertas exibidas podem ser personalizadas para que sejam mais compatíveis com as suas necessidades e seus interesses.

Isso tem muito a ver com respeitar o momento em que o lead está em sua jornada de compra. Fazer uma abordagem de vendas, quando ele nem sabe muito bem que tem determinado problema, costuma causar um efeito negativo. Mas a personalização é uma solução que aumenta as chances de conversão.

Aumento do engajamento com a audiência

Conteúdos interativos aumentam o engajamento pelo fato de oferecer algo que o usuário quer. Esse alinhamento entre expectativa e realidade faz com que a experiência seja mais imersiva.

Além disso, para receber uma informação, a pessoa precisa participar, seja fornecendo dados, seja clicando sobre elementos do conteúdo. Isso é comum em jogos de videogame, e nós sabemos o quanto essa interação é cativante.

Como o usuário precisa participar, ele tende a consumir o conteúdo até o final, estando propenso a dar continuidade na experiência de acordo com os direcionamentos do CTA.

As empresas da área de finanças têm se modernizado muito em tempos recentes, e as estratégias de Marketing de Conteúdo precisam acompanhar esse movimento. Como você viu, o conteúdo interativo no setor financeiro vai ao encontro dessa necessidade, trazendo benefícios superiores aos que o conteúdo tradicional oferece.

Por meio da plataforma Ion Interactive, a Rock Content pode providenciar para a sua empresa um esquema de produção de experiências interativas em escala. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

The post Veja 6 empresas do setor financeiro que estão usando conteúdo interativo para gerar mais conversões e atrair leads qualificados appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.