E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

Não sabe como baixar vídeo do YouTube? Veja 13 maneiras
2 de agosto de 2021

Por diversas vezes e por diferentes razões, nos deparamos com a necessidade de baixar vídeo do YouTube. Embora existam muitas questões legais envolvidas no download e na reprodução de conteúdos de terceiros na Web, algumas demandas estão relacionadas à consulta do conteúdo sem que haja a necessidade de se ter uma conexão com a Internet — para os estudos, por exemplo.

Nos casos em que o download não infringe nenhum requisito legal, o usuário ainda precisa se preocupar com a segurança. Afinal, o uso de ferramentas sem nenhum critério de confiabilidade gera vulnerabilidades que, eventualmente, se tornam um canal aberto de intrusões no dispositivo.

Se você quer baixar vídeo do YouTube para uso estritamente pessoal, mas tem medo de autorizar o acesso ao seu dispositivo para qualquer ferramenta e, assim, comprometer a segurança dos seus dados, continue a leitura. Neste artigo, apresentamos alguns softwares e aplicativos que serão úteis para você. Veja um breve review, a seguir.

1. YouTube Premium (o meio oficial para baixar vídeo do YouTube)

O YouTube Premium, anteriormente conhecido como YouTube Red, é a ferramenta oficial para baixar vídeo do YouTube, mas requer o pagamento de mensalidade. Isso deve ser considerado por usuários menos assíduos da plataforma. A assinatura do plano inclui:

acesso aos conteúdos sem a interrupção de anúncios, banner e intenções de pesquisa, além da modalidade overlay;download de vídeos e playlists para assistir em modo offline — recurso disponível nos apps YouTube e YouTube Music e exclusivo para uso em dispositivos móveis;acesso offline aos vídeos salvos no app YouTube Kids de forma automática;visualização dos conteúdos em segundo plano.

O download dos vídeos é bem prático e rápido, basta que o usuário esteja conectado à Internet e logado em sua conta:

primeiro você deve escolher um vídeo e tocar em “Download”;depois, escolha o vídeo que você quer baixar;escolha em qual qualidade você quer baixar o vídeo;escolha em qual pasta você quer fazer o download do vídeo;confira se o ícone “Salvo” aparece e busque os vídeos na “Biblioteca”;caso queira deletar um vídeo após baixá-lo, basta clicar em “Remover”.

Algumas vezes, em dispositivos móveis, o processo só pode ser feito com a conexão de rede padrão (rede Wi-Fi), mas é possível permitir todos os tipos de conexão, como o serviço de rede móvel, por meio do acesso às configurações do app:

antes de tudo, você deve abrir o aplicativo do YouTube;em seguida, é necessário tocar na foto que aparece no seu perfil;na sequência, procure o item “Configurações” e toque nele;depois de fazer isso, vá em “Biblioteca” e toque em “Download”;ao ver a opção “Conexão para downloads”, toque nela;por fim, aparecerá a opção “Todos os tipos de conexão” e você deve tocar nele.

Se você tem dúvidas quanto à viabilidade dessa opção, o YouTube oferece um período de testes de 30 dias com possibilidade de cancelamento alguns dias antes do vencimento.

2. YouTube Go

O YouTube Go é uma versão mais simples e leve do YouTube Premium, criada como opção para usuários sem uma conexão viável de Internet ou com aparelhos com sistemas operacionais menos robustos. Ele foi lançado em 2016, mas no Brasil passou a funcionar somente em 2018.

Dentre as vantagens do YouTube Go sobre o aplicativo oficial da plataforma, podemos destacar:

economia de espaço no dispositivo;maior organização da biblioteca de mídia;controle do espaço disponível no dispositivo;seleção da qualidade do vídeo;controle sobre o uso de dados móveis;visualização de prévias dos vídeos;compatibilidade com versões mais antigas do Android;download de vídeos no YouTube para consumir offline;compartilhamento de vídeos sem o uso de dados (por meio do Bluetooth);transferência múltipla de vídeos baixados.

Para instalar o YouTube Go no seu dispositivo, basta acessar a loja de aplicativos, buscar o app e confirmar o download. Depois, você deve fazer o login com qualquer conta usada no workspace do Google — saiba que as suas preferências ficarão salvas no app, por meio das informações resgatadas com o login. Isso melhora a experiência de uso da ferramenta, pois você terá acesso ao seu histórico e às inscrições feitas nos canais da plataforma.

Embora existam algumas limitações para o aplicativo, como bloqueio de alguns conteúdos para a proteção dos direitos autorais, veiculação de anúncios e menos recursos, o YouTube Go é gratuito, ou seja, uma excelente opção para usuários que desejam baixar um vídeo do YouTube pontualmente e por meio de um canal oficial.

Dessa forma, você alcança o seu objetivo sem comprometer a segurança do seu dispositivo e dos dados pessoais armazenados no sistema, o que pode ser um grande risco quando o usuário opta por aplicações de terceiros.

Entretanto, se você ainda acha que pode fazer essa opção, abaixo, selecionamos alguns aplicativos e ferramentas em nuvem que permitem executar esse processo, mas de um modo não oficial.

3. VLC Media Player

O VCL Media Player é gratuito para Windows, macOS, Linux e reproduz vários tipos de mídia. Para baixar vídeos do YouTube, você deverá seguir os passos:

copie a URL do vídeo e cole na ferramenta (Open Network Stream);enquanto o vídeo é reproduzido, vá para “Ferramentas” e clique em “Informações do codec”.na parte inferior, selecione a caixa “Fonte” e copie a URL;volte para o navegador e cole a URL — esse é um endereço temporário;durante e reprodução do vídeo, você encontrará a opção para baixar o arquivo para mantê-lo localmente.

O VLC salva os arquivos com a qualidade 1080p ou menor, mesmo que o stream original do YouTube seja disponibilizado em 4K. A ferramenta também não faz a conversão dos vídeos para outros formatos.

4. 4K Video Downloader

O 4K Video Downloader tem uma versão gratuita e outra premium. A ferramenta é intuitiva e não tem muitos anúncios, o que favorece a experiência de uso. A plataforma captura vídeos de até 8K de qualidade e faz o donwload em diversos formatos, inclusive MP3. Basta copiar a URL do vídeo no YouTube e clicar no botão “Colar” na seção específica do downloader.

A ferramenta é poderosa, pois permite fazer o download de listas inteiras de reprodução, inclusive, legendas e configurações personalizadas. Além disso, é compatível com outras plataformas, como Facebook e Vimeo.

O usuário também pode habilitar o “Modo Inteligente” para armazenar as suas preferências de download. Assim, é possível dispensar as configurações iniciais nos próximos downloads manuais e automatizados.

5. WinX YouTube Downloader

O WinX permite downloads de mais de 300 sites com UGC — conteúdo gerado pelo usuário. Os proprietários da ferramenta asseguram que a plataforma é confiável e, além disso, ela tem uma interface sem anúncios, apenas com chamada para migração de versão, pois também há a possibilidade da assinatura premium.

Para fazer o download de vídeos no YouTube, o usuário deve copiar a URL do YouTube e adicionar ao software. É possível escolher a qualidade da mídia e o formato para conversão, mas não há opções para baixar legendas ocultas.

6. 5KPlayer

O 5KPlayer também é gratuito, mas requer um registro de usuário para acesso a todas as plataformas compatíveis com a ferramenta. Para o YouTube, esse login é dispensável e o download dos vídeos pode ser feito em diferentes configurações, desde que o usuário busque as opções disponíveis na barra de rolagem, já que inicialmente as opções ficam ocultas.

A interface da ferramenta não é muito intuitiva e o processo também demora um pouco mais, se compararmos com as outras aplicações. A opção que permite fazer o download de listas de reprodução exige configurações adicionais.

O 5K Player tem reprodução de servidor DLNA para que os vídeos capturados sejam assistidos em qualquer dispositivo que suporta esse formato.

7. ByClick Downloader

ByClick Downloader é um dos programas mais completos para baixar vídeos do YouTube. Ele também é compatível com outros sites, como Dailymotion, Facebook, e Vimeo.

Um dos diferenciais do software é a possibilidade de download em alta qualidade, desde formatos menos robustos até o 8K. Além disso, a ferramenta permite a conversão para vários formatos e o download de playlists completas com apenas um clique.

8. iTubeGo

O iTubeGo é gratuito e compatível com outras plataformas de streaming, inclusive, o TikTok. O processo é bem rápido, permite fazer downloads simultâneos e integrar a ferramenta ao navegador para aumentar a sua usabilidade.

Com ele, também é possível baixar listas de reprodução completas, converter vídeos para formatos variados e áudio, sem comprometer a qualidade do resultado.

9. Y2Mate

O Y2Mate é gratuito e funciona na web, o que pode ser uma opção mais segura para o usuário, pois ele não requer a instalação de softwares e aplicativos no dispositivo. Basta copiar a URL e colar na caixa destacada na interface principal da página.

A ferramenta é extremamente rápida e prática, tem compatibilidade com sites como Facebook, Instagram e TikTok, e permite a seleção da qualidade e do formato de conversão desejados.

10. Freemake

O Freemake também é gratuito, funciona online e é compatível com outras plataformas de conteúdo visual, inclusive, a Twitch, que transmite jogos digitais. A ferramenta possibilita o download em vários formatos e tem uma interface bem intuitiva, que exige apenas a adição da URL na barra de conversão da página.

11. SaveFrom

O SaveFrom opera da mesma forma que as demais plataformas de conversão e download de vídeos no YouTube online. É só copiar e colar a URL do vídeo na seção apropriada no site. Além disso, a ferramenta permite a configuração da qualidade, até mesmo, de resoluções maiores, como 2K (1440P) e 4K (2160P).

12. ClipConverter

Uma das vantagens do ClipConverter é a possibilidade de escolher o trecho exato do vídeo que o usuário deseja baixar. A interface da ferramenta também é muito intuitiva e o processo é bem fácil. Você só precisa adicionar a URL copiada na barra de execução e fazer o download do arquivo convertido.

13. VDownloader

O VDownloader é gratuito, mas o software é diferente dos demais porque requer a instalação no dispositivo. Embora esse modelo não seja mais usual, a ferramenta permite a conversão dos conteúdos para outros formatos. Essa opção é mais indicada para usuários que executam esse processo com mais frequência.

Após instalar e acessar a interface do programa, você deve acessar a opção “Clipboard” na aba lateral, copiar e colar a URL do vídeo desejado e escolher a opção “Baixar”. Ao ser encaminhado para uma nova seção, basta escolher o nome do arquivo, as configurações e a pasta em que o arquivo deve ser armazenado.

O YouTube é um canal indispensável na vida dos usuários da Web, afinal, quando buscamos conteúdos visuais informativos e de entretenimento, essa é a primeira opção escolhida por todos. Além disso, milhões de usuários criam conteúdos diariamente para esse canal, o que aumenta ainda mais a possibilidade de você encontrar o que realmente procura.

Entretanto, a reprodução desses conteúdos é proibida, pois viola as diretrizes da plataforma administrada pelo Google. Segundo a empresa, o usuário:

“não tem permissão para acessar, reproduzir, baixar, distribuir, transmitir, exibir, vender, licenciar, alterar, modificar ou de outra forma usar qualquer parte do Serviço ou de qualquer Conteúdo, exceto: (a) conforme expressamente autorizado pelo Serviço; ou (b) com permissão prévia por escrito do YouTube e, se aplicável, dos respectivos detentores de direitos”.

Por isso, tenha bastante atenção ao baixar vídeo do YouTube, mesmo que a violação de direitos autorais não se aplique ao uso pessoal das informações. Lembre-se de que o produtor de conteúdo recebe uma compensação financeira pela sua produção e compartilhamento de conteúdo na forma de anúncios, que são veiculados durante o acesso de outros usuários. Logo, ao fazer o download do arquivo, você também compromete a rentabilidade desse profissional.

Agora que você sabe seus direitos e deveres como usuário e como baixar vídeos do YouTube, que tal aprender também como baixar vídeos do Instagram?

The post Não sabe como baixar vídeo do YouTube? Veja 13 maneiras appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.