É até repetitivo dizer que as redes alteraram completamente a relação entre marcas e consumidores, mas essa é a mais pura verdade. Entre as diferentes plataformas que possibilitam a interação social, poucas são tão efetivas para uso comercial quanto o Instagram.
Fazer marketing no Instagram significa ter acesso a uma enorme base de usuários que já estão acostumados a se relacionar com marcas a partir desse canal. Os números não mentem: 90%, dos mais de 1 bilhão de usuários da rede, seguem ao menos um perfil empresarial.
Naturalmente, o número de empresas que exploram a rede e executam estratégias em busca de engajamento não é pequeno. A competição pela atenção dos usuários é enorme, gerando a necessidade de adotar boas práticas para atrair seguidores e criar relacionamentos duradouros.
Como estamos falando de uma plataforma centrada na publicação de conteúdos visuais, um dos pilares para o sucesso é saber como utilizar imagens para transmitir as mensagens adequadas, trabalhando seu branding e impulsionando suas vendas. Por conta disso, é crucial entender as melhores práticas para a utilização de fotos para Instagram.
Ao produzir fotografias de qualidade, que se alinhem à identidade e aos ideais da marca, você terá a oportunidade de se estabelecer como autoridade na rede, atraindo cada vez mais seguidores e, eventualmente, convertendo-os em clientes. Reconhecendo a importância dessa questão, elaboramos este post. Nele, vamos passar dicas fundamentais para otimizar sua atuação na rede. Continue lendo para saber mais!
Busque um smartphone com câmera de qualidade
Nem sempre é possível registrar a imagem que você tem em mente. Se você já tentou tirar foto de uma bela lua cheia, provavelmente, sabe do que estamos falando. O que captamos a olho nu dificilmente é reproduzido na câmera, gerando até uma sensação de frustração.
Pois bem, se você não contar com uma câmera de qualidade, será difícil tirar do papel as suas ideias de fotos para Instagram. É claro que, para começar, você pode usar o equipamento que estiver disponível, mas é fundamental planejar um upgrade.
Atualmente, existem diversos smartphones que deixam pouco a desejar quando comparados a câmeras semiprofissionais. Independentemente da sua marca de preferência, é fundamental escolher um dispositivo capaz de registrar imagens de alta qualidade, tanto de perto quanto de longe. Dessa maneira, suas fotos sairão com maior resolução e passarão um ar de maior profissionalismo, facilitando a atração de engajamento.
É importante verificar, também, se o smartphone é capaz de salvar fotos com o tamanho superior a sua resolução. Isso porque os editores de imagens, que são fundamentais para quem trabalha com Instagram, podem ajustar as dimensões da fotografia sem comprometer sua qualidade. Uma câmera boa, além de alta resolução, deve contar com recursos que facilitem a captura das imagens, como zoom mecânico, foco automático, HDR etc.
Limpe a câmera antes de fotografar
Mesmo com a melhor câmera do mercado, é preciso tomar alguns cuidados para garantir fotos de qualidade. A manutenção de equipamentos, afinal, é tão importante quanto a compra deles.
Quando falamos em smartphones, muitas pessoas negligenciam a necessidade de manter a lente da câmera limpa. É natural, já que se trata de um dispositivo tão comum em nossas vidas que, muitas vezes, nos esquecemos de praticar alguns cuidados básicos. É fundamental evitar isso se você quiser fotos com o padrão de qualidade adequado.
Portanto, crie o hábito de realizar limpezas periódicas em sua câmera ou smartphone. Para muitas pessoas, o melhor método é condicionar a foto ao ato de limpeza. Em outras palavras, certifique-se de passar um pano na lente todas as vezes que for tirar uma foto.
Além de impedir manchas e borrões que podem comprometer a imagem, esse tipo de prática contribui para a extensão da vida útil do aparelho, tornando-se um fator positivo para o seu controle financeiro.
Escolha o local adequado para fotografar
Escolher o local perfeito para fotografar é tão relevante quanto contar com os equipamentos mais adequados. O ideal é encontrar um cenário com luz natural abundante, o que favorece a captura de imagens.
Além disso, leve em consideração o que você está fotografando e qual é a proposta do conteúdo. Em caso de fotos de produtos, por exemplo, a melhor opção pode ser um lugar neutro, ou seja, que possibilite que o objeto em questão fique destacado em relação ao cenário.
Isso não quer dizer, contudo, que você não pode usar a criatividade na hora de produzir suas imagens. Campos abertos, ruas movimentadas e até cômodos escuros podem servir como cenário perfeito para sua foto, desde que você utilize as técnicas corretas e consiga passar a mensagem desejada para a persona.
Utilize aplicativos de edição de fotos
Todo mundo sabe que a edição de fotos é uma prática importante para aprimorar suas imagens e torná-las mais próximas do resultado que você deseja. Contudo, é crucial ter em mente que editar fotografias vai muito além de simplesmente aplicar os diversos filtros oferecidos pelo Instagram e pelos próprios sistemas operacionais.
Mais do que isso, você deve aprender a mexer no contraste, no brilho, nas cores, nas opções de nitidez, no recorte e muito mais. A maioria dos smartphones conta com funcionalidades de edição embutidas, o que facilita a vida de quem não tem muita experiência no assunto.
Esses programas, porém, podem não ser suficientes para alcançar a qualidade que você precisa. Sendo assim, é uma boa ideia explorar os diversos aplicativos de edição de imagens, que podem ser encontrados tanto na Apple Store quanto na Play Store. Teste algumas opções, explore cada ferramenta e encontre a que melhor se encaixa em sua situação.
Explore diferentes ângulos
Se o seu celular estiver por perto, alcance-o e tire uma foto de algum objeto. Feito? E aí, como você segurou seu smartphone? Na maioria das vezes, por força do hábito, tiramos fotografias segurando o celular à altura dos nossos olhos. Ao fazer isso, porém, deixamos de explorar os outros diversos ângulos que podem compor uma boa imagem para Instagram.
Então, busque se desvincular desse tipo de vício e comece a deixar a imaginação fluir. Tire fotos de cima, de baixo, pela lateral, com zoom ou de longe.
Quando falamos na exibição de produtos, essa prática é muito importante para mostrar ao consumidor a maior quantidade possível de detalhes. Na jornada de compras digital, visualizar todas as partes do produto é um fator determinante para a tomada de decisão, então, não deixe de fornecer essa experiência aos seus seguidores. Uma maneira interessante de expor fotos com diferentes ângulos é utilizar o formato de carrossel.
Use a câmera do celular, não do aplicativo Instagram
Aqui, temos uma dica bastante básica, mas que passa despercebida por muita gente. Como você sabe, o Instagram é uma rede social focada em fotos e, por isso, oferece diversos recursos para que seus usuários produzam conteúdo dentro da plataforma.
Então, é possível utilizar a câmera disponibilizada pelo app para registrar suas imagens, mas essa não é uma prática recomendada. Isso porque a câmera do smartphone conta com recursos extras, como o HDR, que realiza correções automáticas nas imagens.
Além disso, você vai notar que a câmera do Instagram corta a imagem para adequá-la aos padrões da rede. Isso pode deixar de fora detalhes importantes e prejudicar todo o planejamento. O ideal, portanto, é registrar a foto pelo smartphone, editá-la e, só depois, realizar o upload para o Instagram.
Utilize equipamentos para melhorar as fotos
Conforme você for avançando em sua estratégia de Marketing Digital, vai começar a sentir a necessidade de realizar alguns upgrades. As fotos consideradas excelentes no início da campanha vão começar a parecer insuficientes.
É nesse momento que você deve buscar formas de aumentar ainda mais a qualidade das imagens, o que não necessariamente envolve a compra de uma nova câmera ou smartphone. Existem diversos equipamentos e acessórios que podem funcionar perfeitamente para os seus objetivos.
Os tripés, por exemplo, ajudam a estabilizar a câmera e evitar fotos tremidas. Pequenas luminárias podem ser empregadas para iluminar ambientes mais escuros ou para destacar os detalhes de um objeto. Existem, também, lentes especiais para smartphones. Você pode optar por lentes que ampliam o campo de registro, como a fish eye, ou que, simplesmente, potencializam o zoom da câmera.
Ative as grades do celular
Praticamente todas as câmeras de smartphones contam com o recurso de grades. Trata-se de uma série de linhas traçadas na tela que facilitam o enquadramento da foto e orientam o posicionamento do fotógrafo.
Ao utilizar essa funcionalidade, você vai encontrar maior facilidade em tirar fotos com elementos bem distribuídos, ou seja, mais agradáveis para a audiência. É importante manter o mesmo padrão de qualidade em todas as imagens, de modo a passar uma ideia de profissionalismo.
A ativação das grades é feita de forma diferente em cada dispositivo, mas não se trata de nada complexo. Simplesmente, abra a câmera, acesse as configurações e busque essa funcionalidade. Ao utilizar as grades, você também pode aplicar a regra dos terços, que é uma teoria utilizada para compor imagens com elementos bem distribuídos.
Evite utilizar o zoom
Embora utilizar o zoom seja, muitas vezes, tentador, é importante evitar essa prática. Diferentemente do que acontece com câmeras analógicas e profissionais, o zoom em smartphones é completamente digital, o que compromete a nitidez e qualidade geral da imagem.
O motivo é simples: como não há aproximação real, o zoom digital nada mais é do que uma forma de esticar a imagem que está sendo captada, o que pode gerar borrões e problemas relacionados a nitidez.
A melhor alternativa, em todos os casos, é se aproximar do objeto e realizar o registro. Caso isso não seja possível, tire uma foto sem zoom e utilize um editor de imagens para recortar a parte que você desejar. Isso ainda vai prejudicar a qualidade, mas pelo menos vai diminuir os danos causados pela sensibilidade ao movimento.
Clique a foto com o botão de volume do celular
Falando em sensibilidade ao movimento, muitas fotos acabam saindo borradas porque, ao clicar no botão de captura, a pessoa acaba tremendo a mão involuntariamente. Esse problema, contudo, é extremamente fácil de resolver: basta utilizar o botão de volume do smartphone.
Como ele fica na lateral do aparelho, é possível apertá-lo com maior firmeza, sem realizar movimentos bruscos. Essa funcionalidade se faz presente na configuração de fábrica da maioria dos smartphones.
Fique de olho nas métricas de engajamento
No fim das contas, o objetivo das fotos para Instagram é impulsionar o engajamento. Por isso, mais importante do que analisar se as suas fotos estão bonitas ou não, é ficar de olho nas métricas de engajamento.
Elas servem como um indicativo para entender o que a sua audiência pensa sobre seu conteúdo. Se uma imagem apresenta muito mais curtidas e comentários do que outra, busque entender quais elementos podem ser responsáveis por tal disparidade.
Com o tempo, você vai identificar os tipos de foto que geram maior buzz em seus seguidores. A partir daí, todo seu processo de produção poderá ser guiado por direcionamentos específicos, desenvolvidos com o objetivo de incentivar a interação dos usuários da rede. Afinal, como tudo o que envolve a produção de conteúdo para a internet, o sucesso depende do alinhamento com as expectativas da persona.
Fotos para Instagram precisam seguir um padrão rigoroso de qualidade, já que estamos falando de uma rede centrada na produção e divulgação de conteúdos visuais. A plataforma oferece diversos recursos para você impulsionar o alcance e engajamento da sua conta, mas é fundamental entender como e quando utilizá-los.
Siga as dicas que passamos neste post, monitore sua performance e nunca pare de praticar. Essa é a fórmula para tirar melhor proveito de uma das redes sociais mais populares do planeta.
Quer ficar por dentro de um dos mais novos e empolgantes recursos do Instagram? Neste post, falamos sobre os Reels e explicamos como encaixar esse recurso em sua estratégia digital. Confira!
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