Em 19 de maio de 2018 teremos o Encontro Literário do IJPR!

 

Venha participar!

 

Desde 2013, o IJPR, oferece a todos os seus membros, analistas candidatos e alguns convidados do público em geral, o Encontro Literário.

É um encontro, com duração de 2 horas, no qual discute-se uma obra literária, previamente lida pelos participantes. Uma oportunidade de leitura e de aprofundamento desta através do compartilhar de idéias e reflexões.

Até o presente momento foram lidos os livros para os seguintes Encontros Literários:

  • 09/11/2013 – Discussão do livro: A Humilhação de Philip Roth
  • 18/10/2014 – Discussão do livro: Felicidade Conjugal de Lev Tolstói
  • 16/05/2015 – Discussão do livro: O Vermelho e o Negro de Stendhal
  • 31/10/2015 – Discussão do livro: Cem anos de solidão de Gabriel Garcia Marquez
  • 13/05/2017 – Discussão do livro: Os Infinitos de John Banville
  • 21/10/2017 – Discussão do livro: O Mar de John Banville

Gostaríamos de convidá-los a participar do próximo Encontro Literário, que acontecerá no dia 19 de maio de 2018, um sábado, no horário das 14:00h às 16:00h, no Capte/IJPR.

Neste Encontro será discutida a leitura do livro A Morte do Pai de Karl Ove Knausgard, editora Companhia das Letras, tradução de Leonardo Pinto Silva.

O Encontro não tem valor de inscrição e não requer inscrição prévia.

Apresentação do livro pela editora:

No primeiro volume da prestigiosa série que lhe rendeu fama mundial, Karl Ove Knausgard investiga sua própria juventude.

“Uma noite de ano-novo e rebeldia, regada a cervejas vedadas aos menores, um amasso nauseante na primeira namorada, um show fracassado com a banda de punk no shopping center – em A morte do pai, primeiro romance da série autobiográfica Minha Luta, Karl Ove Knausgard se concentra em narrar os anos de sua juventude.
Ao embarcar numa investigação proustiana e incansável do próprio passado, o narrador busca reconstruir, sobretudo, a trajetória do pai, figura distante e insondável que entra em declínio e leva o núcleo familiar à ruína. Honesto e sensível, Knausgard investiga também o próprio presente: aos 39 anos, pai de três filhos, ele deve se ajustar à rotina em família, trocar fraldas e apartar brigas, tudo isso enquanto tenta escrever seu novo romance, numa luta diária.

Com A morte do pai, Knausgard inaugura um projeto monumental e ambicioso, que logo se tornou best-seller na Noruega e fenômeno literário internacional. São seis volumes híbridos entre a ficção e a memória, em que o autor explora, com pleno domínio da atividade narrativa, as possibilidades da ficção contemporânea”.

O autor, Karl Ove Knausgard, nasceu em Oslo em 1968 e é considerado o mais importante escritor norueguês de sua geração. É autor de Ute av Verden [Fora do mundo], que venceu o Prêmio da Crítica na Noruega em 1998, En Tid for Alt [Tudo tem seu tempo], eleito um dos 25 melhores romances noruegueses de todos os tempos, e da série Minha Luta, iniciada por A morte do pai (Companhia das Letras, 2013).

Kanusgård vive hoje em Malmö, na Suécia.

Aguardamos você!

Diretoria de cursos livres do IJPR