Boletim Informativo do CONIPSI

Até 30 de janeiro de 2018

Sumário

Ano Novo é Assim | O que é Difícil Dizer | ​A beleza da arquearia com os coreanos | A comunicação a serviço da psicanálise – Entrevista | Auto-Afirmação pode ser um Saco sem Fundo | Comprometimento

Ano Novo é Assim

À medida em que nos damos ​conta ​d​e que falhamos no ano passado, muitas vezes nos sentimos como falhas.

Não odeie isso. Não afaste a realidade. ​Enxergue ela como ela é. Este será seu ​condutor para a frente.

O que é Difícil Dizer em um Relacionamento – por Matt Walsh e Ben Shapiro

”​E​​​​​u amo você.”​ “Eu preciso de você”. Por que parou? Não espere​ que lhe inform​em o que você já sabe ser verdade.

​A beleza da arquearia com os coreanos

 Os coreanos são conhecidos por sua habilidade com arcos, são chamados de nação dos arqueiros. Você sabe por quê?

Eis uma bela leitura cultural que certamente pode ser muito útil nos negócios.

A comunicação a serviço da psicanálise – Entrevista – por Willy Schumann

Como a psicanálise pode atuar no mercado da comunicação? 

O comunicólogo social Willy Schumann fala de sua experiência como psicanalista a partir da sua trajetória no cinema e no jornalismo.

Nesta entrevista Schumann fala sobre sua trajetória profissional e acadêmica, o papel da psicanálise em sua vida, o papel da psicanálise e sua eficiência e muito mais.

Auto-Afirmação pode ser um Saco sem Fundo

A busca pelo reconhecimento pode levar a pessoa ao fracasso, pois é uma busca sem fim. O homem sempre precisará dos outros, essa é uma verdade.

Muitas das soluções para nossos problemas costumam repousar sobre o amor. Não há razão para esse ser um caso distinto.

O processo de um expert

O que você pratica todo o dia? Você vai ficar bom nisso, tão bom que será um expert. Se precisar de tradução, fale com a gente!

Compare o vídeo com o texto

Juan Jose Mendez Fernandez, atleta que competiu nas paraolimpíadas de 2016 deu um exemplo de persistência e superação para a psicóloga.

Que vergonha!

Pais vocês merecem uma boa bronca!

Os filhos gritam por um “não” mas só conseguem “sim” – isso quando têm uma resposta. Enquanto isso, empresas definem o que podemos ou não ver e fazer e nos levam, cada vez mais, ao precipício.

Rapaz avisando com voz firme ao mesmo tempo em que faz o gesto de “Não”

0 Alívio + 37 dias de Adversidades. Como Superar?

“Eu acho que quando você está realmente ​em dificuldades, há muitas mensagens negativas que sua cabeça ​fica lhe dizendo e isso pode ser muito difícil​.​”

Comprometimento

A mídia têm procurado divulgar a distinção do relacionamento que algumas pessoas possuem com pessoas fora do matrimônio da seguinte forma: amizade, caso e caso emocional. É difícil entender a finalidade e por isso publicar falas a respeito.

A psiquiatra dra. Gail Saltz diz saber a distinção que poderia salvar o seu relacionamento.

Entre amigos há o apreço pela companhia do outro e sem intimidade, um típico relacionamento social. Um caso é o resultado do relacionamento íntimo entre duas pessoas, sendo que ao menos uma delas é casada. Para se evitar a classificação de traição, inventou-se uma tericeira categoria em que não há sexo, é o caso emocional. Neste, o relacionamento ocorreria como num caso comum mas restrito ao âmbito emocional (?!).

É confuso mesmo, a ideia é que o casal que está num caso não vai para os finalmentes por qualquer razão que seja.

Se um caso não agrega ao relacionamento, por que as pessoas buscam mantê-lo?

Gentlemen Prefer Blondes Flirting GIF - Find & Share on GIPHY

Quando as dificuldades do relacionamento íntimo começam a se apresentar como um fardo, tornando difícil o convívio harmonioso e pacífico, as pessoas tendem a usar todo o tipo de desculpas e válvulas de escape que as ajudem a permanecer na sua área de conforto enquanto descarregam suas tensões.

As desculpas que utilizamos para justificar a traição sempre parecem boas (foi só uma vez/online). Naturalmente não são e não servirão para solucionar os problemas, pois é preciso entender primeiro a gênese do conflito.

Apesar de não haver sexo, no caso emocional há interesse sexual e isso acaba sugando toda a energia do casamento, como diz a terapeuta de casamento Sheri Meyers. Geralmente, casos de traição começam a ocorrer quando há desrespeito, pois começa a haver segredos no relacionamento e descaso com os sentimentos do parceiro.

De acordo com Sheri, quanto mais nos afastamos de nosso parceiro e deixamos de dar atenção, apreço e afeição mais próximos estamos de cruzar a linha e trair. Não é por acaso que o casal irá fatalmente se envolver fisicamente também.

É uma traição, explica a psiquiatra Gail Saltz, por que você sabe que seu parceiro sentiria dor se soubesse. Então, uma vez que abandonamos as desculpas e assumimos nosso papel na manutenção do relacionamento, podemos começar a mudar as coisas. Recolhemos algumas orientações que podem ajudar a evitar a traição:

Primeiro, é importante saber que é saudável, eventualmente, pensarmos sobre outra pessoa, mas estamos falando de ações e não mais de pensamentos.

Se nos preocuparmos sempre com as necessidades e desejos do parceiro, será muito mais difícil prejudicarmos nosso relacionamento – que lutamos tanto para construir. Então, comunique ao seu parceiro o que sente e pensa para que ele tenha a opção de ajudar você ou não.

Convêm ficar longe de substâncias viciantes, especialmente quando estiver com quem pode incentivar a traição. Não devemos criar situações que nos ajudem a ceder aos desejos e que nos impeçam de utilizar o intelecto, pois é aí que os problemas começam: Aceitamos um drink depois do trabalho, ou tocamos a outra pessoa, ou escolhemos a roupa que iremos usar na espectativa de encontrar o parceiro etc.

Quem busca ou possui um caso, deve entender que está buscando por algo que falta no seu atual relacionamento, e é isto que está levando a procurar um caso. Focando as energias em tentar atender nossas necessidades no casamento poderemos preservá-lo.

Se você está em um caso procure terminá-lo o mais rápido possível e da melhor forma possível. Se você não está, não entre nessa roubada.

Não se trata de permitir que seu parceiro tenha o controle sobre sua vida. O ponto principal é que deve haver compromisso e respeito, então se há algum problema na relação com seu parceiro seja honesto consigo mesmo e procure corrigir seus erros.

Um casal que segue o princípio cristão de permanecer fiél (2 Timóteo 2:13) porque essa é a sua natureza dificilmente terá problemas.

Curtas

– Adquira sua CIC Todo psicanalista pode ter uma Carteira de Identificação Complementar do CONIPSI. Entre em contato com o nosso departamento de filiação e saiba como.

– Procura um Psicanalista? Se você busca por tratamento para problemas psíquicos, entre em contato conosco. Temos uma lista de psicanalistas disponíveis para atendê-lo em vários Estados do Brasil.

– Estude psicanálise na SIPSP Entre em contato e conheça o excelente serviço que a sociedade disponibiliza aos seus alunos no conforto de seus lares online.

– Apadrinhe um paciente: Incentivamos essa ação e acreditamos que unidos podemos melhorar vidas. Com certeza há alguém próximo que você pode ajudar.

 

Ely Vidal, presidente.

Alexandre Vidal, diretor de marketing.

(41) 998-209-599 (Tim) | 991-098-374 (Vivo) | 998-212-381 (Claro e WhatsApp) | 985-148-333 (Oi)

Caixa Postal: 18012 – Centro Cívico – Curitiba – Paraná CEP: 80530-970

[email protected] | www.conipsi.com.br

 

Texto integral retirado do CONIPSI.